QTC DA ECRA – 1ª ed./2020
Em 08/04/2020


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 1 de 2020. Hoje, 08 de Abril de 2020.

Estamos hoje inaugurando um novo formato para o QTC da ECRA, dando ênfase a informações, matérias e comentários curtos e objetivos, mas deixando os textos mais longos e detalhados para nosso BLOG, aonde os colegas poderão conferir as notícias lidas. Assim, com o QTC mais curto, os colegas poderão acompanhar na íntegra, sem que isso se torne enfadonho, inclusive para quem opera móvel durante a transmissão.

Ao contrário do que vínhamos fazendo nos dois últimos anos, não iremos realizar a anotação dos colegas ouvintes, mas daremos espaço a todos os que desejarem manifestar sua opinião tão logo esta transmissão seja encerrada. Isto é necessário para dar maior celeridade ao novo QTC da ECRA, mais objetivo e com mais informação útil para os radioperadores campinenses, paraibanos e brasileiros.

Para ouvir o QTC da ECRA, basta sintonizar numa das repetidoras linkadas. Pela internet, você pode ouvir e assistir também o QTC via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. Também estamos transmitindo via echolink pela estação PR7GA-L e pelo aplicativo Zello, no canal "QTC da ECRA".

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Saudações a todos os colegas e amigos ouvintes, e em especial, a escuta oficial da ANATEL e da LABRE. 


PALAVRA DO PRESIDENTE
Edmar Gurjão, PU7ESE



ANATEL FLEXIBILIZA ACESSO À FAIXA DO CIDADÃO
Por Alisson, PR7GA

A Anatel publicou recentemente novas resoluções que trouxeram uma mudança substancial para a Faixa do Cidadão, abrindo a possibilidade operar sem a necessidade de licenciar uma estação, bastando apenas que comunique à Anatel por meio do sistema Mosaico, de forma totalmente gratuita. Porém, não receberá indicativo de chamada e é livre para se identificar como quiser.

A página da Anatel sobre a Faixa do Cidadão já contém informações sobre a nova forma de ingresso, chamada de “DISPENSA DE AUTORIZAÇÃO”. Porém, o licenciamento e pagamento de taxas continua disponível para quem quiser utilizar um indicativo de chamada.

É bom frisar que a utilização de equipamentos homologados continua obrigatória a TODOS. Portanto, não se trata de uma liberação irrestrita como alguns supunham, mas de uma flexibilização balizada por parâmetros bem definidos.

No Brasil, tradicionalmente a Faixa do Cidadão tem sido uma porta de entrada para o mundo das telecomunicações para inúmeras pessoas, sendo especialmente um celeiro de entusiastas que, eventualmente, tornam-se também radioamadores. 

18 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR
Por Alisson, PR7GA

Todos os anos, no dia 18 de abril, radioamadores de todo o mundo celebram o Dia Mundial do Radioamador em comemoração à data de criação, em 1925, da União Internacional de Radioamadores (IARU), fundada para defender nossos interesses e dar suporte ao radioamadorismo em todo o mundo.

Sendo reconhecida oficialmente pela União Internacional de Telecomunicações, a IARU é mantida pelas entidades nacionais, dentre elas, a nossa LABRE. Assim, radioamadores são capazes hoje de experimentar e se comunicar em faixas estrategicamente localizadas em todo o espectro de rádio.

O Dia Mundial do Radioamador é uma oportunidade para mostrar o que o radioamadorismo pode oferecer ao público, além de ser um dia de diversão e confraternização para os radioamadores de todo o mundo. 


ANATEL PUBLICA CONSULTA PÚBLICA COM AMEAÇAS AS NOSSAS FAIXAS
Por Alisson, PR7GA


A Anatel publicou no último dia 23 de março a Consulta Pública Nº 14/2020 que definirá os requisitos para uso das faixas de 430 MHz a 440 MHz e de 1240 MHz a 1300 MHz, por estações do Serviço Limitado Privado (SLP). No caso, trata-se de uma empresa que quer utilizar ambas as faixas num radar para monitorar plantações de cana.

Infelizmente, mais uma vez o radioamadorismo se vê ameaçado numa das faixas de uso mais intenso por aplicações como comunicação via satélite, repetidoras analógicas e digitais, apoio a comunicações de emergência, DX, experimentação e muitos outros usos. Embora no caso concreto a empresa queira operar em baixa potência, com alcance limitado, as especificações que a Anatel quer autorizar permitirão o emprego de transmissores com potência de até 10kW na faixa dos 70cm e de até 24kW na faixa dos 23cm, transmitindo pulsos de alta potência com duração de 1ms, e ocupando praticamente a faixa toda, não se restringindo a uma única frequência.


A LABRE, mais uma vez, produziu um texto e está encabeçando uma campanha nacional para que os radioamadores brasileiros se manifestem contra esta autorização. Se não temos poder econômico como estas empresas que querem usufruir de nossas faixas, certamente temos número, assim como ficou provado ano passado, por ocasião da CP21, sobre homologação, que receber número recorde de participações.

O QTC da ECRA apóia esta campanha, por isso, convidamos os colegas ouvintes a acessarem o site da LABRE em www.labre.org.br e ali acompanharem o tutorial para fazer a sua participação nesta consulta pública, incluindo um texto pronto para servir de base. Assim, é só copiar e colar. Até ontem, haviam apenas 203 participações feitas.

COVID-19 - Radioamadores ajudam a construir respiradores artificiais
Por Alisson, PR7GA

Radioamadores de todo o mundo estão à disposição para ajudar uma equipe de engenharia da Universidade da Flórida nos EUA a desenvolver um respirador mecânico de código aberto e de baixo custo, que possa ser montado facilmente em qualquer lugar. Os radioamadores estão desenvolvendo um software baseado em Arduino para controlar a freqüência respiratória e outros parâmetros- chave no tratamento de vítimas de coronavírus em estado grave.

A ideia para o projeto foi do médico anestesiologista e radioamador Gordon Gibby, KX4Z. Na parte de hardware, as válvulas do respirador necessitam controlar o fluxo de oxigênio que vai auxiliar a respiração dos pacientes. Já os médicos da Universidade da Flórida estão trabalhando nos aspectos legais, e a equipe de desenvolvimento de software está incluindo recursos simples, como um monitor LCD, botões e enconders para selecionar parâmetros e recursos de segurança para garantir o bom funcionamento do aparelho. 

FISTEL 2020: ANATEL PRORROGA PRAZO E FACILITA O PAGAMENTO ATÉ 15/04
Por Alisson, PR7GA

A Anatel anunciou prorrogação do pagamento do FISTEL até o dia 15 de abril, sem incidência de multas ou juros de mora. A medida atende parecer favorável para ajudar empresas e outras entidades, incluindo radioamadores e operadores da faixa do cidadão, a quitarem seus débitos de forma mais fácil, por conta do fechamento dos bancos e em especial do Banco do Brasil, diante do enfrentamento da crise do COVID-19.

Além do adiamento, a Anatel facilitou ainda mais o pagamento dos boletos do FISTEL. Conforme comunicado à imprensa, a agência está agora emitindo boletos que "podem ser pagos em qualquer banco e em quaisquer meios que as instituições bancárias disponibilizam: internet, aplicativos de celular, terminais de autoatendimento etc. Essas guias ainda podem ser recolhidas em casas lotéricas, correspondentes bancários e agências dos Correios, observadas as condições estabelecidas entre esses correspondentes". Para isso, é necessário gerar um novo boleto no site da Anatel. O anterior, com vencimento em 31/03 e pagamento só no BB, não é mais válido.

Para informações sobre como gerar seu boleto do FISTEL, acesse nosso tutorial no endereço fistel.ecra.club.


EUA E INGLATERRA REALIZAM TESTES PARA RADIOAMADOR TOTALMENTE ONLINE

A pandemia do novo coronavírus tem feito estragos em todo o mundo, mas as pessoas têm encontrado formas de seguir em frente. E não é diferente em nosso hobby, onde ideias simples e muitas vezes revolucionárias brotam a todo instante. Numa iniciativa inédita, semana passada a FCC, equivalente à nossa Anatel nos EUA, fez história dentro do radioamadorismo. Pela primeira vez, um exame para radioamador foi feito de forma totalmente online.

Lá nos EUA, a prova para radioamador é aplicada por radioamadores autorizados pela FCC a realizarem a prova. Para ter uma licença de radioamador, a legislação nos EUA exige que a prova seja feita diante de três desses examinadores.

Embora exames online tenham ocorrido desde 2010, até então pelo menos um examinador voluntário estava presente fisicamente junto ao candidato. Na última semana, porém, pela primeira vez na história, o exame foi feito com todos os participantes separados fisicamente, mas conectados entre si e interagindo de forma remota pela internet. O feito aconteceu no dia 26/03/2020.

Tudo começou quando o presidente do FCC publicou comentário para que a COVID 19 não desconectasse os americanos. Imediatamente um radioamador pediu que a FCC permitisse exames online já que estes estavam todos cancelados. 14 minutos depois, o presidente da FCC respondeu e disse que iria avaliar.

Percebendo a oportunidade, um grupo de radioamadores se debruçou sobre a questão e percebeu que não há explicitamente na legislação americana nenhum impedimento para que os exames possam ser feitos totalmente online. Assim, em 28/03, Marcel Stieber, AI6MS, anunciou em seu twitter que o primeiro exame totalmente online na história do radioamadorismo americano havia sido feito, e o resultado era mais um radioamador licenciado! Seu nome é Joseph Talbot e seu indicativo é KJ7NNU. Sua licença é equivalente à nossa classe C.

Ele foi examinado por três radioamadores autorizados para isso (VE - Examinadores Voluntários) e ele teve de cumprir exigências rígidas, como estar numa sala com uma webcam ligada, ter a prova gravada em vídeo, não utilizar nenhum equipamento eletrônico além do computador por onde os examinadores poderiam  observá-lo e questioná-lo, etc, como podemos ver aqui.

Além dos Estados Unidos, a associação dos radioamadores do Reino Unido também anunciou que estaria realizando exames para radioamador totalmente online, a princípio apenas para a classe C de lá.

Quem sabe se isto pudesse ser feito aqui no Brasil, heim? #ficaadica

Viva o RADIOAMADORISMO!



O QTC da ECRA termina por aqui. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso BLOG, no seguinte endereço: qtc.ecra.club. Por este endereço os colegas poderão se inscrever e receber todas as notícias que forem lá publicadas em primeira mão. Agradecemos a todos os ouvintes pela audiência e convidamos a todos para participar via rádio logo após o término desta transmissão, emitindo suas opiniões. Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE a todos! Aqui PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, faz QRT.


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem