Como já havíamos anunciado, no segundo fim de semana de Junho, acontecerá em todo o território nacional o Concurso BSB de VHF. É um concurso que reunirá participantes de todo o país em busca de realizarem o maior número de contatos possíveis com outros participantes.

O concurso terá seu início as 00:00 UTC do sábado, dia 11 de junho (21h da sexta, no horário de Brasília), e será encerrado às 15:00 UTC do domingo, 12 de junho (12:00 horário de Brasília). Há varias categorias nas quais os colegas podem participar, como por exemplo, operador único, todos os modos, somente FM, somente SSB, somente CW, operador múltiplo. Todos os contatos devem ser feitos utilizando a banda dos 2 metros, obviamente, SEM o uso de repetidoras, satélites, echolink, etc. Somente contatos diretos, de antena a antena, são válidos.

De acordo com o modo escolhido (FM, SSB ou CW) a organização do concurso sugeriu a utilização de determinados espaços dentro da banda dos 2 metros, como se segue:



Para participar, basta dispor de uma antena externa, se possível, uma direcional, e partir para a "caçada". Ao fazer o contato com uma estação, é necessário que ambos saibam o GRID SQUARE de suas estações, pois esta informação será trocada a cada vez que se conseguir um contato. Para saber o seu GRID, já explicamos detalhadamente aqui no QTC (clique AQUI para ler), mas basta instalar em seu celular um aplicativo como o "Grid Square Locator" e este lhe retornará o seu GRID.

De posse do seu GRID, é necessário utilizar um software no computador para registrar os contatos feitos, juntamente com os GRIDS de cada estação contactada, além do horário do contato. O soft mais utilizado é o N1MM.

Ao final do concurso, atente para o fato de que o registro dos contatos deve ser enviado para a organização do concurso em até 5 dias, do contrário, será desclassificado. Ele deve ser enviado por email, no formato CABRILLO, que é o padrão para concursos. Mas não se preocupe, o próprio soft N1MM gera o arquivo a ser enviado.

Acesse o site oficial do concurso para baixar o REGULAMENTO e obter outras informações clicando aqui.



IMPORTANTE: Cada um deve tomar o devido cuidado ao configurar sua estação e seu log, pois todos os anos a organização do concurso recebe inúmeras reclamações em relação à apuração. Porém, devemos lembrar que a culpa não é de quem apura, pois como o sistema é eletrônico/informático, praticamente inexiste a possibilidade de erro. O que temos visto são erros do próprio operador. Por isso, atente para estas dicas:

  • Tome o cuidado na configuração do seu log;
  • Peça ajuda;
  • Assista vídeos;
  • E prepare bem sua estação.

Algo MUITO importante é prestar atenção se o UDC está correto no N1MM. É o mesmo do Concurso Araucária de VHF, e pode ser baixado  em http://grupocdr.com.br/vhf.zip. Do contrário, o log ficará provavelmente inválido. Após o concurso, verifique e corrija seu log se necessário. Na dúvida, ANTES de enviar seu log, por favor pergunte aos colegas com mais experiência.

Vamos fazer um ótimo concurso.

A propagação está boa e vamos ter muitos resultados.

Vamos participar! Nos vemos no concurso BSB!



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem