QTC DA ECRA – 38ª ed./2019
Em 04/12/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 38 de 2019. Hoje, 04 de dezembro de 2019.

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, mais várias outras nos estados de Pernambuco e outros estados, via Echolink. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. 

Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L.


Assista também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


11 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - SCOTTIE1 ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME/INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César













A ECRA precisa de ajuda!


Por Alisson, PR7GA

Boa noite amigos. O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização. O Clube dispõe de salão com mesas e cadeiras, além de cozinha para a sua confraternização. Valores para aluguel R$ 250,00 para sócios em dia, R$ 500,00 para não sócios. Interessados contactar Edmar PU7-ESE. (83) 98894-1403


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.





ISS transmite novamente imagens em SSTV do espaço esta semana
Por Alisson, PR7GA

No que aparenta ser a última transmissão em SSTV do ano, a ISS estará transmitindo imagens do espaço nos dias 04, 05 e 06 de Dezembro, de quarta até sexta feira desta semana. Os horários de transmissão UTC serão os seguintes:

Dec 4: On - 12:00 UTC, Off - 16:50 UTC
Dec 5: On - 11:25 UTC, Off - 17:15 UTC
Dec 6: On - 10:20 UTC, Off - 16:40 UTC


O QTC da ECRA preparou uma tabela com as passagens da Estação Espacial para os colegas de Campina Grande e Região aproveitarem e tentarem receber alguma imagem utilizando o aplicativo ROBOT36 ou o programa MMSSTV. Caso esteja distante da Paraíba, os horários podem ser totalmente diferentes. 

Em destaque, na cor amarela, a melhor passagem da ISS:

PASSAGENS DA ISS - CAMPINA GRANDE PB (Horário local)

DIA
INÍCIO
ELEV.
FIM
04/12/2019 (quarta)
09:16
25°
09:26
05/12/2019 (quinta)
08:28
12°
08:37
05/12/2019 (quinta)
10:04
22°
10:14
06/12/2019  (sexta)
09:15
54°
09:26


Caso você queira rastrear a ISS para sua cidade, basta instalar em seu celular o aplicativo ISS DETECTOR, disponível na Play Store. 

Como sempre, a ISS transmitirá em sua frequência padrão, 145,800MHz no modo PD120 em SSTV.




Boa sorte!








LABRE reúne-se com Anatel e defende modificações no processo de homologação

Por Gustavo, PT2ADM

Prezados,


Durante todo este ano a LABRE esteve atenta ao assunto "Certificação de Equipamentos". Depois da reunião do Conselho Diretor da ANATEL, o Grupo de Trabalho da LABRE que trata de homologação, começou a procurar a Superintendência responsável na agência para tratar da regulamentação do que foi decidido na reunião do conselho.


Após algumas ligações telefônicas para o Sr. Superintendente, marcamos uma reunião para tratar do assunto. Previamente, conforme combinado, enviamos um documento com os pontos que iríamos tratar. Nossa reunião aconteceu no dia 29 de novembro próximo passado.


Todos os pontos solicitados foram resolvidos a contento, e acreditamos que o resultado final foi muito bom para nós, radioamadores. 


Encaminho em anexo o ofício que foi encaminhado ao Srº Superintendente, bem como o texto sobre o que foi decidido na reunião.


É importante ressaltar que este texto foi escrito em concordância com o Srº Superintendente Vinicius.


Viva a LABRE.


Saudações 


Gustavo de Faria Franco – PT2ADM
Presidente do Conselho Diretor

E-mail : presidente@labre.org.br


  1. EQUIPAMENTOS ARTESANAIS
    (...)
    A Anatel explicou que atualmente, a homologação desses produtos é realizada por meio de simples Declaração de Conformidade, e concordou que o assunto necessita ser melhor avaliado e solicitou o apoio da LABRE para entender a diversidade dos kits de montagens. Persistindo a exigência da homologação, irá investigar a melhor forma de realizar a simples Declaração de Conformidade expressa pelo interessado.
  2. ELEMENTOS PASSIVOS COMO ANTENAS, CABOS, FILTROS E CONECTORES
    A Anatel informou que em relação à homologação de antenas foi feita uma consulta pública, cujo resultado apontou para a exigência dessa medida. Ante os argumentos apresentados pela LABRE a Agência manifestou-se favorável a que a consulta pública seja reaberta e solicitou que os radioamadores se manifestem através dela. Em relação aos cabos e conectores as partes concordaram que no Serviço de Radioamador esse material não é confeccionado pelos usuários e que sua homologação é exigida aos fabricantes.Segundo a Anatel os filtros estão isentos de homologação.
  1. EQUIPAMENTOS MODIFICADOS
    A Anatel esclareceu que para equipamentos já homologados para o Serviço de Radioamador e posteriormente modificados pelo usuário não necessitam de nova homologação desde que as alterações observem os parâmetros definidos para esse Serviço.
    Quanto a equipamentos destinados a outros serviços e que venham a ser modificados para uso no Serviço de Radioamador a Agência informou que devem ser homologados, com a apresentação de documentação técnica original do aparelho e apresentação de Declaração de Conformidade pelo interessado.
  2. EQUIPAMENTOS NOVOS IMPORTADOS PARA USO PRÓPRIO
    Esses equipamentos devem ser homologados, sendo que a apresentação do FCC ID/Grant dispensa a realização de ensaios por entidade certificada.
    A Anatel lembrou que anteriormente já havia informado à LABRE que esta pode fazer a homologação em seu nome e que, sob sua responsabilidade, essa homologação pode ser estendida aos aparelhos iguais de propriedade de seus filiados.

    A LABRE solicitou que equipamentos idênticos aos já homologados por qualquer pessoa ou entidade possam ser homologados pela simples Declaração de Conformidade e indicação do código de homologação obtido na página da Anatel na internet, o que beneficiará a todos os radioamadores brasileiros, filiados ou não à Liga, além de diminuir enormemente a carga de trabalho da Agência.
    A Anatel concordou com essa solicitação, mas esclareceu que para sua implementação será necessária alteração no sistema de computação, o que demandará algum tempo e que no momento não pode definir um prazo para que isso ocorra.
  3. EQUIPAMENTOS ANTIGOS
    Os equipamentos antigos, fabricados anteriormente a 1982, conforme a portaria 101/1982 – MC, de acordo com o ato no 8416/2018 e suas alterações, a homologação desses equipamentos deverá ser realizada por meio de simples Declaração de Conformidade, sem a apresentação de relatórios de ensaios.
    Para os equipamentos antigos, fabricados após 1982, eles necessitam de homologação, com a apresentação do registro FCC e Declaração de Conformidade. No caso de equipamentos que não tenham certificação FCC, esta poderá ser substituída por manual do fabricante do equipamento onde constem as características técnicas de transmissão. Em último caso, quando não houver nenhuma documentação, serão necessários os ensaios em laboratório. 

TRANSMITIR IMAGEM 1







ART/Santarém é convidada e agora faz parte do Plano de Contingência municipal
Por Edinei, PU8WES

Na manhã de ontem, 03/12/2019, em Santarém PA, em reunião ocorrida no auditório do Hospital Regional daquela cidade, a Defesa Civil municipal apresentou o Plano de Contingência Municipal para casos de emergência, calamidade pública e catástrofes que será seguida por todos os órgãos envolvidos nestas operações, tais como Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Infraero, Forças Armadas, SAMU e outros.


Mas a grande novidade foi a inclusão dos radioamadores neste seleto grupo de entidades, no caso, representados pela Associação de Radioamadores do Tapajós A.R.T, que ficará responsável pela parte de radiocomunicações de emergência, nas situações em que o Plano de Contingência for acionado no Município de Santarém. 


O honroso convite para integrar o grupo foi realizado pela defesa civil do Município através de seu coordenador Darlison Maia. Em contato com o presidente da associação de radioamadores do Tapajós, PU8WES Edinei Silva, o mesmo solicitou a disponibilidade da associação e de seus sócios para ajudar à comunidade santarena de forma bem mais intensa.


Durante a Reunião, o representante do Prefeito municipa, Secretario de Planejamento Dr. Rui Correia informou que esse plano será publicado como lei Municipal, para respaldar todos os envolvidos do ponto de vista jurídico.

Uma outra reunião já foi agendada para janeiro de 2020 para acertar mais detalhes deste plano, mais um que cumpre o disposto na Lei Federal 12.983, que em seu Art. 3º, parágrafo 7º diz:



§ 7º São elementos a serem considerados no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, a ser elaborado pelo Município:
    I - indicação das responsabilidades de cada órgão na gestão de desastres, especialmente quanto às ações de preparação, resposta e recuperação; 

    II - definição dos sistemas de alerta a desastres, em articulação com o sistema de monitoramento, com especial atenção dos radioamadores;

(Leia a referida lei na íntegra clicando aqui)

Parabéns à ART mais uma vez pelo seu trabalho em prol de nosso hobby e da sociedade!


VIVA O RADIOAMADORISMO!


TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Labre-RN elege nova diretoria para triênio 2020-2022

Transcorreu com normalidade a reeleição do PS7LN - ADEL, para o cargo de Presidente da LABRE - RN. Apesar de resistir à ideia, Adel foi convencido pelos demais membros da diretoria e seus vários colegas, o que fez prevalecer a manutenção de chapa única, sendo composta pelos mesmos nomes da chapa anterior, que, registre-se, vem fazendo excelente trabalho, apesar dos escassos recursos, principalmente para manter, ampliar e incentivar as redes e repetidoras de VHF/UHF e comunicação via satélite. 

O vice-presidente continua sendo o PS7BEL - Prof. JOSEBEL, conhecido como “Bel”; o presidente do Conselho Estadual é o PS7PC - Prof. Carlos Pandolphi (CARLÃO); e o Diretor Financeiro é o PS7JAP - ATALIMAR, que também é o responsável pela composição e apresentação do QTC falado, levado ao ar pela repetidora 146.930 MHz. A equipe de Manutenção de VHF/UHF é composta pelo PS7JCA - ZÉ DO CARMO; PS7AM - MARCOS e PS7BEL - BEL. 


Na rede de Satélites está o PS7EK - EBINHO, enquanto que a Diretoria de Informática, responsável pela página da Internet, continua com o PU7KIG - GOMES. 


A posse da diretoria reeleita dar-se-á no dia 03 de janeiro próximo, para o triênio 2020-2022.






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






RENER realiza oficina em simulado da Defesa Civil Estadual do RJ

Por Alisson, PR7GA, com informações do PY1IBM

A Secretaria de Estado de Defesa Civil realizou neste sábado (30/11), o 1º Exercício Simulado de Resposta a Desastres da Rede Salvar. O evento teve como objetivo capacitar os voluntários das agências que compõem a rede. 


Integram a Rede Salvar a Cruz Vermelha Brasileira; a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE/RENER), a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), entre outros. A atividade aconteceu no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe. 


Foram oferecidas onze oficinas temáticas, incluindo reanimação cardiopulmonar e imobilização de fraturas; sistema de alerta e alarme; comunicação por rede de radioamador em desastres; manejo de botijões; confecção e utilização de nós e voltas; desatolamento de veículos; uso de extintores e triagem de donativos. 

Segundo o Coordenador Estadual da RENER, o colega Sales, PY1IBM,  o objetivo da sua oficina foi capacitar os participantes sobre como fazer uma transmissão em emergência, como transmitir uma mensagem numa rede de emergência, incluindo uma explanação sobre o código fonético internacional e o código Q. Foram 11 grupos de 30 pessoas, iniciando com radioamadores inscritos, e prosseguindo com cada grupo participante em esquema de rodízio para que todos os grupos, em revezamento, pudessem ser capacitados em cada oficina oferecida.

Foram feitos contatos ponto a ponto utilizando rádios analógicos, onde a tenda principal funcionou como base de operações, provendo comunicação e coordenação entre, por exemplo, hospital e um jipe/viatura, onde havia um radioamador. O treinamento deu ênfase à comunicação eficaz e objetiva, evitando-se perder tempo com conversas comuns.


Paralelamente, também foi disponibilizada uma estação operando no modo DMR, demonstrando a capacidade da rede em prover comunicação com localidades e estados distantes via TG199 da rede IPSC2. Um total de 18 colegas dos estados de SC, PR, SP, RJ, MG e DF foram contactados no simulado.


Por fim, uma novidade. Segundo o Sales PY1IBM, com a interligação do TG 199 da rede DMR+ e o TG 268199 na Rede BM PT Brandmeister, todos os radioamadores, independente de qual rede estejam acessando no Brasil, poderão ter acesso a TG 199 da RENER.




TRANSMITIR IMAGEM 3





Final de Semana nos Parques no Brasil: 19 expedições confirmadas


Faltam menos de duas semanas para o Fim de Semana dos Parques do Brasil, edição 2019! O QTC da ECRA vem divulgando este evento que une radioamadorismo e ecologia. Veja: Final de Semana dos Parques do Brasil.

Já são 19 expedições confirmadas para ativarem parques e reservas ecológicas no evento que promete movimentar as nossas faixas e atrair atenção a para a conservação dos parques brasileiros. Confira a lista:


Final de Semana nos Parques no Brasil (12 a 15/dez/2019) 

1 - ZY3F - PYFF-0088 - RS

Floresta Nacional de SÃO FRANCISCO DE PAULA (06 colegas)
Fonia, Digital (FT8), Satélite e VHF 
Clube: CDR DX Group


2 - PY4BBB - PYFF-0363 - MG

Parque Natural das ANDORINHAS (09 colegas)
Clube: ARUR Associação de Radioamadores de Ubá e Região. 
Fonia, FT8, SSTV/DSSTV e Satélites 

3 - ZV3FF - PYFF-0003 - RS

Parque Nacional de APARADOS DA SERRA (09 colegas) Fonia e Satelite

4 - PY3OZ - PYFF-0361 - RS
Reserva Biológica do IBICUÍ-MIRIM 
Clube: União Santamariense de Radioamadores e Araucária DX Group 

5 - ZV1F - PYFF-0091 - ES

Reserva Biológica de SOORETAMA 
Operador: PP1KV - Atila
Clube: CDR DX Group

6 - ZY4F - PYFF-0358 - MG

Estação Biológica de CARATINGA (04 colegas)
Fonia, Digital (FT8), Satélite e VHF 
Clube: Rio DX Group

7 - ZY8F - PYFF-0051
PI - Parque Nacional de SETE CIDADES (05 colegas) 
Fonia, Digital (FT8), Satélite e VHF - Bandas 80 a 10m e 2m 
Clube: ARPI - Associação de Radioamadores do Piaui

8 - ZY9F - PYFF-0013 - MT

Parque Nacional da CHAPADA DOS GUIMARÃES (05 colegas) 
Clube: CDR DX Group

9 - ZZ1F - PYFF-0226 - RJ
Parque Nacional da RESTINGA DE JURUBATIBA (06 colegas) 
Fonia, Digital (FT8) e CW - Bandas 80 a 10m 
Clube: CDR Group e Macaé CW Group

10 - PW7M - PYFF-0364 - RN
Parque Estadual das DUNAS (07 colegas) 
Fonia, Digital (FT8) e CW - Bandas 80 a 10m 
Clube: AROEIRA DX GROUP

11 - ZW1TP - PYFF-065 - RJ
Parque Estadual de TRÊS PICOS (06 colegas) 
Clube: GRATE - Grupo de Radioamadores de Teresópolis e Rio DX Group

12 - ZW1F - PYFF-020 - MG-RJ
Parque Nacional de ITATIAIA (02 colegas) 
Clube: RIO DX Group e ROER - Rede de Operações de Emergência de Radioamadores

13 - PW1F - PYFF-0220 - RJ

Area de Proteção Ambiental Região Serrana PETRÓPOLIS (09 colegas) 
SSB, CW e Modos Digitais 
Clube: RIO DX Group e ROER - Rede de Operações de Emergência de Radioamadores 

14 - ZY1A - PYFF-0366 - RJ

Reserva Ecológica Estadual de JACAREPIÁ (09 colegas) 
SSB, CW, FT8, FT4, FM e SATÉLITE 
Clube: SaquaRadio Ham Amateur Group 

15 - ZW2CNN - PYFF-291 - SP

Parque Estadual de VASSUNUNGA (07 colegas) 
Clube: 599 DX Group 

16 - ZY2GO - PYFF-0368 - GO

Parque Estadual dos PIRINEUS (02 colegas)

17- ZY7FF - 
PYFF-0330 - PB
Parque Estadual MATA DO PAU-FERRO - Areia PB
PY1KPL - Claudio 
PR7PM - Emerson Almeida - João Pessoa-PB (Manage) 
PU7GPL - Pedro Leal - João Pessoa-PB 
PU7HLG - Luis Gustavo - João Pessoa-PB 
PU7EOQ - Glênio - João Pessoa -PB 
2m e HF (10m a 80m) em Fonia, CW e Modo Digital
18 - ZW7O - PYFF-0329 - PB
Parque Estadual MATA do XEM-XÉM 
PY7BR - Jean Kleber - Recife-PE

19 - ZV7A - PYFF-0369 - AL

Parque do HORTO MACEIÓ (02 colegas) 
SSB e FM 80,40,20,10 e 2m. 
Clube: LABRE-AL.

Lista completa das expedições e operadores: Clique aqui.

E aí? Quer passar um fim de semana diferente, em contato com a natureza, praticando radioamadorismo e ainda ajudando na conscientização a respeito da preservação de nossos parques? Acesse http://www.radioexpedicao.com/ e saiba mais!

TRANSMITIR IMAGEM 4

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Sancionada e publicada lei que institui o Dia do Radioamador em Petrópolis
Por Fábio Hoels, PY1ZV

Agora é oficial! o Prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, sancionou e Petrópolis tem a Lei municipal 7887/2019 instituindo no Calendário Municipal da Cidade o Dia do Radioamador Petropolitano no dia 05 de Novembro!

O município Fluminense, com essa lei, reconhece a importância do radioamadorismo na sociedade petropolitana e abre espaço para as divulgações e eventos oficiais em comemoração a este tão importante segmento que historicamente tem apoiado o poder público em tempos de calamidade que, infelizmente, são muito frequentes no município serrano.


Petrópolis passa a figurar em um seleto grupo de municípios Brasileiros (0,1%) que tratam o radioamadorismo com relevância para a sociedade, reconhecendo através de lei própria uma data comemorativa para a atividade!


Parabéns ao Vereador Marcelo da Silveira propositor da lei, parabéns à Câmara de Vereadores de Petrópolis e ao Prefeito Bernardo Rossi pela sensibilidade desse pequeno mas valoroso reconhecimento.


Mais uma conquista da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores!


A Lei foi publicada na segunda-feira, 25 de novembro de 2019, no Diário Oficial do Município de Petrópolis Nº 5806.








Papai Noel: radioamadores organizam rede para conectar crianças ao bom velhinho
Por Alisson, PR7GA

Você acredita em Papai Noel? Independentemente da resposta, alguns radioamadores dos Estados Unidos têm se esforçado para que a fantasia e a magia do Natal permaneçam vivas entre as crianças. Para isso, eles organizam uma rede na faixa dos 80 metros para que elas possam se comunicar com o Polo Norte e fazer seus pedidos ao Papai Noel.

Para isto, desde sexta-feira, 29 de novembro, radioamadores americanos convidam crianças de todas as idades para fazer contato com Papai Noel. É a rede "SANTA NET", uma espécie de rodada que reúne diversos colegas na frequência de 3.916KHz para ouvir os pedidos das crianças, retransmiti-los para o Polo Norte, e de lá receberem a resposta do bom velhinho. O evento acontece todas as noites até a véspera de Natal, às 19:15 horário central dos EUA, o que corresponde às 16:15 horário de Brasília. Este ano será a 14ª edição do Santa Net.


Segundo o colega Pete Thomson KE5GGY, a experiência é um verdadeiro trabalho de equipe de vários radioamadores, que assim, além de manter acesa a chama do bom velhinho, ainda dão a oportunidade de inúmeras crianças de terem um primeiro e inesquecível contato com o radioamadorismo. Ele afirma que não há melhor maneira de deixar uma criança interessada em rádio do que proporcionar a elas o maior DX de sua infância: falar com o Polo Norte.


No primeiro ano, foram 10 crianças que falaram com Papai Noel via rádio e a cada edição o número aumenta desde então. Em 2019, os organizadores esperam que mais de 700 crianças participem.


Para maiores informações, acesse o site oficial: www.cqsanta.com


Fontes:
https://www.cqsanta.com/about
https://www.arnewsline.org/news/2019/11/28/amateur-radio-newsline-report-2196-for-friday-november-29th-2019







TRANSMITIR IMAGEM 5


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







COMENTÁRIOS DOS OUVINTES


Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 TRANSMITIR IMAGEM 6                                                                        

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem