QTC DA ECRA – 40ª ed./2019
Em 18/12/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 40 de 2019. Hoje, 18 de dezembro de 2019.

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, mais várias outras nos estados de Pernambuco e outros estados, via Echolink. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. 

Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L.


Assista também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


11 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - SCOTTIE1 ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME/INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ



A ECRA precisa de ajuda!


Por Alisson, PR7GA

Boa noite amigos. O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização. O Clube dispõe de salão com mesas e cadeiras, além de cozinha para a sua confraternização. Valores para aluguel R$ 250,00 para sócios em dia, R$ 500,00 para não sócios. Interessados contactar Edmar PU7-ESE. (83) 98894-1403


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.





ECRA convoca assembleia para eleição da próxima diretoria
Por Alisson, PR7GA

Será realizada na próxima semana, no dia 27/12/2019, a Assembléia Geral Ordinária de Membros da ECRA para eleição da próxima diretoria, que estará assumindo a entidade a partir de 1º de Janeiro de 2020 até 31 de Dezembro de 2022, bem como outros assuntos administrativos.

O presidente da ECRA, João Barros PR7TT, convoca a todos os associados a comparecerem no dia 27/12 às 19h para juntos decidirmos os rumos de nossa clube para o próximo biênio.

O Edital de Convocação pode ser visto abaixo:

 


Mais detalhes serão divulgados oportunamente.









QTC da ECRA entra em recesso via rádio, mas continua no TWITTER
Por Alisson, PR7GA

Como ninguém é de ferro, o QTC da ECRA, ou mais especificamente seu editor e apresentador, PR7GA, entrará de férias. Durante todo o ano de 2019, foram 40 edições semanais, com média de 6 notícias a cada sete dias, cobrindo todos os aspectos do radioamadorismo local, regional nacional e mundial, bem como cobrindo assuntos correlatos e de interesse dos integrantes da mais antiga rede social do mundo. Sim: um século antes do Facebook e similares, o radioamadorismo já diminuía distâncias e promovia a união dos povos. E sem fake news nem mimimi!

Iniciando esta nova etapa de seu informativo em 2018, quando a ECRA decidiu dar periodicidade semanal e trazendo notícias relevantes do mundo do rádio toda quarta feira, o QTC da ECRA vem, ao longo dos meses, crescendo em alcance e em relevância. A princípio transmitido apenas na faixa de 2 metros por meio das três repetidoras que compõem o Sistema Paraibano de VHF da ECRA, que integra todo o estado da Paraíba mais parte dos estados vizinhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o QTC da ECRA aos poucos foi expandindo seus horizontes.

O primeiro passo foi a transmissão ao vivo pelo Facebook, que veio agregar colegas bem mais distantes via internet. Em seguida, veio o Echolink, que trouxe a novidade de permitir que links em 2 metros e repetidoras em diversos locais pudessem retransmitir o QTC semanalmente via rádio. Depois veio a transmissão simultânea em HF, a princípio em 40 metros, mas depois por sugestão do colega Júlio Maronhas PP2BT, passamos aos 80 metros o que nos garantiu um pouco mais de alcance regional. Por fim, saímos do Facebook e fomos para o Youtube, o que resolveu alguns problemas técnicos e garantiu uma qualidade de transmissão e recursos de interatividade bem melhores. Também inovamos ao transmitirmos semanalmente imagens em SSTV.

Enquanto isso, o BLOG do QTC da ECRA permitiu que as notícias transmitidas na quarta-feira transcendessem os limites próprios do rádio e do tempo e pudessem ser compartilhados nas redes sociais durante toda a semana, o que fez nosso informativo conhecido ainda mais, de norte a sul, de leste a oeste do Brasil.

A ECRA agradece a todos os colegas que têm prestigiado com sua audiência a cada edição do QTC, participando via rádio, ou qualquer outro meio. Também agradece aos que têm compartilhado as notícias aqui veiculadas. Nosso objetivo é e sempre será contribuir para que o radioamadorismo possa se manter informado do que acontece com nosso hobby, suprindo uma lacuna que, cremos, está sendo preenchida a cada semana.

O QTC semanal entra em recesso de férias, mas a qualquer momento, havendo algo importante acontecendo no mundo radioamadorístico, voltaremos com uma edição extraordinária. E para dar maior agilidade, criamos uma conta na rede TWITTER de forma a podemos compartilhar notícias curtas com toda a nossa comunidade. 

Se você tem conta no Twitter, siga o QTC da ECRA:

twitter.com/qtcecra


Em meados de Janeiro próximo, o QTC retorna com suas edições semanais em 2020.

Boas festas a todos e um feliz 2020 com muitos contatos, realizações e novas amizades para todos os radioamadores do Brasil e do mundo!

Viva o radioamadorismo!

TRANSMITIR IMAGEM 1







1ª Semana dos Parques do Brasil: evento concluído com sucesso
Por Alisson, PR7GA

Como o QTC da ECRA vem destacando nas últimas semanas, aconteceu de 12 a 15 de Dezembro em todo o Brasil a 1ª edição da Semana dos Parques do Brasil. 20 expedições de norte a sul do país estiveram se deslocando dos centros urbanos até um parque ou reserva ecológica para, de lá, realizarem contatos com radioamadores de todo o mundo para chamar a atenção para a causa ambiental e a preservação de nossos recursos naturais, especificamente, a flora e a fauna brasileiras.

Muitos colegas literalmente cortaram o país de norte a sul, como foi o caso do organizador do evento, Ronaldo Val PS8RV. Residindo no Piauí, ele ativou uma reserva no extremo sul do país, juntamente com colegas locais.

Outros colegas pegaram estrada de chão e se embrenharam na mata e de lá armaram estação para fechar contatos com colegas interessados no Diploma Flora e Fauna Brasil (PYFF), que foi anunciado como "coroa" do evento, de forma a premiar os colegas que realizassem determinado número de contatos com estações operando nos parques e reservas. Mais informações sobre o diploma, clique aqui.

AUDIO DO PY1AX TONY

Aqui na Paraíba tivemos duas expedições cujos indicativos são ZY7FF e ZW7AER, que operaram respectivamente da Reserva Estadual Mata do Pau Ferro e da Unidade de Conservação Estadual Mata do Xem-Xem. 

Em breve todos os detalhes das expedições e a relação dos colegas agraciados com o Diploma Flora e Fauna Brasil será divulgado no site oficial www.radioexpedicao.com 

O QTC da ECRA parabeniza a coordenação do evento e espera ainda maior engajamento nas próximas edições. 

Viva a ecologia! Viva o radioamadorismo!


TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?












SSTV: Estação Espacial transmitirá na virada do ano, e com direito a diploma!

Por Alisson, PR7GA

Há duas semanas, publicamos a notícia de mais um evento de transmissão de imagens em SSTV a partir da Estação Espacial Internacional, ISS, e na ocasião, arriscamos a prever que seria a última transmissão de 2019. Acabamos de receber a informação de que erramos. Ainda bem!


Foi anunciado que a ISS estará transmitindo novamente imagens em 2019, e desta vez, serão realmente as derradeiras deste ano. Segundo informou o colega russo R4UAB, Dmitry Pashkov, haverá mais um período de transmissões da ISS, e desta vez, com direito a diploma! Até o fechamento desta edição, só temos a informação do período em dias da transmissão, mas ainda sem o horário exato. Assim que for divulgado, estaremos atualizando esta matéria.


A ISS estará transmitindo entre 28 de Dezembro de 2019 e 01 de Janeiro de 2020, na frequência usual 145,800 MHz e no modo PD120.

O diploma chama-se "Russia ISS SSTV". Ele é oferecido a radioamadores ou radioescutas que conseguirem receber transmissões em SSTV da Estação Espacial Internacional (ISS) como parte do experimento espacial “On Gagarin from Space” que homenageia o pioneiro cosmonauta russo. 

Para receber o Diploma "Russia ISS SSTV", você precisa receber e decodificar 3 (três) imagens transmitidas pela ISS em SSTV nos dias do evento, de 28/12/2019 a 01/01/2020. Cada imagem deve ter pelo menos 90% de seu tamanho original (não pode ser só um pedaço pequeno) e ter qualidade aceitável. Você também precisa anotar a data em que recebeu cada imagem, pois será necessário informar.

Finalmente, após decodificar as três imagens, você precisa preencher um formulário online e enviar as imagens por meio dele. O endereço é este:

https://r4uab.ru/diplom-iss-sstv/

Infelizmente não há versão em português ou inglês, somente em Russo. Mas nosso amigo google vem em nosso auxílio. Clique aqui para uma versão traduzida da página acima.

Quando for preencher, atente para a forma correta de colocar a data, que é a forma internacional, onde o mês vem antes do dia. Desta forma, por exemplo se a data foi 28 de dezembro de 2019, você deve escrever no formulário assim: 12/28/2019.

As imagens nos formatos JPG ou PNG podem ser enviadas durante todo o período do evento, mas o prazo limite é 12 horas após o término das transmissões. Fique atento! Os diplomas em formato PDF serão enviados por e-mail em até 30 dias após o final do evento.


TRANSMITIR IMAGEM 3

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







Estação especial operará durante um ano em honra ao Jubileu de Beethoven

Por Alisson, PR7GA

A estação especial alemã DL250BTHVN estará ativa entre 16 de dezembro de 2019 e 17 de dezembro de 2020, para homenagear o 250º aniversário do nascimento do famoso compositor Ludwig van Beethoven. O aniversário de Beethoven será realizado sob os auspícios do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Beethoven nasceu em dezembro de 1770 em Bonn, na Alemanha, e viveu lá durante os primeiros 22 anos de sua vida. O evento de aniversário visa destacar a extensa obra de Beethoven como compositor e disseminar a cidade de Bonn como a "cidade de Beethoven". QSLs serão disponibilizados por via direta ou via bureau.

Indicativo: DL250BTHVN


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Agência Espacial Europeia convoca radioamadores para "encontrar" seu novo satélite
Por Alisson, PR7GA

A Agência Espacial Europeia (ESA) está convocando radioamadores ou qualquer pessoa com equipamento receptor a tentar receber os primeiros sinais do laboratório de software espacial OPS-SAT da ESA. O nanossatélite, que teve seu lançamento a partir da Guiana Francesa programado para ontem 17/12/2019 adiado, está programada para ficar numa órbita baixa da Terra. 

OPS-SAT é um CubeSat pioneiro, dedicado exclusivamente à experimentação. Ele carrega vários módulos avançados que permitirão que os "Experimentadores" implantem e testem seus softwares e aplicativos no espaço. Qualquer pessoa pode se inscrever para ser um Experimentador! Saiba mais sobre a missão e como se inscrever clicando aqui.

Dentre as experiências já programadas, podemos citar:

  • Usando redes neurais e deep learning para processar imagens da Terra em voo, de modo a acelerar a detecção e o monitoramento em tempo real de incêndios florestais
  • Comandando um veículo usando o OPS-SAT como uma repetidora, intermediando o contato entre a Terra e o veículo
  • Usando inteligência artificial para automatização total de uma missão espacial
  • Medição de interferência em diferentes naves espaciais com um receptor de rádio programável
  • Experimento óptico para transmitir dados, com segurança, por luz laser
O OPS-SAT começará a transmitir cerca de 15 minutos depois da confirmação que os painéis solares e sua antena UHF estiverem estendidos e prontos. A equipe de controle do OPS-SAT disponibilizou um pacote para o software GNURADIO, de código aberto, que permite que qualquer pessoa receba e decodifique o beacom UHF que estará transmitindo dados na modulação GMSK na frequência de 437,2 MHz. 

Para decodificar os sinais, utiliza-se um receptor SDR que seja suportado pelo GNURadio para receber o sinal UHF. O kit de ferramentas do aplicativo consiste em um fluxograma para recepção e demodulação, além de uma interface de usuário para visualização da telemetria decodificada a partir dos pacotes de dados provenientes do espaço em tempo real.

Eles também estão disponibilizando um formulário para enviar o relatório de recepção destes sinais. 

As três primeiras pessoas que receberem pelo menos cinco quadros decodificados corretamente e enviarem à ESA receberão um convite exclusivo para o Dia do Experimentador OPS-SAT no próximo mês de março de 2020, incluindo uma visita aos edifícios e estações terrenas da ESA em Darmstadt, Alemanha, bem como um certificado. 


TRANSMITIR IMAGEM 4




Papai Noel: radioamadores organizam rede para conectar crianças ao bom velhinho
Por Alisson, PR7GA

O principal desenvolvedor do sistema que deu origem ao agora universal Código Universal de Produto (UPC), George Laurer, K4HZE, de Wendell, Carolina do Norte, faleceu em 5 de dezembro. Ele tinha 94 anos. 


Quando trabalhava como engenheiro eletricista e pesquisador na IBM, no início dos anos 70, Laurer chefiou a equipe que desenvolveu o sistema que hoje está presente em praticamente todos os produtos vendidos em lojas. Composto por 30 barras pretas que geram um número de 12 dígitos, permite que quaisquer produtos sejam identificados dentre os inúmeros itens vendidos diariamente em qualquer comércio do mundo. O sistema foi utilizado pela primeira vez em uma loja em 1974. Posteriormente, Laurer também patenteou um dos primeiros leitores portáteis de código de barras. 


Embora Laurer tenha desenvolvido o sistema UPC, o conceito de código de barras foi criado na década de 1940 por um outro pesquisador, Norman Joseph Woodland. Ele inventou e patenteou um sistema de identificação inspirado nos pontos e traços do código Morse, e posteriormente a patente foi vendida à IBM, que determinou que sua unidade na Carolina do Norte trabalhasse nele para melhorá-lo. O próprio inventor original acabou tornnando-se colega de Laurer na IBM, que o considerou "o pai do sistema de indexação de supermercados". 


Nascido em Nova York, Laurer serviu no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se formou na Universidade de Maryland em 1951 e passou 3 décadas trabalhando na IBM. Os registros da época descrevem Laurer como um inventor inveterado, até seus últimos anos. A IBM nunca patenteou o sistema de código de barras desenvolvido por Laurer, mas o tornou público para pudesse lucrar com a venda dos equipamentos que lhe dariam suporte.




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







COMENTÁRIOS DOS OUVINTES


Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 TRANSMITIR IMAGEM 5                                                                  

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem