Por Alisson, PR7GA

A DARC, entidade que representa os radioamadores alemães, anunciou que estará ativando a estação especial DL35SDR, em homenagem ao aniversário de 35 anos da tecnologia SDR, ou Rádio Definido por Software. Além deste indicativo, foi emitido um DOK especial para esta comemoração: 35SDR. A estação ficará ativa durante todo o ano de 2020 a partir da região de Munique.

O reconhecimento se deve à importância que a tecnologia de processamento digital de sinais tem para as comunicações em geral e para o radioamadorismo em particular, já que hoje é o padrão para decodificação e geração de sinais de rádio. As empresas de telecomunicações usam essa tecnologia há muito tempo e atualmente os lançamentos de rádios não seriam possíveis sem o emprego do SDR. 


Um receptor SDR ("dongle")

Além das empresas, um número crescente de experimentadores vêm no SDR uma porta para alcançar desempenho e funcionalidades antes somente alcançáveis por equipamentos de laboratório de alta tecnologia. Qualquer um hoje pode começar a desfrutar das benesses do rádio definido por software com apenas cerca de 10 dólares, adquirindo um "dongle" que, graças à curiosidade e trabalho de experimentadores, pode ser modificado para transformar-se num receptor que cobre desde cerca de 24 MHz até quase 2 GHz. Também já é possível "brincar" na área de transmissão, com diversos "kits" de montagem de transceptores SDR sendo desenvolvidos e vendidos a preços módicos.


Ulrich L. Rohde, indicativo DJ2LR/N1UL 

Um professor/cientista em particular, que por sinal também é radioamador, é particularmente homenageado e lembrado: o Prof. Dr. Ulrich L. Rohde, indicativo DJ2LR (na Alemanha) e N1UL (nos EUA). Enquanto trabalhava num contrato da RCA para o Departamento de Defesa dos EUA em 1982, Rohde desenvolveu o primeiro SDR, que usava o microprocessador CMOS de oito bits CDP1802, um circuito integrado LSI de 40 pinos desenvolvido pela RCA e lançado em 1976.

Rohde foi um dos primeiros a apresentar publicamente essa tecnologia numa palestra em fevereiro de 1985, “Rádio Digital em HF: Uma Amostra de Técnicas” na Terceira Conferência Internacional sobre Sistemas e Técnicas de Comunicação de HF em Londres.

Rhode operando sua estação N1UL

Nos últimos 40 anos, N1UL escreveu mais de 60 artigos para revistas QST e QEX, além de livros, trabalhos acadêmicos e artigos. O Dr. Rohde também é um dos fundadores da conhecida empresa Rohde & Schwarz, com sede em Munique. Este ano, nosso colega completará 80 anos de vida no mês de maio.

Fontes:
http://www.southgatearc.org/news/2020/january/dl35-germany-special-event.htm
https://www.facebook.com/groups/darchfref/permalink/2254053784888101

https://n1ul.com/
https://www.qsotoday.com/podcasts/n1ul
http://www.arrl.org/news/view/ulrich-rohde-n1ul-recognized-for-pioneering-work-on-sdr


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem