Por Alisson, PR7GA


Em recente comunicado oficial, o governo espanhol resolveu tomar uma salutar atitude por conta do confinamento obrigatório vigente naquele país. A partir de agora e enquanto durar o estado de emergência que obrigue a quarentena, qualquer pessoa poderá utilizar um equipamento de radioamador para comunicar-se com outras pessoas, obviamente sob supervisão de um radioamador licenciado.

No comunicado, o Diretor Geral de Telecomunicações e Tecnologia da Informação do governo espanhol, Roberto Sánchez Sánchez explica que a medida é "uma excelente oportunidade para promover o radioamadorismo, disseminar e praticar conhecimentos no campo das telecomunicações, possibilitando assim, para muitas pessoas, mais uma ferramenta de comunicação e interação com outras pessoas durante o período obrigatório e necessário de confinamento".

A medida foi tomada em resposta a uma petição da URE, União de Radioamadores Espanhóis, protocolada após a decretação do estado de emergência em 14 de março. A URE solicitou ao governo esta autorização especial, de forma que, numa residência aonde exista uma estação montada e um radioamador devidamente licenciado, este possa entregar o microfone da estação para outros residentes utilizarem o rádio. A resposta veio em 30 de março. Sem esta autorização, isto não seria possível.

Evidentemente, estas pessoas só podem utilizar a estação sob a supervisão do radioamador titular, que é o responsável legalmente pela operação. O governo porém limitou a potência utilizada a até 100 watts quando um não licenciado estiver operando, e este não pode causar interferência a outros serviços.

Parabéns ao governo espanhol e à URE pela iniciativa!

Vale lembrar que, no Brasil, a legislação vigente já permite que os radioamadores aqui licenciados façam o mesmo. Podemos entregar nosso microfone para qualquer pessoa operar, desde que seja sob nossa supervisão. 


Art. 37. A estação de radioamador só poderá ser utilizada por terceiros ou operada por outro radioamador na presença do titular da estação ou responsável e respeitadas a ética do serviço e as disposições da legislação e normas vigentes. (Res. 449/2006 Anatel) 

Que tal se fizéssemos o mesmo que nossos colegas espanhóis e incentivássemos nossas crianças e jovens a utilizar o rádio durante a nossa quarentena? O RIO DX GROUP já se antecipou e criou uma iniciativa:





O RIO DX GROUP e seus colaboradores tem a iniciativa pioneira de convidar colegas Radioamadores a participar desta atividade voltada aos nossos jovens que estão reclusos na quarentena, buscado assim melhorar o ânimo e bom astral, além de apresentar o Radioamadorismo como ferramenta de integração... Serão todos bem vindos, lembrando que o Fim do contato é na cortesia do QSL!!! Boa atividade a todos!!!! Contem conosco!!! RIO DX GROUP
Fica a dica. Caso resida longe para poder participar da bela ideia dos colegas do Rio de Janeiro, qualquer radioamador pode começar algo parecido em sua região. Basta ter vontade e iniciativa para estimular o radioamadorismo entre os que estão, neste momento, confinados. 

Fonte da matéria: http://www.arrl.org/news/spain-grants-unlicensed-individuals-permission-to-use-amateur-stations-during-lockdown


Viva o radioamadorismo!!!!



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

2 Comentários

  1. Tive meu indicativo suspenso. Gostaria de voltar a operar, agora q estou aposentado. Não poderiam nos reabilitar? Penso que existem mtos colegas na mesma situação. Forte 73 a 2m não vhf, hi! Ciro Saito ex PY2DRC.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ciro, é sim possível você voltar. Como você já foi licenciado no passado, seu COER não expirou pois é vitalício. Assim, basta você solicitar novo licenciamento e novo indicativo (supondo que o seu esteja já ocupado) SEM precisar realizar novas provas. Depois, é só pagar as taxas e começar a falar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem