Traduzido por Alisson, PR7GA


O radioamadorismo participou ativamente das atividades desenvolvidas no evento denominado "Dia da Ciência 2019" na Bélgica. Durante todo o dia 24/11/2019, em vários locais ligados à ciência como observatórios históricos, institutos de pesquisa e universidades, vários clubes de radioamadores e colegas estiveram realizando atividades para demonstrar o radioamadorismo sobretudo para as novas gerações. Estima-se que cerca de 40% dos visitantes eram crianças.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos:

Oficina "Construa seu próprio dado eletrônico": 18 crianças tiveram sua primeira experiência com o ferro de soldar construindo um circuito simples.

Já no centro de pesquisa Energyville, em Genk, 10 mesas de laboratório foram disponibilizadas para oferecer a jovens e adultos a oportunidade de construir um termômetro especial. 78 kits foram soldados, montados e testados durante três horas e, no final, cada um levou sua montagem para casa gratuitamente.


Na Universidade Vives, em Roeselare, foi organizadas diversas atividades:

Oficina "caça à raposa", onde duas raposas foram escondidas nas imediações do prédio. As crianças receberam uma explicação de como tudo funcionava e foram capazes de localizar as duas raposas. No total, cerca de 95 crianças participaram. Também foi feita a montagem de um localizador de sinais por parte dos pré-adolescentes com a ajuda de algumas mães, além da construção de uma chave Morse. 

Também houve a demonstração do código Morse por meio de um decodificador em Arduino. As crianças tentam codificar algumas palavras em uma chave Morse real e o decodificador exibe o texto decodificado em um display LCD.

Também  houve a montagem de um receptor SDR completo com RaspberryPi, tela sensível ao toque e dongle SDR e um computador rodando um programa de código morse para teste e prática.

Projeto ISS Above: Trata-se de um Rasberry Pi que coleta várias informações sobre a ISS, como posição, previsão de passagens, imagens em vídeo, etc. Informações: http://www.issabove.com/

Demonstração do satélite Eshail'2 / QO-100, o primeiro satélite geoestacionário para os radioamadores, com uma abrangência desde o Brasil até a Indonésia.




LVN (Universidade de Leuven) 

Houveram demonstrações sobre morse, um estande da ARISS (Radioamadorismo na Estação Espacial Internacional), uma estação de rádio com operação remota e duas oficinas. As crianças construíram um pequeno receptor de FM. Mais de 80 crianças participaram.



TLS (Clublokaal, De Pinte) 


Vários experimentos para demonstrar a conexão entre corrente elétrica e magnetismo e a analogia do comportamento entre raios de luz e ondas de rádio. Também houve explicações sobre propagação por trilhas ionizadas pela passagem de meteoritos, APRS e muito mais. Faíscas vindas de uma bobina de Ruhmkorff espalharam um cheiro doce de ozônio na sala. Houve também a demonstração visual de ondas estacionárias. Muitos radioamadores medem a SWR, mas na demonstração os participantes também puderam ver uma onda estacionária com os próprios olhos.






Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem