Por Alisson, PR7GA

Encorajados pela experiência recente durante o ciclone Amphan, os radioamadores da região de Odisha na Índia estão prontos a oferecer suporte às autoridades nas comunicações emergenciais em todos os distritos costeiros em tempos de calamidades naturais.

Gurudatta Panda, membro da Sociedade de Radioamadores de Odisha (ARSO) disse que o ciclone Amphan  demonstrou a importância de treinamentos por meio de simulados. No caso, em 2019 e 2020, este grupo levou vários radioamadores para uma simulação de desastre natural com falha total nas comunicações no lago Chilika. O QTC da ECRA falou sobre este treinamento. Clique aqui para ler.

Radioamadores indianos trabalharam em cooperação com a Força de Ação Rápida para Desastres de Odisha (ODRAF) para se antecipar à ameaça iminente do ciclone na região de Balasore, que estaria no caminho por onde o Ciclone Amphan passaria. Prevendo o pior, como aconteceu durante a passagem do ciclone Fani em 2019, a defesa civil local solicitou o apoio dos radioamadores da ARSO, que acompanharam as equipes de socorro até a região de Balasore.

A distância de 176 km entre o local e a capital dificultou a comunicação em VHF. Por isso, foi utilizada a faixa de HF para servir de backup caso as comunicações normais falhassem. Como não haviam mastros para montar as antenas, os radioamadores utilizaram árvores e pedaços de mateira para sustentá-las.


A montagem da estação completa foi feita em apenas 30 minutos, muito antes do ciclone atravessar a região. Dois membros da ARSO monitoraram as comunicações e estavam prontos para atuar em caso de falha, mas felizmente não foi necessário, pois os meios convencionais sobreviveram ao impacto do ciclone e nenhuma comunicação oficial precisou ser feita via faixas de radioamador.

Na operação, vários radioamadores estavam a postos para atuar caso necessário, dentre os quais um que prestou exames após o desastre do ciclone Fani, ano passado. Na região em que ele vivia, não haviam radioamadores na época em que o furacão passou e certamente a atuação destes, vindos de outras regiões, deve ter inspirado o jovem colega a se oferecer para ajudar, tornando-se radioamador e atuando no episódio do ciclone Amphan.

A preparação e a velocidade com que os membros da ARSO construíram um link de comunicação de emergência foram elogiadas pelas autoridades locais e pelas equipes da defesa civil.

Viva o radioamadorismo!!!!!






Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem