Por Alisson, PR7GA

Na última sexta-feira, 29 de maio de 2020, houve uma extensa abertura de propagação nos 2 metros em toda a Europa que possibilitou que estações em todo o continente fizessem muitos contatos DX entre si.

Os contatos mais extraordinários, no entanto, envolveram novamente as ilhas de Cabo Verde, na costa da África. Seus sinais alcançaram a Polônia, a uma distância de pouco mais de 5.600 km, quando os sinais FT8 de D4VHF foram ouvidos por SP5XMU em Varsóvia.


O mapa acima mostra as estações em FT8 que conseguiram ouvir ou foram ouvidas por D4VHF em Cabo Verde. O trecho mais intenso desta abertura parece ter sido ao longo de um corredor estreito que se estende de Lyon na França a Varsóvia na Polônia.

Quanto ao Modo de Propagação, parece factível supor que houve dois modos de propagação que concorreram para esse caminho extraordinário, das Ilhas Cabo Verde à Europa Central.



Como mostra o mapa de previsão da propagação troposférica acima, cortesia da F5LEN, houve um duto marítimo razoavelmente estável das ilhas de Cabo Verde à costa sul de Portugal, a uma distância de cerca de 2.800 km. Da Polônia para o sudoeste da Península Ibérica, estava acontecendo uma abertura E-esporádica na ocasião, o que nos faz supor a concorrência dos dois fenômenos para a extraordinária abertura.

Como em outras ocasiões nas quais ocorreram fenômenos desta natureza, há sempre a possibilidade de ocorrer salto duplo, e isto deve também ser levado em consideração. No entanto, esse duto troposférico ao largo da costa noroeste da África é uma característica notavelmente constante e parece estar presente em grande parte do ano. É difícil imaginar que não tenha tido um papel importante na abertura.

Veja outras matérias do QTC da ECRA tratando de aberturas extraordinárias de propagação:



Fonte: https://ei7gl.blogspot.com/2020/05/amazing-opening-on-144-mhz-from-cape.html




Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

3 Comentários

  1. Emuitogratificante ser umraidio amador.ler tudo ISO que ouvimo fazendo Pt9 BB Corumbá ms obrigado

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que poderíamos fazer contatos em 2 m com distâncias abissais. Achava que fosse só em HF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim. Porém, jamais com a facilidade das faixas de HF. DX em VHF/UHF é, digamos, vários degraus acima na escada do conhecimento do radioamadorismo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem