Por Alisson, PR7GA

Um dos rádios mais simples e fáceis de construir é o chamado rádio de cristal. Usando um diodo de germânio como detector (ou até mesmo uma lâmina de barbear...) a montagem utiliza pouquíssimos componentes e não precisa de fonte de alimentação, já que a energia para funcionar vem a partir do próprio sinal de rádio recebido. Billy Cheung, um experimentador chinês e entusiasta deste tipo de rádio, decidiu construir um usando um detector não convencional - o chip de um cartão de crédito.

Não se trata de um trabalho de hacker, reprogramando o chip ou algo parecido. Na verdade, Billy utilizou o diodo que está presente em muitos cartões de crédito como proteção contra descargas eletrostáticas (ESD). Para isso, basta encontrar os pinos certos dentre os que estão disponíveis no chip, utilizando um multímetro para encontrar o diodo. Daí, é só conectar ao restante do circuito do rádio de cristal. 


Ele ainda foi além. Construiu o rádio inteiro usando o próprio cartão como suporte, incluindo as bobinas de forma a formar um indutor variável, usado para sintonizar o rádio. Ao final, o receptor ficou com um aspecto extremamente fino, já que não é usado um capacitor variável , muito mais volumoso. Ao conectar a antena e girar o "dial" do rádio, as estações são sintonizadas e, com um fone de ouvido de alta impedância, pode-se ouvir as emissoras AM. 

Como bom experimentador, Billy mostra os detalhes num vídeo para quem deseja repetir sua ideia, no qual chega até a enrolar as bobinas em tempo real. Todas as instruções estão lá, incluindo gabaritos para fazer os cortes necessários no cartão.


Claro que, para fazer isso, o cartão será destruído e portanto não é recomendável utilizar seu cartão do banco para montar seu rádio, especialmente em tempos de isolamento! Mas caso a sociedade entrar em colapso, todos teremos uma ótima fonte de diodos quando os caixas eletrônicos se tornarem inúteis... hi hi hi





Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

2 Comentários

  1. Parabéns aos Radioamadores do Nordeste Creio que hoje os Radioamadores ativos estão no Nordeste onde faz rádio sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer q ou e a maioria dos Radioamadores ativos estão no Nordeste

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem