Por Alisson, PR7GA

A LABRE-AL lançou uma excelente ferramenta para auxiliar os colegas que desejam obter o diploma WAB, ou "Worked All Brazil", oferecido pela LABRE nacional a quem tem contatos confirmados com todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Após a reformulação feita este ano no regulamento dos diplomas de nossa Liga, ficou bem mais fácil reunir a comprovação destes contatos, já que agora são aceitos QSLs eletrônicos dos serviços LoTW e eQSL além dos tradicionais QSLs físicos, que agora podem ser validados mediante o envio de fotos dos mesmos.

A ferramenta da LABRE-AL facilita sobremaneira a contabilização e visualização dos contatos eletrônicos, pois ao invés do interessado ter de tirar "prints" da tela de confirmação de cada contato com cada estado brasileiro para confirmá-los perante a LABRE e assim ser apto a receber o diploma, basta utilizar a ferramenta alagoana. Ao inserir seus dados do LoTW e/ou eQSL, a ferramenta automaticamente seleciona e classifica todos os contatos com estações brasileiras e assim indica, numa tabela, quais os contatos elegíveis em cada estado, inclusive separando-os por modo. Também é indicado quais os estados que faltam para completar o diploma.

Caso o interessado tenha contatos com todos os estados e o distrito federal, a ferramenta da LABRE-AL oferece ainda mais uma facilidade, que é o envio automático de um email para a LABRE nacional contendo estes dados, que após validados, resultarão num belo diploma para o radioamador exibir em seu shack.

A iniciativa foi criada e desenvolvida pelo pelo gestor do Bureau de QSL e administrador do site da LABRE-AL, Lúcio Penteado PP7LP, que além de radioamador é fotógrafo profissional. Para utilizá-la, basta acessar 


Uma explicação aos colegas preocupados com a segurança: nem a senha do LoTW nem a do eQSL são armazenadas pela ferramenta, assim não há problema algum em preencher estes dados.

Mais uma vez, o QTC da ECRA parabeniza mais essa ação da LABRE-AL, que se soma a muitas outras que lá tem ocorrido, resultado de muito trabalho nos bastidores e sobretudo de muito amor e dedicação à nossa querida Liga por parte da equipe capitaneada pelo Crezivando Júnior, PP7CJ, a quem enviamos um fraterno 73 extensivo a todos os demais colegas alagoanos.

Viva o radioamadorismo!!!!



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem