Por Alisson, PR7GA

Radioamadores da ROER - Rede de Operações de Emergência de Petrópolis, RJ estão dando apoio nas radiocomunicações na operação de combate ao incêndio que consome uma grande área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO, na região serrana do Rio. Segundo informou Fabio Hoelz, PY1ZV, presidente da ROER e coordenador da equipe de radioamadores no local, são sete colegas que estão atuando voluntariamente na operação.
Com o auxílio de helicóptero, foi montada uma estação base com antenas direcionais no topo do Morro do Açu, a mais de 2.200m de altitude, para cobrir toda a área aonde as equipes de combate ao fogo estão atuando, alimentada por baterias. No local, permanecem a postos diariamente dois radioamadores, sendo que um deles pernoitando para manter a segurança dos brigadistas que também estão pernoitando no alto do Morro do Açu.



Foram distribuídos 4 rádios HT para uso das equipes. Para as comunicações entre base e a área de combate ao fogo, foi montado um link VHF/UHF com o auxílio de uma estação montada pelo pessoal da ROER, mais uma repetidora de banda cruzada (crossband) baseada no ICOM IC-2820 no QTH do colega Amarildo PY1AR que tem visada para o morro, de forma que o comando de operações esteja sempre em contato com as equipes. No comando, permanecem mais cinco colegas em esquema de revezamento.

Informações atualizadas e fotos da operação podem ser encontrados no perfil no facebook da ROER. Confira: https://www.facebook.com/roerpet

Parabéns à ROER e aos bravos colegas que não medem esforços para SERVIR, como convém a todo bom radioamador! Viva o radioamadorismo!



















Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem