Por Alisson, PR7GA

Uma história incrível envolvendo um contato transatlântico, o modo Digital Voice e as redes DMR e C4FM aconteceu semana passada nos EUA. Em 18 de maio, Richard Tashner, N2EO, de Nova York, havia sofrido uma emergência e não conseguia alcançar o telefone para pedir ajuda. Richard, radioamador já veterano, é cadeirante e não possui as duas pernas. Os relatos aos quais tivemos acesso não dão detalhes, mas provavelmente o colega sofreu uma queda e ficou assim impossibilitado de pedir ajuda.

Porém, ele conseguiu agarrar o microfone de seu rádio DMR, que estava sintonizado em determinado TG. Sem saber se seria ouvido, ele começou a pedir ajuda pelo rádio. Surpreendentemente, foi ouvido e atendido por um radioamador que estava do outro lado do Atlântico, na Escócia. Maxis Johnston, GM0MRJ atendeu ao pedido de socorro e imediatamente colocou seu rádio no TG91, o que corresponde a uma chamada internacional na rede DMR/Brandmeister e passou a solicitar qualquer colega nos EUA para ajudar ao colega necessitado.

Ken Dix, KB2KBD, do estado de Delaware, monitorava a repetidora local quanto ouviu em seu rádio uma chamada de emergência. Era o colega escocês que chamava. Sua repetidora estava conectada justamente àquele TG aonde o pedido de socorro estava sendo feito. Ele então ligou para o departamento de polícia em Nova York, perto do QTH do colega acidentado, e a ajuda foi enviada.

Ken disse que o atendente em Nova York conseguiu ouvir parte do contato via rádio entre ele, o colega escocês e o colega que havia sofrido o acidente e este ficou surpreso ao ver como uma chamada via rádio foi de Nova York à Escócia, depois para Delaware e finalmente retornou a Nova York. O funcionário também ficou surpreso com a rapidez com que as informações foram transmitidas através do Atlântico.

O colega Richard Tashner, N2EO, que se acidentou

O repetidor que serviu como elo final para que o socorro chegasse opera em 146,910 MHz no modo C4FM Fusion e está conectado também à rede DMR. O repetidor está localizado no complexo Delaware State Communications.

Isto mostra o valor das novas tecnologias que vêm sendo assimiladas pelo nosso hobby, que pode conviver tanto com tecnologia de ponta como as redes Digital Voice, como com modos clássicos como a telegrafia. Nossos parabéns aos radioamadores que rapidamente criaram este elo transatlântico para ajudar um colega necessitado.

Viva o radioamadorismo!

Fonte:





Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem