Por Alisson, PR7GA

Uma teoria da conspiração que associa a tecnologia 5G ao coronavírus está levando a uma série de ataques criminosos a torres de telefonia celular no Reino Unido. Os ataques começaram no início de abril e 77 ERBs (Estações Rádio Base, as chamadas "antenas de telefonia celular") já foram atacadas.


Esta teoria maluca começou a ganhar força naquele país no final de março e início de abril, coincidindo com o o aumento no número de casos e a decretação do isolamento social. Porém, conspirações envolvendo a telefonia celular existem há anos. Uma dessas teorias afirma que o 5G acelera a propagação do vírus, diminuindo o sistema imunológico do corpo.  Outra teoria diz que o coronavírus é uma invenção projetada para encobrir os danos causados ​​pelo 5G. Ambas as alegações, obviamente, são falsas. 

Em 15 de abril, a Mobile UK, organização que representa as quatro operadoras de telefonia móvel da Grã-Bretanha, informou que cerca de 50 ERBs foram atacados em todo o Reino Unido, sendo que a maioria deles na verdade não era habilitada para 5G. Na quarta-feira, este número aumentou para 77, porém a frequência dos ataques está felizmente diminuindo. "Os ataques diários são poucos agora, mas não pararam completamente", disse um porta-voz.


Os delirantes criadores das teorias anti-5G, no entanto, não visam apenas as ERBs. Philip Jansen, CEO da empresa britânica de telecomunicações BT, disse em 21 de Abril que haviam sido registrados 40 incidentes de ataques verbais e físicos a equipes de manutenção, e um engenheiro foi agredido violentamente enquanto fazia a manutenção da infraestrutura de rede. Ele foi esfaqueado e precisou ser hospitalizado.

As teorias da conspiração que envolvem o 5G se espalharam nas mídias sociais, como o Facebook, o YouTube e o Twitter, mesmo estes sites tomando medidas para tentar conter a sua propagação. Por outro lado, quem promove esses ataques na verdade está ameaçando vidas, na medida em que as telecomunicações se mostram um recurso vital para a contenção e o enfrentamento da pandemia.

Entenda o 5G

5G, ou quinta geração, é a próxima geração da tecnologia de banda larga móvel. Oferecerá velocidades mais rápidas que o 4G ou 3G e está sendo implantado atualmente em diferentes países. Desde que a tecnologia começou a ganhar atenção do público, os disseminadores de fake news têm direcionado seus ataques a ela. A idéia básica é a seguinte: se o 5G é mais poderoso que o 4G ou 3G, portanto, é perigoso para humanos e animais.

Mas esta alegação esbarra num fato científico: esta tecnologia, assim como as demais, funcionam por ondas de rádio, as quais estão na extremidade inferior do espectro eletromagnético. Sua radiação é do tipo não ionizante. Isso significa que eles não danificam o DNA no tecido celular e não causam câncer.

O órgão internacional de controle de radiação da Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não-Ionizante (ICNIRP) estabeleceu novas diretrizes para as faixas de frequência que serão utilizadas pelo 5G no mês passado e confirmou que elas serão seguras.

"As normas foram desenvolvidas após uma revisão completa de toda a literatura científica a respeito, bem como estudos científicos e um extenso processo de consulta pública. Elas fornecem proteção contra todos os efeitos adversos à saúde comprovados cientificamente devido à exposição a campos eletromagnéticos na faixa de 100 kHz a 300 GHz", disse o Dr. Eric van Rongen, presidente do ICNIRP.

Desta forma, podemos garantir com razoável nível de certeza, muito além de qualquer dúvida relevante, que a tecnologia 5G oferece tantos riscos à saúde humana quanto quaisquer das anteriores.

Infelizmente, muitos têm caído nesta enganação. Não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que dissemina ideias tão factíveis quanto ridículas. Mas, por muitas vezes conterem elementos fracamente baseados em algum dado científico distorcido, isto lhes confere uma aparente seriedade. Alie isto à sensação de insegurança causados pela ameaça do novo coronavírus, e temos um ambiente propício para florescimento de qualquer teoria, por mais maluca que seja.



Fonte: https://www.businessinsider.com/77-phone-masts-fire-coronavirus-5g-conspiracy-theory-2020-5




Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem