Por Alisson, PR7GA

Como ninguém é de ferro, o QTC da ECRA, ou mais especificamente seu editor e apresentador, PR7GA, entrará de férias. Durante todo o ano de 2019, foram 40 edições semanais, com média de 6 notícias a cada sete dias, cobrindo todos os aspectos do radioamadorismo local, regional nacional e mundial, bem como cobrindo assuntos correlatos e de interesse dos integrantes da mais antiga rede social do mundo. Sim: um século antes do Facebook e similares, o radioamadorismo já diminuía distâncias e promovia a união dos povos. E sem fake news nem mimimi!

Iniciando esta nova etapa de seu informativo em 2018, quando a ECRA decidiu dar periodicidade semanal e trazendo notícias relevantes do mundo do rádio toda quarta feira, o QTC da ECRA vem, ao longo dos meses, crescendo em alcance e em relevância. A princípio transmitido apenas na faixa de 2 metros por meio das três repetidoras que compõem o Sistema Paraibano de VHF da ECRA, que integra todo o estado da Paraíba mais parte dos estados vizinhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o QTC da ECRA aos poucos foi expandindo seus horizontes.

O primeiro passo foi a transmissão ao vivo pelo Facebook, que veio agregar colegas bem mais distantes via internet. Em seguida, veio o Echolink, que trouxe a novidade de permitir que links em 2 metros e repetidoras em diversos locais pudessem retransmitir o QTC semanalmente via rádio. Depois veio a transmissão simultânea em HF, a princípio em 40 metros, mas depois por sugestão do colega Júlio Maronhas PP2BT, passamos aos 80 metros o que nos garantiu um pouco mais de alcance regional. Por fim, saímos do Facebook e fomos para o Youtube, o que resolveu alguns problemas técnicos e garantiu uma qualidade de transmissão e recursos de interatividade bem melhores. Também inovamos ao transmitirmos semanalmente imagens em SSTV.

Enquanto isso, o BLOG do QTC da ECRA permitiu que as notícias transmitidas na quarta-feira transcendessem os limites próprios do rádio e do tempo e pudessem ser compartilhados nas redes sociais durante toda a semana, o que fez nosso informativo conhecido ainda mais, de norte a sul, de leste a oeste do Brasil.

A ECRA agradece a todos os colegas que têm prestigiado com sua audiência a cada edição do QTC, participando via rádio, ou qualquer outro meio. Também agradece aos que têm compartilhado as notícias aqui veiculadas. Nosso objetivo é e sempre será contribuir para que o radioamadorismo possa se manter informado do que acontece com nosso hobby, suprindo uma lacuna que, cremos, está sendo preenchida a cada semana.

O QTC semanal entra em recesso de férias, mas a qualquer momento, havendo algo importante acontecendo no mundo radioamadorístico, voltaremos com uma edição extraordinária. E para dar maior agilidade, criamos uma conta na rede TWITTER de forma a podemos compartilhar notícias curtas com toda a nossa comunidade. 

Se você tem conta no Twitter, siga o QTC da ECRA:

twitter.com/qtcecra


Em meados de Janeiro próximo, o QTC retorna com suas edições semanais em 2020.

Boas festas a todos e um feliz 2020 com muitos contatos, realizações e novas amizades para todos os radioamadores do Brasil e do mundo!

Viva o radioamadorismo!

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem