Por Alisson, PR7GA

Em meio à pandemia mundial, o radioamadorismo tem contribuído para mitigar os efeitos psicológicos do isolamento social. Temos visto maior atividade nas bandas, refletindo o tempo extra para fazer rádio em casa. Alguns colegas, indo mais além, têm operado indicativos especiais com o sufixo STAYHOME, expressando seu apoio ao "FIQUE EM CASA", mote das medidas de isolamento vigentes em muitos países.

Agora um concurso a nível mundial vem reunir todas estas iniciativas individuais para movimentar ainda mais as faixas em busca dos primeiros lugares no ranking. Trata-se do "COVID-19 RADIO COMMUNICATION EVENT", ou "Evento de Radiocomunicação COVID-19". Sua iniciativa partiu da Liga Finlandesa de Radioamadorismo (SRAL) em cooperação com o Grupo Araucária DX (ADXG) do Brasil e Radio Arcala, OH8X da Finlândia. Duas estações Brasileiras estão representando o nosso pais - ZW5STAYHOME  (PY5EG) e PR2STAYHOME (PY2GTA).

Abaixo, trazemos informações resumidas sobre o certame. Para ver o regulamento completo, acesse o site do Grupo Araucária.

  • PERÍODO: 06-07 junho, 2020 (das 10:00 UTC do sábado às 09.59 UTC do domingo)
  • BANDAS: 80, 40, 20, 15, 10 metros 
  • MODOS: CW, SSB, DIGITAL (apenas FT4 / FT8) 
  • CATEGORIAS DE ESTAÇÕES
1) Estações com sufixo STAYHOME. 
2) Estações não pertencentes à STAYHOME - todas as demais.


Podem participar tanto estações de operador único quanto múltiplos. A troca (exchange) do concurso é "59 + idade do operador".

Serão oferecidos vários prêmios, desde certificados eletrônicos até placas para os primeiros lugares em cada continente para as estações STAYHOME. Os demais melhores colocados receberão certificados online. Além destes prêmios, haverá um sorteio de um prêmio especial, a ser anunciado antes do evento.

Para perguntas e comentários, entre em contato com Ville, OH2MM/PY2ZEA pelo e-mail: py2zea@gmail.com


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem