Por Alisson, PR7GA

O QTC da LABRE divulgou (e o QTC da ECRA repercutiu também) uma iniciativa da Universidade Federal de São João Del Rei que está reunindo o radioamadorismo e a educação num projeto entitulado "Radioamadorismo como ferramenta de ensino", idealizado pelo professor Marconi de Arruda Pereira, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades. 

A novidade agora é que o projeto conta com um site oficial dentro do portal da Universidade para divulgar suas ações e disponibilizar recursos e experiências correlatas em outras instituições. A página, que apesar de estar em fase inicial, já é bastante promissora. Ela pode ser acessada pelo endereço https://ufsj.edu.br/py4cap/index.php.

A ideia é levar a iniciativa às escolas de Ouro Branco para instigar o interesse pela Ciência e tecnologia nas crianças e adolescentes. “Espero que a realização de experimentos simples motivem neles o gosto pela tecnologia, pela física e pela eletrônica”, conta o professor.

Marconi, que também é radioamador (PY4CN), está sendo auxiliado pelo aluno Henrique Santiago Ferreira da Silva, que também é radioamador, licenciado recentemente (PY4HSF). Em notícia divulgada no site da UFSJ, ele disse: “Estou lidando com extensão desde calouro. Já realizei outras atividades durante o curso, sempre paralelas à extensão, o que agregou demais não só à minha vida acadêmica, mas também me mudou como pessoa, faz parte de quem sou hoje”. 

Ainda segundo a notícia, "o plano para as atividades com estudantes do Ensino Fundamental consiste na apresentação da telegrafia, da radioescuta, da comunicação via satélite, dos balões meteorológicos e da comunicação com a Estação Internacional Espacial. Tais atividades, que seriam ministradas por Henrique, foram adiadas devido às medidas de isolamento social. Educadores e escolas interessadas em parceria com o projeto devem entrar em contato com o professor Marconi Pereira, pelo email marconi@ufsj.edu.br".

É o nosso hobby a cada dia aproximando-se também da Academia! Parabéns a todos os envolvidos e VIVA O RADIOAMADORISMO!


Fontes:
https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8021
https://ufsj.edu.br/py4cap/index.php


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

2 Comentários

  1. SENSACIONAL. Muito bacana esta iniciativa. Dará um impulso positivo no nosso hobby científico. 73 Paulo PV8DX

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem