Por Alisson, PR7GA

O principal desenvolvedor do sistema que deu origem ao agora universal Código Universal de Produto (UPC), George Laurer, K4HZE, de Wendell, Carolina do Norte, faleceu em 5 de dezembro. Ele tinha 94 anos. 


Quando trabalhava como engenheiro eletricista e pesquisador na IBM, no início dos anos 70, Laurer chefiou a equipe que desenvolveu o sistema que hoje está presente em praticamente todos os produtos vendidos em lojas. Composto por 30 barras pretas que geram um número de 12 dígitos, permite que quaisquer produtos sejam identificados dentre os inúmeros itens vendidos diariamente em qualquer comércio do mundo. O sistema foi utilizado pela primeira vez em uma loja em 1974. Posteriormente, Laurer também patenteou um dos primeiros leitores portáteis de código de barras. 


Embora Laurer tenha desenvolvido o sistema UPC, o conceito de código de barras foi criado na década de 1940 por um outro pesquisador, Norman Joseph Woodland. Ele inventou e patenteou um sistema de identificação inspirado nos pontos e traços do código Morse, e posteriormente a patente foi vendida à IBM, que determinou que sua unidade na Carolina do Norte trabalhasse nele para melhorá-lo. O próprio inventor original acabou tornnando-se colega de Laurer na IBM, que o considerou "o pai do sistema de indexação de supermercados". 


Nascido em Nova York, Laurer serviu no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se formou na Universidade de Maryland em 1951 e passou 3 décadas trabalhando na IBM. Os registros da época descrevem Laurer como um inventor inveterado, até seus últimos anos. A IBM nunca patenteou o sistema de código de barras desenvolvido por Laurer, mas o tornou público para pudesse lucrar com a venda dos equipamentos que lhe dariam suporte.


Fontes: 

http://www.arrl.org/news/view/bar-code-lead-developer-george-laurer-k4hze-sk 
https://www.independent.co.uk/news/obituaries/n-joseph-woodland-inventor-of-the-barcode-8437578.html


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem