QTC DA ECRA – 5ª ed./2020
Em 13/05/2020


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 5 de 2020. Hoje, 13 de Maio de 2020. 

Saudações a todos os colegas e amigos ouvintes, e em especial, a escuta oficial da ANATEL e da LABRE. Não iremos realizar anotações, mas externamos nosso muito obrigado pela sempre honrosa audiência de todos. Pedimos que os colegas deixem a frequência livre durante esta transmissão.

Continuaremos com o novo formato do QTC da ECRA, mais curto e objetivo. Assim, os colegas poderão acompanhar o QTC na íntegra, sem que isso se torne enfadonho, inclusive para quem opera móvel durante a transmissão. 

Para ouvir o QTC da ECRA, basta sintonizar numa das repetidoras linkadas. Pela internet, você pode ouvir e assistir o QTC via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. Estamos testando a transmissão via ECHOLINK pelo link PR7GA-L. Também estamos transmitindo pelo aplicativo Zello, no canal "QTC da ECRA".

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.



PALAVRA DO PRESIDENTE
Edmar Gurjão, PU7ESE



ECRA COMPLETA 57 ANOS DE FUNDAÇÃO ENFRENTANDO DIFICULDADES

Em 1º de Maio de 1963, nascia em Campina Grande o Clube de Radioamadores que mais tarde também seria chamado de ECRA - Escola e Casa de Radioamadores de Campina Grande. Nestes anos todos, nosso clube enfrentou altos e baixos, mas sempre prosseguiu com seu objetivo, que é integrar e fomentar o radioamadorismo e os radioamadores campinenses e de regiões próximas.

Ao completar 57 anos, nosso clube enfrenta grandes dificuldades, agora agravadas com a crise que o mundo enfrenta por conta da pandemia. Tivemos de desativar nossa repetidora local, instalada num ponto privilegiado, para conter os custos. Não sendo suficiente, cogitou-se até o desligamento da "cabeça de rede" do nosso sistema de VHF, que é a 145.330. Atualmente instalada numa torre alugada na Pedra de Santo Antônio, devido à queda acentuada no recebimento das mensalidades, estamos com enormes dificuldades de cumprir nossos compromissos.

A solução encontrada como alternativa ao QRT foi tentar utilizar uma parte da antiga torre aonde a antena da repetidora estava instalada. A mesma está com seus módulos superiores totalmente comprometidos pela corrosão, o que motivou uma campanha para arrecadação de doações para uma eventual troca, porém, decidiu-se na época pela locação de uma outra torre, nova, que estava sem uso pelos proprietários.

No último sábado, o presidente da ECRA Edmar Gurjão PU7ESE, acompanhado pelo tesoureiro Joelson PU7GJC e pelo chefe Marco Antônio PU7ETS estiveram no local para ver o que era possível aproveitar da torre. Conseguiram colocar abaixo a parte superior, já caindo aos pedaços pela ferrugem, e assim aproveitar a parte inferior, bastando realizar pequenas intervenções para que se possa instalar um mastro e, nele, se colocar a antena da 145.330. Desta forma, nos livraremos de um aluguel que nos é bastante oneroso e impossível de continuar assumindo. Dentro das próximas semanas estaremos anunciando as ações que serão tomadas.

Aproveitando o ensejo, agradecemos aos colegas que vêm continuamente mantendo em dia as suas responsabilidades como associados. Ao mesmo tempo, convidamos os demais a estarem em dia com elas. Nosso clube não recebe absolutamente nenhuma subvenção estatal, muito embora sejamos considerados como entidade de utilidade pública tanto municipal quanto estadual. Assim, dependemos totalmente das contribuições mensais de nossos associados. Também, da mesma forma, convidamos os colegas interessados em contribuírem com a ECRA a tornarem-se sócios. Para isto, é bastante ser radioamador e nos enviar o formulário de inscrição preenchido, inclusive, pela internet. Entre em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou então com o secretário, Alisson Teles PR7GA, para maiores informações. O telefone é 83 98890-3221. Toda ajuda é bem vinda!


CONSULTA PÚBLICA Nº 14 É ENCERRADA; QUASE 1000 CONTRIBUIÇÕES

Encerrou-se neste mês de maio a Consulta Pública 14 da Anatel, sobre proposta de ato estabelecendo os requisitos técnicos e operacionais para uso das faixas de frequências de 430 MHz a 440 MHz e de 1240 MHz a 1300 MHz, por estações do Serviço Limitado Privado (SLP) para aplicações de radiolocalização.

A LABRE, através do seu grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE), manifestou-se na consulta em oposição à proposta devido risco de interferências, sugerindo que fossem utilizadas outras faixas já atribuídas ou destinadas à radiolocalização. Foram apresentadas informações sobre o uso do espectro pelos radioamadores como comunicações emergenciais, repetidoras, satélites, EME, DX em geral, além da solicitação de elevação do serviço para caráter primário. No dia 06/05/20 a LABRE também realizou uma reunião online com a Anatel, expondo argumentos para proteção do radioamadorismo.

Até a finalização da consulta foram registradas em torno de 969 contribuições online (sem considerar as enviadas por e-mail, correio e presencial). A Anatel agora analisará as contribuições.

A LABRE parabeniza a atuação dos radioamadores. Desde o lançamento da consulta a liga estimulou a participação cidadã do radioamador, inclusive com emissão de certificados, além de desenvolver sua ação institucional de defesa do serviço.

O QTC da ECRA também agradece a todos pela cooperação com o esforço da LABRE para defender o radioamadorismo brasileiro.

Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.


QTC da ECRA atinge 400 mil acessos 

Em Novembro de 2019, anunciamos que o QTC da ECRA havia alcançado 200 mil visualizações, menos de 4 meses depois de alcançar 100 mil. Agora, este número novamente dobrou. Ontem, 12 de maio de 2020, o número de visualizações do nosso blog atingiu a incrível marca de 400 MIL!

Mesmo enfrentando dificuldades para gerar conteúdo, já que muitas atividades que viravam notícia por aqui foram ou estão sendo canceladas ou adiadas por conta da pandemia, este número vem mostrar que o QTC da ECRA tem cumprido seu papel, que é o de informar para transformar.

O radioamadorismo brasileiro precisa conhecer melhor a si mesmo. Pela imensidão continental do nosso país, muitas vezes iniciativas brilhantes de fomento ao nosso hobby ficavam completamente restritas, pois pouco se divulgava fora de cada região. Da mesma forma, devido ao fim das revistas e demais veículos de comunicação especializados em notícias e conteúdo voltado ao radioamadorismo em língua portuguesa, pouco se sabia a respeito das novidades de fora por conta da barreira do idioma.

Isto gerou o desejo de tentar mudar este quadro por meio da divulgação de notícias e outros conteúdos informativos a respeito da mais antiga rede social do mundo. Assim, o QTC da ECRA vem tentado fazer a sua parte, cooperando com o radioamadorismo nacional e fornecendo ao radioamador comum uma fonte de informações que, embora seja produzida de forma totalmente artesanal, amadora e, certamente, falha, é feita de todo coração por este editor.

Mais uma vez, agradecemos a todos os leitores que construíram este marco de 400 mil visualizações, que têm nos visitado em busca de algo interessante e relevante nos inúmeros temas que temos aqui publicado. Ao mesmo tempo, também sentimos o peso da responsabilidade cada vez maior com o apuro da informação repassada. Nosso desejo e expectativa é continuar nesta direção, num processo contínuo de auto-aperfeiçoamento.

E que VIVA O RADIOAMADORISMO!!!!



Golpista tenta extorquir radioamadores no Paraná via Whatsapp

Infelizmente nosso hobby não está imune a indivíduos cujo intuito é se aproveitar dos outros. Na segunda feira, o QTC da ECRA, assim como muitos colegas, foi surpreendido com um áudio do Omar Azevedo, PU5OMG. Ele relata uma tentativa de golpe que recebeu, cujo "modus operandi" já é bem conhecido por todos.

Alguém, se dizendo ser "César", indicativo "PY5COL", lhe convidava para participar de um grupo de radioamadores, e para isso lhe seria enviado um código por SMS. Imediatamente Omar pediu os dados do suposto radioamador, e daí por diante, este SUMIU. Ao conferir o indicativo PY5COL, este pertence a uma REPETIDORA. O telefone utilizado pelo falsário é de um colega radioamador conhecido por todos e que nada tem a ver com o golpe, sendo ele mesmo vítima dele.

Esta é uma das técnicas que estelionatários vêm se utilizando para CLONAR telefones para entrar em contato com familiares e amigos das vítimas com o intuito de conseguir que estas lhe transfiram dinheiro. O código que seria enviado para supostamente participar de um grupo de radioamadores na verdade seria o código para instalação do Whatsapp no telefone. Este golpe tem sido bastante divulgado, mas esta é a primeira vez que os falsários se fazem passar por radioamadores.

O QTC da ECRA entrou em contato com colegas do Paraná, que confirmaram o golpe. Vários colegas, ao contrário do Omar, caíram no conto do vigarista e tiveram seus telefones clonados e/ou contas do whatsapp roubadas. E o golpe já está se espalhando para outras regiões, à medida que mais e mais colegas são ludibriados! 

Uma medida de segurança a mais que DEVE ser utilizada por todos chama-se Verificação em Duas Etapas. Trata-se de uma senha que é exigida pelo whatsapp sempre que alguém (ou você mesmo) tenta instalar o aplicativo num outro aparelho. É recomendável que todos ativem esta função, pois se alguém tentar clonar seu whatsapp, não irá conseguir sem saber a senha. Para mais informações, veja este site clicando aqui.

Vale sempre o alerta: JAMAIS repasse códigos recebidos via SMS para estranhos, e nem muito menos seus contatos. Ao receber pedidos que envolvam valores, SEMPRE converse com a pessoa em viva voz, para se certificar que é mesmo a pessoa. Acima de tudo, DESCONFIE SEMPRE de atitudes estranhas e incomuns. Sejamos prudentes. Se quiser saber mais informações sobre este golpe, acesse o site do IDEC neste link.

Lembre-se de sempre que necessário CONSULTAR o indicativo de pessoas que lhe adicionam. A Anatel disponibiliza esta consulta de forma rápida e fácil. Nós criamos um atalho fácil de lembrar para acessar  a consulta de indicativos da Anatel:


Sempre que desejar, digite este endereço em seu navegador e será redirecionado imediatamente para a busca no banco de dados da Anatel, aonde poderá conferir o indicativo de estação de qualquer serviço, seja radioamador, seja da faixa do cidadão, seja de qualquer outro.

Fiquemos de OLHOS E OUVIDOS atentos!
Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.

Ataques a torres de celular se multiplicam no Reino Unido por temor ao 5G
Por Alisson, PR7GA 


Uma teoria da conspiração que associa a tecnologia 5G ao coronavírus está levando a uma série de ataques criminosos a torres de telefonia celular no Reino Unido. Os ataques começaram no início de abril e 77 ERBs (Estações Rádio Base, as chamadas "antenas de telefonia celular") já foram atacadas.

Esta teoria maluca começou a ganhar força naquele país no final de março e início de abril, coincidindo com o o aumento no número de casos e a decretação do isolamento social. Porém, conspirações envolvendo a telefonia celular existem há anos. Uma dessas teorias afirma que o 5G acelera a propagação do vírus, diminuindo o sistema imunológico do corpo.  Outra teoria diz que o coronavírus é uma invenção projetada para encobrir os danos causados ​​pelo 5G. Ambas as alegações, obviamente, são falsas. 

Os delirantes criadores das teorias anti-5G, no entanto, não visam apenas as ERBs. Philip Jansen, CEO da empresa britânica de telecomunicações BT, disse em 21 de Abril que haviam sido registrados 40 incidentes de ataques verbais e físicos a equipes de manutenção, e um engenheiro foi agredido violentamente enquanto fazia a manutenção da infraestrutura de rede. Ele foi esfaqueado e precisou ser hospitalizado.

As teorias da conspiração que envolvem o 5G se espalharam nas mídias sociais, como o Facebook, o YouTube e o Twitter, mesmo estes sites tomando medidas para tentar conter a sua propagação. Por outro lado, quem promove esses ataques na verdade está ameaçando vidas, na medida em que as telecomunicações se mostram um recurso vital para a contenção e o enfrentamento da pandemia.

Entenda o 5G

5G, ou quinta geração, é a próxima geração da tecnologia de banda larga móvel. Oferecerá velocidades mais rápidas que o 4G ou 3G e está sendo implantado atualmente em diferentes países. Em Campina Grande há, inclusive, um centro de pesquisa da tecnologia na UFCG. Desde que a tecnologia começou a ganhar atenção do público, os disseminadores de fake news têm direcionado seus ataques a ela. A idéia básica é a seguinte: se o 5G é mais poderoso que o 4G ou 3G, portanto, é perigoso para humanos e animais.

Mas esta alegação esbarra num fato científico: esta tecnologia, assim como as demais, funcionam por ondas de rádio, as quais estão na extremidade inferior do espectro eletromagnético. Sua radiação é do tipo não ionizante. Isso significa que eles não danificam o DNA no tecido celular e não causam câncer.

Isto foi confirmado pelo órgão internacional de controle de radiação da Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não-Ionizante (ICNIRP) que confirmou que as frequências utilizadas pelo 5G serão seguras. Desta forma, podemos garantir com razoável nível de certeza, muito além de qualquer dúvida relevante, que a tecnologia 5G oferece tantos riscos à saúde humana quanto quaisquer das anteriores.

Infelizmente, muitos têm caído nesta enganação. Não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que dissemina ideias tão factíveis quanto ridículas. Mas, por muitas vezes conterem elementos fracamente baseados em algum dado científico distorcido, isto lhes confere uma aparente seriedade. Alie isto à sensação de insegurança causados pela ameaça do novo coronavírus, e temos um ambiente propício para florescimento de qualquer teoria, por mais maluca que seja.


Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.

Radioamadores incentivam o uso do rádio com equipamentos de uso livre
Na Califórnia, os radioamadores estão ajudando os moradores da sua comunidade a descobrir o rádio. Mas não se trata do hobby propriamente. Alan Thompson, W6WN, foi um dos radioamadores que auxiliaram as autoridades durante os terríveis incêndios que assolaram a Califórnia em 2018. Mesmo onde a rede celular não foi danificada pelo fogo ou pelas tempestades, ele observou como rapidamente ela fica sobrecarregada durante uma emergência, ao ponto de ficar completamente inútil. Neste cenário, sem a radiocomunicação, as consequências seriam terríveis.

Então, ele imaginou como fazer com que pessoas comuns soubessem utilizar corretamente o rádio e percebeu que os radinhos do tipo "TalkAbout" ou General Mobile Radio Service poderiam ajudar.

Thompson e seu grupo promoveram pequenos cursos e instrução para demonstrar como os rádios funcionam, como uma rede é gerida e como o tráfego poderia fluir nela. Daí para frente, os próprios moradores tomaram a dianteira, começando a realizar redes (ou rodadas) semanais para se familiarizar com o equipamento e os procedimentos de emergência, para que estivessem prontos a entrar em ação caso necessário. Os radioamadores continuam fornecendo ajuda, ensinando-os deste a manter seus rádios sempre carregados, até a gerir um repetidor, certificando-se que a equipe que o mantém possa monitorar problemas ou falhas antes que ocorra algum problema.

Thompson também disse que, com o cenário de isolamento social vigente, os rádios fornecem comunicação e uma sensação de segurança à população.

A ideia de utilizar os radinhos tipo "TalkAbout" ou de baixa potência pode funcionar em quase todas as comunidades, não necessariamente às ameaçadas por incêndios ou outros desastres. Aqui no Brasil, assim como nos EUA, estes rádios não requerem nenhum tipo de licenciamento e podem ser uma excelente iniciativa para fomentar a radiocomunicação, ensinando às pessoas o "bê a bá" mais básico para poder utilizar corretamente um equipamento de rádio. Em sua página no QRZ.com, Thompson detalha suas ideias de como utilizar estes rádios para ajudar a comunidade.


Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.

Contato da ISS com escola no Canadá será transmitido via internet
Embora os eventos onde astronautas falam com escolas por meio do rádio estejam suspensos devido à pandemia, isto não impede que  se desenvolvam alternativas. Uma das estratégias que terá seu segundo teste realizado nesta sexta feira é a videoconferência multiponto. Para acontecer, ela requer que haja uma estação terrestre de radioamador via satélite com equipamento especial para permitir a teleconferência e um astronauta operando a estação de radioamador a bordo da ISS. Os estudantes, ao invés de estarem reunidos na escola, participam do contato em suas respectivas casas realizando perguntas que são repassadas ao astronauta via rádio. Cada família, bem como os professores, podem acompanhar, via internet, o contato. 

A escola que participará deste teste é o Clube de Ciências Espaciais da cidade de Airdrie, no Canadá. O contato está programado para a próxima sexta-feira, 15 de maio, às 15:10 UTC ou meio dia no horário de Brasília. O comandante da ISS, astronauta e radioamador Chris Cassidy, KF5KDR, estará operando a estação da ISS. 

Este contato é a culminância de um projeto que foi iniciado muitos meses atrás, antes da pandemia do COVID. Os alunos estudaram sobre comunicações espaciais via rádio, como lançamentos de balões que levam equipamentos de radioamador e construção de modelos de foguetes. Brian Jackson, VE6JBJ, é um dos cinco líderes do clube canadense. Ele relatou: “Por causa desta pandemia, nossa capacidade de manter o interesse das crianças no espaço foi bruscamente interrompida. Porém, este contato com a ISS permite que elas voltem a olhar para o céu e até sonhem em ser astronautas um dia."

Qualquer pessoa pode acompanhar este contato, pois será retransmitido via Youtube. O endereço é https://youtu.be/2mflSlShPHA e a transmissão acontecerá nesta sexta feira, 15/05, a partir das 18 horas, horário de Brasília.




O QTC da ECRA termina por aqui. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso BLOG, no seguinte endereço: qtc.ecra.club. Por este endereço os colegas poderão se inscrever e receber todas as notícias que forem lá publicadas em primeira mão. Agradecemos a todos os ouvintes pela audiência e convidamos a todos para participar via rádio logo após o término desta transmissão, emitindo suas opiniões. Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE a todos! Aqui PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande que deixa a frequência livre. 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem