Por Alisson, PR7GA

Como tem acontecido nos últimos anos, o transmissor de rádio mais antigo do mundo ainda em operação (leia mais sobre ele clicando aquitransmitirá uma mensagem especial.

Na manhã da véspera de Natal, 24 de dezembro, o antigo transmissor Alexanderson de 200 kW, inaugurado em 1924, será mais uma vez acionado para transmitir uma mensagem de Natal na faixa de VLF, frequência ultra baixa de 17,2 kHz CW. O transmissor será sintonizado por volta das 07:30 UTC (04:30 horário de Brasília) e uma mensagem será transmitida às 08:00 UTC (06:00 horário de Brasília).

A estação SAQ estará aberta a visitantes, que podem assistir à transmissão. A associação Alexander providenciará café e biscoitos de Natal gratuitamente, e sem taxa de entrada.

Para aqueles que não podem participar, o evento será transmitido ao vivo de Grimeton, na Suécia, no canal oficial da Estação SAQ no YouTube. Para acessar, clique aqui.

Além da transmissão em VLF por meio do transmissor Alexanderson, uma estação de radioamador também estará QRV para contatos durante o evento. O indicativo é SK6SAQ e operará nas seguintes frequências:

- 7.035 kHz CW ou
- 14.035 kHz CW ou
- 3.755 kHz SSB

Duas estações estarão no ar a maior parte do tempo.

Para mais detalhes sobre esta transmissão e sobre a Estação de Rádio Grimeton, Patrimônio Mundial da Humanidade, acesse grimeton.org ou alexander.n.se

http://www.southgatearc.org/news/2019/december/saq-on-christmas-eve.htm


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

1 Comentários

  1. Não permitam que as tradições do rádio acabem ! Parabéns luz paz para todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem