Por Ricardo - PY2VOX

Aproveitando o tempo em casa, vamos de textão, e não é o do Zé Neto e Cristiano…

Muitos radioamadores e amigos me mandam perguntas sobre o transceptor SDR que utilizo, do tipo: Que tela é esta que você utiliza? É um WEBsdr? Como faço para comprar um SDR? É possível colocar no meu transceptor, um SDR?

A Revolução do SDRs, não somente no radioamadorismo, mas no mundo!

O (SDR), Rádio Definido por Software ou SDR (em inglês: Software Defined Radio), tem potencial de revolucionar o radioamadorismo, porque torna possível experimentar, a custo baixo, a tecnologia e desempenho de um receptor ou transceptor de nível militar, com excelente qualidade aos radioamadores, radioescutas ou até mesmo aos entusiastas.

Os transceptores SDR já são uma realidade no mundo todo, e está se tornando uma tecnologia acessível a muitos adeptos. O custo, que era da ordem das dezenas de milhares de dólares, agora está acessível a vários radioamadores por menos de 1.500 dólares.

E ainda existe a possibilidade, para os amantes de montagens, de adquirir um Kit (SDR), e montar seu próprio receptor ou transceptor. A tecnologia do Arduino (DDS, SDR e outros), tem ajudado muitos jovens entusiastas, radioamadores, montadores, técnicos, engenheiros, nesta nova era. 

Acredito que a convergência entre o radioamadorismo, internet, ciência e tecnologia, só fortalece nosso meio. A internet nos informa e nos ensina muito, pois existe um farto material em áudio, vídeo e documentos digitais. Basta fazer uma busca (ATENTO AO FILTRO), que você vai localizar como montar antenas, como fazer reparos em equipamentos, a utilizar analisadores, osciloscópios, entre outras coisas.

Diagrama de blocos de diversos tipos de rádios com processamento digital de sinais

O que é SDR, seguindo a informação na ARRL:

O rádio definido por software tenta colocar parte ou a maior parte do complexo processamento de sinal envolvido nos receptores e transmissores de comunicação no mundo digital (DSP). Em sua forma mais pura, o receptor SDR pode consistir simplesmente em um chip de conversão de analógico para digital conectado a uma antena. Toda a filtragem e detecção de sinal podem ocorrer no domínio digital, talvez em um computador pessoal comum. Embora ainda existam boas razões para usar alguns componentes analógicos em equipamentos de alto desempenho, a abordagem SDR está se tornando mais comum no Radioamadorismo. (fonte: http://www.arrl.org/software-defined-radio)

Muita informação sobre SDR, escrita por PY4ZBZ.

Muita informação sobre RTL SDR, escrita por PY4ZBZ. 

Montagem do HF SDR transceptor AVALA-01

PY5PWR - Montagem do SDR AVALA 1

Instalando um receptor SDR (Panadapter/SDR) no FT-950

Segue alguns fabricantes de transceptores (SDR), lembrando que existem outros também!



ALT-512 SDR Transceiver:

Segue alguns fabricantes de receptores (SDR), lembrando que existem outros também!


SDR DX-Patrol MK4:





Vejam quais são os melhores receptores, segundo a empresa: Sherwood Engineering Incorporated. vejam o link: http://www.sherweng.com/table.html Na sua grande maioria serão SDRs.

Como montar um WebSDR:

Forte 73 a todos de Ricardo - PY2VOX




Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem