QTC DA ECRA – 7ª ed./2020
Em 27/05/2020


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 7 de 2020. Hoje, 27 de Maio de 2020. 

Saudações a todos os colegas e amigos ouvintes, e em especial, a escuta oficial da ANATEL e da LABRE. Não iremos realizar anotações, mas externamos nosso muito obrigado pela sempre honrosa audiência de todos. Pedimos que os colegas deixem a frequência livre durante esta transmissão.  
 ESPAÇO DE CÂMBIO 

Continuaremos com o novo formato do QTC da ECRA, mais curto e objetivo. Assim, os colegas poderão acompanhar o QTC na íntegra, sem que isso se torne enfadonho, inclusive para quem opera móvel durante a transmissão. 

Para ouvir o QTC da ECRA, basta sintonizar numa das repetidoras linkadas. Pela internet, você pode ouvir e assistir o QTC via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. Estamos testando a transmissão via ECHOLINK pelo link PR7GA-L. Também estamos transmitindo pelo aplicativo Zello, no canal "QTC da ECRA".

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.



PALAVRA DO PRESIDENTE
Edmar Gurjão, PU7ESE

 ESPAÇO DE CÂMBIO 

Anatel  prorroga prazo para homologação de equipamentos antigos
Por Alisson, PR7GA

A LABRE recebeu na noite do último domingo, 24 de Maio, a confirmação de mais uma vitória para os radioamadores brasileiros, especialmente os que possuem equipamentos antigos. A ANATEL atendeu à solicitação protocolada pela LABRE na segunda feira passada no sentido de PRORROGAR o prazo para homologação destes equipamentos, prazo este que encerrou-se no último sábado, 23/05/2020. 

Foi editado e publicado o Ato 2790, de 22 de Maio de 2020, o qual estabelece um novo prazo para estas homologações: 31 de Dezembro de 2020. Assim, os colegas possuidores de equipamentos que antes eram isentos de homologação poderão realizar o procedimento por meio de declaração simples de conformidade até o fim do ano, de maneira rápida e gratuita. Acesse a nossa página e encontre o link para a publicação oficial da Anatel do referido Ato.

É importante salientar que, na análise realizada pela agência para basear a edição deste ato, a ANATEL citou o ofício e as argumentações que a LABRE apresentou para esta prorrogação. 

Assim, fica patente que a atuação da LABRE na defesa do radioamadorismo brasileiro foi decisiva para esta vitória. Isto nos enche de satisfação do dever cumprido e nos estimula a continuar trabalhando em prol de todos os radioamadores, lembrando que temos outras demandas importantíssimas diante da ANATEL, as quais serão devidamente informadas no tempo oportuno.

Precisamos do apoio de TODOS para fazer cada vez mais. Temos que ter maior representatividade para ter peso nas reuniões com a ANATEL. Teremos outras ações que já estão em andamento e em breve teremos mais boas notícias.



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.

DRONTENA: usando um DRONE para sustentar o fio de uma antena
Por Alisson, PR7GA

Que tal usar seu drone para levantar um fio comprido e tentar fechar alguns contatos na banda dos 40 metros ao ar livre? Foi isto que o colega francês Gil Grusson F4WBY resolveu fazer. Numa manhã ensolarada, ele pegou seu drone, um minúsculo Mavic Mini que pesa menos de 300 gramas, seu rádio HF QRP, o fio para fazer a antena e foi até uma região tranquila do noroeste da França. E deu certo! Ao chamar geral em CW nos 40 metros, ele foi contestado por uma radioamadora alemã, Eva Kwee-Christoph, DL2IAB, distante quase 600 quilômetros de onde estava! A experiência foi registrada em um vídeo aonde ele mostra em detalhes como tudo aconteceu. Vejamos o que ele relatou:

"Vamos ver se meu novo drone DJI Mavic Mini consegue levantar um fio o suficiente para usar como uma antena para 40 metros! Bem, não é uma solução muito prática, mas se você não tem árvores por perto para sustentar sua antena, vale a tentativa. Porém, já aviso que não  recomendo, pois você pode danificar facilmente o seu drone e  até se ferir. Utilizei um transceptor QRP Elecraft K1, o qual teve um desempenho impecável como sempre, mas o mérito é todo desta antena de meia onda alimentada na base por meio de um transformador de 64:1 construído com um núcleo FT-82-43. Foi um experimento divertido, mas provavelmente não o repetirei. Da próxima vez, pretendo tentar utilizar uma pipa."



Viva a experimentação! Viva o radioamadorismo!



CP30: A consulta pública relâmpago de quinta-feira
Por Alisson, PR7GA

Na última quinta-feira, 21 de maio, os grupos de notícias do QTC da ECRA e inúmeros outros grupos de whatsapp sobre radioamadorismo pegaram fogo com a notícia de que a Anatel quer nos obrigar a homologar nossas ANTENAS, como se não bastasse já estar no nosso pé com relação aos nossos rádios. 

De fato, neste dia a LABRE realizou mais uma reunião com a Agência para diálogo referente a diversos pontos para tentar desburocratizar e facilitar a vida do radioamador brasileiro. Um dos pontos da conversa foi precisamente este, a respeito da homologação de antenas. 

A Anatel então alertou a LABRE que as opiniões dos radioamadores poderiam ser expressas por meio de uma consulta pública que estava em andamento. Ocorre que, após o fim da reunião, percebemos que a referida consulta pública terminaria NO MESMO DIA, um minuto antes da meia noite. 

A partir daí, foi uma corrida contra o tempo para divulgar a existência desta CP aos colegas por meio de todas as formas possíveis, preparar um texto para servir de modelo para a participação de todos, preparar as instruções, etc etc. Isto foi feito em tempo recorde, e assim, pouco após as 18 horas "tocamos fogo" no whatsapp e no facebook dos radioamadores brasileiros. 

Em meio à confusão de mensagens de perplexidade, revolta, desdém, crítica e até incredulidade, os radioamadores atenderam ao chamado. Em menos de seis horas de campanha maciça nas redes sociais conseguimos a incrível marca de 731 participações na CP30, número que surpreendeu a todos. Em 40 dias de campanha da CP14, tivemos 969 contribuições.

A homologação de antenas é um completo absurdo, e a opinião geral de todos os que tomam conhecimento desta proposta gera um misto de riso e raiva. Porém, não adianta espernear nas faixas: temos de seguir os trâmites da Anatel. Naquele momento, o movimento deveria ser por meio da participação na consulta pública. Os próximos movimentos estão sendo feitos pela LABRE por meio das conversas quase semanais com a ANATEL. Estaremos de olho!



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.



UNIVERSIDADE MINEIRA INICIA PROJETO ENVOLVENDO RADIOAMADORISMO
Por Marconi, PY4CN

A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em sua unidade entre as cidades mineiras de Ouro Branco e Congonhas, na região do Alto Paraopeba, está iniciando projetos usando o radioamadorismo. A idéia é reunir alunos dos cursos de Engenharia, principalmente da Engenharia de Telecomunicações, para capacitá-los nas diferentes modalidades do radioamadorismo e radioescuta, tais como CW, contatos via satélite e modos digitais e para isto deverão realizar experimentos, montagem de equipamentos e antenas e, principalmente, realizarem contatos com radioamadores para que possam não só ampliar seus conhecimentos adquiridos nos bancos universitários, mas também aprender com a enorme experiência e capacidade técnica que a comunidade radioamadorística possui.

Atualmente, a iniciativa já conta com um aluno radioamador, que irá dar aulas e promover gincanas e demais desafios, usando o CW e radioescuta, para os alunos mais jovens das escolas do ensino fundamental de Ouro Branco. Posteriormente, experimentos usando satélites deverão ser desenvolvidos com os alunos do ensino médio, a fim de motivá-los a conhecer o radioamadorismo e a radioescuta, procurando assim, desenvolver nesses estudantes a paixão pela ciência, pela eletrônica, pela radiocomunicação.

Outra frente a ser explorada consiste na montagem de equipamentos que motivem os próprios alunos de Engenharia de Telecomunicações. Incentivado pelo grupo do Instituto Federal Fluminense, PY1IFF, liderados pelo professor Eduardo, PY1EB, o grupo do Alto Paraopeba montará também uma estação WSPR (Weak Signal Propagation Reporter) em 20 metros, para auxílio no monitoramento da propagação nessa faixa.

A UFSJ já possui um indicativo, o PY4CAP, e poderá dar continuidade ao trabalho assim que os efeitos da atual pandemia passarem. Aos ouvintes do QTC da ECRA que desejarem conhecer maiores detalhes e apresentar sugestões, podem fazê-lo enviando um e-mail para o coordenador do grupo, Marconi - PY4CN, no endereço: marconi@ufsj.edu.br  


24 DE MAIO, DIA DO TELEGRAFISTA
Por Alisson, PR7GA

Domingo, 24 de maio, foi o Dia do Telegrafista. Nesta data, no ano de 1844, Samuel Morse demonstrou o sistema inventado por ele que permitiu enviar uma mensagem de texto à distância pela primeira vez na história diante do Congresso norte-americano, que havia financiado a primeira linha telegráfica do mundo que ligou Washington, DC até Baltimore, Maryland. Isto marcou o início de uma revolução nas comunicações que culminou com o mundo altamente conectado no qual vivemos hoje. 

No Brasil, o dia do telegrafista foi introduzido pelo então presidente Getúlio Vargas, que admirava e classificava o telegrafista como um herói anônimo que prestava serviços necessários, sempre de forma eficiente, para a sociedade. 

Com o advento de outras formas de comunicação, mais rápidas e eficientes, hoje não temos mais radiotelegrafistas profissionais atuando na sociedade como no passado. Porém, no radioamadorismo, essa verdadeira paixão insiste em continuar avançando, apesar dos avanços tecnológicos. Em muitos países a telegrafia continua a ser ministrada em salas de aula. Em outros, desperta a curiosidade e a paixão dos jovens. E assim as novas gerações perpetuam o legado deixado pelos grandes vultos do passado, tornando a Telegrafia a mais antiga e duradoura forma de comunicação do mundo.

Por fim, uma mensagem da ECRA a todos os telegrafistas: Nossos dedos, por quase 2 seculos, enviaram mensagens para todos os rincões do mundo. Umas de alegria, outras de tristeza. O mais  importante nessa história é que muitas salvaram vidas. Deus abençoe a todos os telegrafistas do mundo!



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.


Da Argentina à África do Sul: 7 mil km via OSCAR-7!
Por Alisson, PR7GA

O veterano satélite AO-7, ou Oscar-7, prestes a completar incríveis 46 anos de idade e em pleno funcionamento quando se encontra iluminado pelo sol, continua promovendo alegrias para os que o utilizam. O QTC da ECRA já contou algumas de suas incríveis histórias.  Desta vez, ele possibilitou um contato incrível no dia 4 de maio entre Diego Feil, LW2DAF, em Buenos Aires, Argentina, e Tom Ambrose, ZS1TA, na Cidade do Cabo, África do Sul. Quase 7 mil quilômetros separavam as duas estações ao longo do Atlântico Sul. 

Claro que não foi um simples apontar de antenas e ligar os rádios. Ambos os colegas estiveram estudando as previsões orbitais do velho satélite por várias semanas, sendo que eram pouquíssimos os horários em que as duas estações podiam "ver" o AO-7 ao mesmo tempo, condição necessária para que o satélite pudesse retransmitir os sinais e possibilitar o contato. Eles ainda tiveram que vencer o ruído elétrico, principalmente na Cidade do Cabo. Finalmente, a oportunidade chegou na manhã de 4 de maio, quando os níveis de ruído estavam baixos o suficiente para possibilitar um contato perfeito: ambos puderam ouvir um ao outro chamando e o contato foi feito e registrado!

É bom frisar que o OSCAR-7 é bem utilizado pelos sat-entusiastas. Recebemos informações sobre outros contatos aqui com o Brasil, a exemplo do colega Jesus Costa, PS8ET. Em 2018, ele também estabeleceu seu recorde pessoal de distância num contato pelo "velho" satélite: 7.089 km com N9EAT do Estado de Illinois - USA em SSB. Outro que tem um recorde pessoal incrível é o Paulo, PV8DX. Em 18/01/2013, ele fez contato com Joseph EI5EV  em CW. Distância de 7.383 Km!!! 
 
Já o recorde absoluto de distância em contatos por meio do Oscar-7 é de absurdos 8.060 km entre KE9AJ e F4DXV, estabelecido em 04/07/2019. Espetacular! Isto é radioamadorismo, vencendo distâncias e promovendo a amizade, a experimentação e o conhecimento há mais de 100 anos!








O QTC da ECRA termina por aqui. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso BLOG, no seguinte endereço: qtc.ecra.club. Por este endereço os colegas poderão se inscrever e receber todas as notícias que forem lá publicadas em primeira mão. Agradecemos a todos os ouvintes pela audiência e convidamos a todos para participar via rádio logo após o término desta transmissão, emitindo suas opiniões. Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE a todos! Aqui PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande que deixa a frequência livre. 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem