Por Alisson, PR7GA

O Condado de Waldo, Maine, está implantando a primeira estação de rádio AM dos Estados Unidos, na faixa comercial de ondas médias, dedicada exclusivamente para divulgar informações em caso de emergência. Para isto, está contando com a ajuda de radioamadores locais.

O diretor da Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de Waldo, Dale Rowley, KC1LKI, percebeu que a última opção que a maioria das pessoas tem para obter informações em casos de emergência é por rádio comercial, broadcast. Ele mencionou uma tempestade de gelo fortíssima que ocorreu há alguns anos atrás na região que interrompeu o fornecimento de energia elétrica por uma semana. O serviço de emergência providenciou um abrigo para que as pessoas não morressem de frio pela falta de aquecedores, mas não conseguiram informar aos moradores. Como não havia TV e os celulares já haviam descarregado, foi impossível avisar a todos sobre o abrigo.


Diante deste problema, para poder avisar aos moradores em caso de emergência, eles irão instalar na cidade uma pequena estação de baixa potência, abaixo de 10W, na faixa de AM comercial capaz de cobrir uma pequena cidade com seu sinal. O transmissor, chamado de "Sistema de Radiodifusão de Emergência para Área Ampla - RadioSAFE" foi concebido para operar sob uma licença especial na frequência de 530 KHz. 

Mas por que não utilizar a faixa de FM? Segundo o fabricante, o sistema opera na faixa comercial de AM devido à sua disponibilidade quase universal e porque os sinais nesta faixa percorrem uma distância muito maior do que os sinais FM, dada a mesma potência. Além disso, estas transmissões têm comprimentos de onda longos, com menor probabilidade de serem bloqueados por terrenos e prédios altos. E mais importante, as antenas para esta faixa podem ser instaladas com pouca altura, tornando-as relativamente baratas de instalar e muito menos vulneráveis em ventos fortes ou outros eventos que podem destruir rapidamente as torres altas necessárias aos transmissores de FM.


A antena utilizada no sistema

Além do diretor do serviço de emergência ser radioamador, outros dois colegas estão envolvidos: Brit Rothrock AB1KI e Robert Hoey W1EBA, estão atuando juntamente com a agência auxiliando no planejamento e instalação do novo sistema na torre do condado.

E ainda tem gente que diz que a faixa das ondas médias (AM) não serve pra nada...
Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem