Por Alisson, PR7GA

Numa iniciativa para preservar a memória do radioamadorismo no estado do Mato Grosso, o Osvaldo, PU9OJZ, e sua xtal Kelly PU9YLL, estão se dedicando a uma tarefa difícil mas muito prazerosa e importantíssima: eles receberam caixas e mais caixas contendo inúmeros documentos importantes, como antigos QTCs falados da LABRE de Mato Grosso, bem como antigos cartões QSL de contatos feitos com a estação oficial daquela estadual.

Tudo começou quando o Osvaldo se dispôs a entregar diversos cartões QSL que estavam aguardando a entrega na sede da LABRE-MT. Ele iniciou a separação para levar aos destinatários, pagando do próprio bolso envelopes, outros materiais e até o combustível para entregar em mãos os preciosos registros. Chegando na casa do Cláudio, PY9MT, que já foi presidente daquela estadual, foi apresentado ao material e lhe foi confiado para que realizasse a digitalização.









Hoje, Osvaldo e sua digníssima esposa Kelly estão empenhados em digitalizar tudo e colocar à disposição dos colegas interessados em conhecer mais a história do radioamadorismo em Mato Grosso por meio dos materiais que estão sendo cuidadosamente manuseados, muitos deles, já deteriorados pela ação do tempo e de insetos. Como dissemos, todos os custos estão correndo por conta deles, com a exceção do envio de alguns cartões QSL para colegas de outros estados. 

Como exemplo, deixamos um "gostinho" do material que em breve será disponibilizado gratuitamente. Trata-se do QTC Falado da LABRE-MT Nº36, de 1992, portanto, 38 anos atrás:


O QTC da ECRA parabeniza ao Osvaldo, PU9OJZ, e sua esposa Kelly PU9YLL pela preocupação com a história do radioamadorismo em seu estado, e porque não dizer, da história do radioamadorismo brasileiro, diante de tantos que não só não dão importância, mas ainda destroem preciosos registros como estes que foram resgatados pelo nosso colega. Viva o radioamadorismo!!!!






Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

1 Comentários

  1. Parabéns pela reportagem . Aqui em Taubaté temos um museu do Radioamador dentro do Museu da imagem e do som , sala com equipamentos antigos e atuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem