Por Alisson, PR7GA

Infelizmente nosso hobby nĂ£o estĂ¡ imune a indivĂ­duos cujo intuito Ă© se aproveitar dos outros. Hoje o QTC da ECRA, assim como muitos colegas, foi surpreendido com um Ă¡udio do Omar Azevedo, PU5OMG. Ele relata uma tentativa de golpe que recebeu, cujo "modus operandi" jĂ¡ Ă© bem conhecido por todos.

AlguĂ©m, se dizendo ser "CĂ©sar", indicativo "PY5COL", lhe convidava para participar de um grupo de radioamadores, e para isso lhe seria enviado um cĂ³digo. Desconfiando do convite, o Omar perguntou que cĂ³digo seria esse e por onde lhe seria enviado. O suposto "CĂ©sar PY5COL" disse que viria por SMS. Imediatamente Omar pediu que o suposto radioamador lhe fornecesse seus dados para que pudessem ser conferidos, e daĂ­ por diante, este SUMIU. Posteriormente Omar conferiu o indicativo PY5COL, e este na verdade pertence a uma REPETIDORA, e entĂ£o no Ă¡udio ele relata ter entrado em contato com os responsĂ¡veis pela mesma para alertĂ¡-los. O telefone utilizado pelo falsĂ¡rio Ă© de um colega radioamador conhecido por todos e que nada tem a ver com o golpe, sendo ele mesmo vĂ­tima dele.

Esta Ă© uma das tĂ©cnicas que estelionatĂ¡rios vĂªm se utilizando para CLONAR telefones para entrar em contato com familiares e amigos das vĂ­timas com o intuito de conseguir que estas lhe transfiram dinheiro. O cĂ³digo que seria enviado para supostamente participar de um grupo de radioamadores na verdade provavelmente se trata do cĂ³digo para instalaĂ§Ă£o do Whatsapp, porta de entrada do estelionatĂ¡rio para conseguir mais vĂ­timas. Este golpe tem sido bastante divulgado, mas esta Ă© a primeira vez que os falsĂ¡rios se fazem passar por radioamadores.

O QTC da ECRA entrou em contato com colegas do ParanĂ¡, que confirmaram o golpe. VĂ¡rios colegas, ao contrĂ¡rio do Omar, caĂ­ram no conto do vigarista e tiveram seus telefones clonados e/ou contas do whatsapp roubadas. E o golpe jĂ¡ estĂ¡ se espalhando para outras regiões, Ă  medida que mais e mais colegas sĂ£o ludibriados! Abaixo, um "print" do suposto "colega" tentando extorquir dinheiro de uma das vĂ­timas:



Uma medida de segurança a mais que DEVE ser utilizada por todos chama-se VerificaĂ§Ă£o em Duas Etapas. Trata-se de uma senha que Ă© exigida pelo whatsapp sempre que alguĂ©m (ou vocĂª mesmo) tenta instalar o aplicativo num outro aparelho. É recomendĂ¡vel que todos ativem esta funĂ§Ă£o, pois assim se alguĂ©m tentar clonar seu whatsapp, nĂ£o irĂ¡ conseguir sem saber a senha. Para mais informações, veja este site clicando aqui.

Vale sempre o alerta: JAMAIS repasse cĂ³digos recebidos via SMS para estranhos, e nem muito menos seus contatos. Ao receber pedidos que envolvam valores, SEMPRE converse com a pessoa em viva voz, para se certificar que Ă© mesmo a pessoa. Acima de tudo, DESCONFIE SEMPRE de atitudes estranhas e incomuns. Sejamos prudentes. Se quiser saber mais informações sobre este golpe, acesse o site do IDEC neste link.

Lembre-se de sempre que necessĂ¡rio CONSULTAR o indicativo de pessoas que lhe adicionam. A Anatel disponibiliza esta consulta de forma rĂ¡pida e fĂ¡cil. NĂ³s criamos um atalho fĂ¡cil de lembrar para acessar  a consulta de indicativos da Anatel:


Sempre que desejar, digite este endereço em seu navegador e serĂ¡ redirecionado imediatamente para a busca no banco de dados da Anatel, aonde poderĂ¡ conferir o indicativo de estaĂ§Ă£o de qualquer serviço, seja radioamador, seja da faixa do cidadĂ£o, seja de qualquer outro.

Fiquemos de OLHOS E OUVIDOS atentos!



Receba em primeira mĂ£o as notĂ­cias publicadas no QTC da ECRA!

Se vocĂª usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se vocĂª usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentĂ¡rio

Postagem Anterior PrĂ³xima Postagem