Por Alisson, PR7GA

Membros da Associação de Radioamadores do Tapajós participaram de um curso de formação para Resgatistas em Áreas de Difícil Acesso. O curso foi ministrado numa área de mata próxima à praia de Ponta de Pedras, entre os dias 3 e 5 de abril de 2020, por Dedicley Lira, PU8WDL, Coordenador do IDEC-CEOTAN. Participaram do curso, pela ART, os colegas PU8WES Edinei Silva Presidente da ART, PU8WYA Ivan Augusto, PU8WDG Daniel Gonçalves, e os sócios Valterney, Alex, Adam e Savio Augusto. 

Segundo Edinei Silva PU8WES, o curso, muito puxado e rigoroso por sinal, teve o objetivo de formar, dentro da Associação, um pequeno pelotão de radioamadores aptos a auxiliar os órgãos de resgate e defesa civil em situações que exijam a presença em áreas de mata e de difícil acesso. Assim, os colegas que concluíram o curso poderão prestar essa ajuda, já que a ART faz parte do Plano de Contingência do município de Santarém, como noticiamos aqui no QTC da ECRA.
Como exemplo dos temas abordados no curso, podemos listar obtenção de fogo, água e alimento na mata, aula de rapel, salvamento aquático e aéreo, escalada, primeiros socorros, etc, num ritmo bastante intenso e rigoroso. 
Desta forma, os oito colegas agora formados como Resgatistas poderão assim atuar em situações extremas "in loco", sem colocar em risco nem suas próprias vidas nem o resgate das eventuais vítimas, o que torna a ART uma das poucas associações aptas a atuar desta forma.

Parabéns à ART! Viva o radioamadorismo, sempre pronto a servir à sociedade!



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA












Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem