Por Alisson, PR7GA

Você sabe o que é "acessibilidade"? Se você está lendo este texto na tela de um celular, ou computador, utilizando sua visão para isso, provavelmente a palavra não soará muito familiar. Porém, para muitas pessoas com dificuldade para enxergar ou deficiência visual, a palavra "acessibilidade" é da mais alta importância. Em poucas palavras, ela define o quão fácil ou difícil será para que uma pessoa que tem algum tipo de deficiência sensorial ou motora terá para usufruir de um determinado recurso. Um prédio acessível será aquele ao qual o acesso de pessoas com deficiência foi pensado e facilitado por meio de, por exemplo, indicadores no piso para ajudar aos cegos, ou com rampas suficientemente suaves para cadeirantes, etc.

Mas, e na área do radioamadorismo/faixa do cidadão? Existem muitos colegas que têm algum tipo de dificuldade ou deficiência, e existe pouca ou nenhuma informação a respeito de acessibilidade no que se refere a nossos rádios. Quais são os mais acessíveis (fáceis de serem operados por pessoas com deficiência visual)? Quais os mais complicados? Não temos conhecimento de algo que ajude uma pessoa recém licenciada, que está começando agora no rádio, a por exemplo escolher um rádio que ela consiga operar com facilidade.

Para tentar ajudar esses colegas, foi criado no whatsapp um grupo para reunir radioamadores e operadores da faixa do cidadão que têm deficiência visual para troca de experiências. A iniciativa é do colega Daniel Picoloto Bernardini, PP5FT, de Balneário Camboriú, SC. Ele tem deficiência visual e nos encaminhou o convite para participar do recém criado grupo, que reproduzimos abaixo:

Olá pessoal. Compartilho o link do grupo de WhatsApp, exclusivo para radioamadores e/ou  operadores da faixa do cidadão, que possuem deficiência visual. O intuito é de discutirmos como está a acessibilidade nos equipamentos de rádio comunicação, acesso a sites de telecomunicações e demais assuntos ligados ao nosso hobby. Se você é pessoa com deficiência visual, venha compartilhar conosco a sua  experiência, ou se você conhece alguém, favor divulgar este link. Obrigado. Daniel - PP5FT 

Para participar do grupo, entre em contato basta acessar o link de convite do Whatsapp no seguinte endereço atualizado:



Segundo o Daniel, o whatsapp foi a plataforma escolhida para criar o grupo pela grande quantidade de usuários, bem como a facilidade com que os colegas com deficiência têm para acessar a rede por meio de um smartphone, pois hoje em dia, por mais simples que seja o aparelho, ele irá contar com recursos de leitura de tela e outros para tornar possível sua utilização por parte dos que têm dificuldade ou deficiência na visão. 

Desejamos sucesso para o novo grupo e que possa ajudar a esses colegas a poder estar nas faixas e operar seus rádios sem nenhuma dificuldade. Meu saudoso pai, o Gabmar Cavalcanti, do qual eu hoje detenho o indicativo que ele usou por muitas décadas no rádio, era também deficiente visual e muito ativo por meio das novas tecnologias que facilitam a vida dos que têm baixa visão ou deficiência total. Certamente, se estivesse vivo, já estaria com certeza integrando e participando do grupo do Daniel.

Viva o radioamadorismo!






Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

1 Comentários

  1. Legal.....aqui em Uberlândia temos 2 deficientes radioamadores o Charles (visual) e o Dedé (mobilidade) PY4ADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem