QTC DA ECRA – 15ª ed./2020
Em 29/07/2020


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 15 de 2020. Hoje, 29 de Julho de 2020. 

Pedimos que os colegas deixem a frequência livre durante esta transmissão.  
 ESPAÇO DE CÂMBIO 

Para ouvir o QTC da ECRA, basta sintonizar numa das repetidoras linkadas. Pela internet, você pode ouvir e assistir o QTC via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. Estamos transmiindo via ECHOLINK pelo link PR7GA-L. Também estamos transmitindo pelo aplicativo Zello, no canal "QTC da ECRA".

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.


Quer aprender CW? Acesse agora o curso 
completo do Tino, PT7AA, que o QTC da ECRA está disponibilizando gratuitamente para download. Acesse telegrafia.ecra.club/


Seja sócio da ECRA! Saiba como!

Qualquer radioamador pode ser sócio da ECRA. E a partir de agora, o processo de associação passa a ser feito de forma muito mais prática e fácil, bastando para isso preencher a proposta de associação ONLINE:

sejasocio.ecra.club



PALAVRA DO PRESIDENTE EDMAR PU7ESE





É amanhã o contato entre escola do Rio e a ISS! Acompanhe pelo Youtube
Por Alisson, PR7GA

Nesta quinta, dia 30/07/2020, conforme anunciamos semana passada, teremos o aguardado o contato entre a Escola Americana do Rio de Janeiro e a ISS, a Estação Espacial Internacional. O evento foi comunicado pelo Tony, PY1AX, diretor de ensino e tecnologia da LABRE-RJ.

O evento, programado para iniciar a partir das 13:41, horário de Brasília, acontecerá via "telebridge", meio pelo qual uma estação de radioamador em terra faz contato via rádio com a ISS e a partir dela a escola fará perguntas e ouvirá as respostas por videoconferência. Falamos disto em uma matéria aqui no QTC, que pode ser lida clicando aqui.

A estação terrena que irá fazer a ponte é ON4ISS, que fica localizada na Bélgica e tem todos os recursos necessários tanto para contactar a ISS em 145.800 MHz quanto para fazer a ponte com os estudantes brasileiros, que farão diversas perguntas para o astronauta Chris Cassidy, KF5KDR. 

O evento será transmitido, em áudio e vídeo, pelo Youtube, a partir das 13:30, horário de Brasília. Veja em nosso site. O QTC da ECRA parabeniza o nobre colega, a LABRE-RJ e a Escola Americana do Rio de Janeiro por abraçar esta causa, mostrando a importância e a utilidade do radioamadorismo como ferramenta de ensino. 

Viva o radioamadorismo!



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.



Participe da CP48 para garantir mais uma banda de radioamador (70MHz/4 metros)
Por Ronnan Werneck, PP2RON

A ANATEL abriu a Consulta Pública nº 48, a qual se encerra no dia 3 de agosto às 23:59h, para colher contribuições para a destinação do espectro que foi liberado pelas emissoras de TV após a migração das mesmas para a faixa de UHF, deixando um longo segmento de frequências ociosas. Dentro desta faixa de frequências, temos a banda de amador de 4 metros, em 70 MHz, a qual é utilizada em diversos países do mundo. Assim, a consulta é uma oportunidade de nos manifestarmos e solicitar nessa que o segmento de 69.500 a 70.500 MHz seja autorizado aos radioamadores brasileiros operarem nessa banda de VHF.

Para ajudar aos colegas que queiram fazer a sua contribuição e, quem sabe, garantir mais uma faixa de radioamador ativa no Brasil, temos uma sugestão de texto e um tutorial, em nosso site. 

Embora não muito difundida pelo mundo, a banda de 70MHz não é nova para os radioamadores europeus. Em 1956, após vários anos de intenso lobby pela Radio Society of Great Britain (RSGB), a banda de 4 metros foi alocada para radioamadores britânicos como um substituto da antiga banda de 5 metros. Por vários anos, a  banda de 4 metros tinha apenas 200 kHz de largura, de 70,2 a 70,4 MHz; mas foram posteriormente movidos para a alocação atual de 70,0 a 70,5 MHz.

Por ocasião do Ano Geofísico Internacional 1957-1958, vários países receberam frequências entre 70-72,8 MHz. Irlanda: 70.575-70.775 MHz, Finlândia: 70.2-70.3 MHz, Alemanha: 70.3-70.4 MHz, Países Baixos: 70.3-70.4 MHz, Noruega: 70.6-72.0 MHz, Iugoslávia: 72.0-72.8 MHz e Áustria: licenças especiais de 70 MHz.

Em março de 1993, o Escritório Europeu de Radiocomunicações (atualmente ECC) da CEPT lançou a Fase II de uma investigação detalhada sobre espectro (DSI), cobrindo a faixa de frequências 29,7-960 MHz. Os resultados foram apresentados em março de 1995. Em relação ao Serviço de Radioamador, a equipe de gerenciamento da DSI recomendou (entre outras coisas) que 70 MHz sejam considerados como uma banda amadora.

Vamos contribuir e divulgar para todos os colegas com a esperança de obtermos sucesso na conquista de mais uma banda para o radioamadorismo brasileiro.




Loja leva multa milionária por vender drones que operam em faixas de radioamador
Por Alisson, PR7GA

A FCC, o equivalente à ANATEL dos EUA, multou a loja HobbyKing em quase 3 milhões de dólares, o equivalente a mais de 15 milhões de reais. A loja é especializada na venda de drones e outros equipamentos radiocontrolados. O motivo é que a loja importa e vende drones que burlam a legislação. A multa milionária foi emitida depois que a liga americana de radioamadores denunciou a HobbyKing por vender drones que operam em frequências amadoras e não amadoras, em alguns casos comercializando-os como se fossem equipamento de radioamador. 

A FCC descobriu que dezenas de dispositivos comercializados pela empresa transmitiam em faixas de frequência não autorizadas e, em alguns casos, com níveis excessivos de potência. “Essas transmissões ilegais podem interferir nos principais serviços governamentais e de segurança pública, como sistemas de aviação”, afirmou a FCC. Além disso, a investigação do FCC concluiu que 65 modelos de dispositivos comercializados pelo HobbyKing não eram homologados/homologados. Em resposta à investigação, a HobbyKing não contestou os fatos expostos mas se limitou a apresentar argumentos legais, mas sem sucesso. Daí, a multa foi agora aplicada.

Em sua resposta, a HobbyKing afirmou ter deixado de comercializar os 65 modelos identificados pelo FCC e prometeu que iria "se esforçar" para não comercializar outros dispositivos de RF não conformes. O HobbyKing tem 30 dias para pagar a multa. Se não o fizer, o assunto será encaminhado ao Departamento de Justiça dos EUA para cobrança.




Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.






EsCom do Exército inicia mais um curso de Telegrafia para Sargentos


A Escola de Comunicações [do Exército] iniciou, no dia 20 de julho, o seu ciclo anual de especializações, com o Curso de Telegrafia para Sargentos. O referido curso tem por objetivo qualificar os Segundos-Sargentos e Terceiros-Sargentos de carreira da Arma de Comunicações para ocuparem cargos e para desempenharem funções que exijam conhecimentos e práticas especializadas, capacitando-os à operação de Estações Rádio do Sistema de Telemática do Exército (SISTEX) e tornando-os aptos a instalar, explorar e manter os equipamentos que operem em Código Morse, na faixa de alta frequência (HF).

Neste ano, foram tomadas diversas medidas preventivas visando o combate à pandemia de COVID-19 para garantir a máxima integridade física dos alunos, como testagem e utilização de máscaras, disponibilização de álcool gel, dentre outras.

Veja outras notícias envolvendo telegrafia e comunicações no Exército Brasileiro acessando a matéria no site.




Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.




Estação Espacial Internacional (ISS) volta a transmitir imagens em SSTV na próxima semana

Por Alisson, PR7GA

A ISS estará novamente transmitindo imagens em SSTV na próxima semana, dias 04 e 05 de agosto, conforme foi informado via Twitter e confirmado no site dedicado a SSTV via ISS.

É mais um experimento Inter-MAI-75, destinado a combinar os esforços de universidades e radioamadores na Rússia e nos Estados Unidos para desenvolver ferramentas tecnológicas para interação com os astronautas da ISS e trabalhar modos de transmissão e tipos de informação (texto, voz e informações de telemetria, imagens, vídeo, etc.) que foram obtidas como resultado de experimentos científicos e educacionais através do uso de comunicações de radioamador a bordo da ISS. 

As datas e horários programados para as transmissões são as seguintes:

4 de agosto das 12:25 às 18:10 UTC
5 de agosto das 11:15 às 18:45 UTC

As imagens SSTV serão transmitidas na frequência de 145.800 MHz já provavelmente utilizando os novos equipamentos de radioamador que foram levados para a ISS este ano. Espera-se que eles usem o formato PD-120 SSTV. 

Para receber as imagens, basta ter os dados de rastreamento da ISS para saber quando ela estará passando em sua localidade, um HT, um celular com o aplicativo ROBOT36 para Android e estar numa área aberta, sem obstáculos. 

Mais informações sobre SSTV e sobre como decodificar, acesse o site do qtc em qtc.ecra.club. Para rastrear a ISS, pode ser utilizado o aplicativo ISS DETECTOR, ou um dos vários sites de rastreamento disponíveis. Por exemplo, o site do colega americano N2YO.




Como o evento está programado para logo após a partida da espaçonave Space X Demo-2, qualquer alteração na operação afetará os horários programados para as transmissões em SSTV.

Prepare seu equipamento, faça o rastreamento da ISS, fique no aguardo/na escuta e boa sorte! 


O QTC da ECRA termina por aqui. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso BLOG, no seguinte endereço: qtc.ecra.club. Por este endereço os colegas poderão se inscrever e receber todas as notícias que forem lá publicadas em primeira mão. 

Agora, ouviremos a participação dos colegas que queiram emitir suas opiniões a respeito das matérias deste QTC ou quaisquer outros assuntos. Daremos oportunidade para os colegas via ECHOLINK, ZELLO e finalmente, via rádio.









Agradecemos a todos os ouvintes pela audiência e convidamos a todos para participar via rádio logo após o término desta transmissão, emitindo suas opiniões. Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE a todos! Aqui PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande que deixa a frequência livre. 





Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem