Por Alisson, PR7GA

Nesta segunda feira, o Patrono do Radioamadorismo Brasileiro, Padre Roberto Landell de Moura, foi tema de uma interessante palestra online promovida pelo Capítulo Estudantil de Teoria e Técnicas de Microondas [MTT-S] da UFCG. Dois alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica, Matheus Victor e Victor Emanuel se uniram e trouxeram, em pouco mais de 50 minutos, um panorama sobre a história, os inventos e os diversos problemas que enfrentou o padre-inventor brasileiro, pouquíssimo conhecido até mesmo em nosso país. A palestra foi entitulada "Esquecido nas Ondas: O Estudo de Roberto Landell de Moura".



Os palestrantes falaram sobre os experimentos com transmissão de voz por meio de ondas eletromagnéticas que o Pe. Landell fez cerca de 20 anos antes do que fez aquele tido como inventor do rádio. Guglielmo Marconi, bem como a intensa oposição que suas práticas receberam por parte da sociedade da época e até mesmo dentro da própria Igreja que resultaram infelizmente, em seu quase esquecimento. Também foram citadas outras invenções e descobertas que o nosso patrono desenvolveu, também de forma pioneira no mundo. Cerca de 26 pessoas assistiram à apresentação, entre estudantes de graduação e ao menos um professor do IFF.

Em contato por email com o MTTS, eles explicaram de onde surgiu a ideia de falar sobre o Pe. Landell:

A ideia para esta palestra surgiu a partir de um brainstorm feito pelos membros da nossa diretoria. Visto que no mundo de microondas estamos cercados por vastos inovadores e pesquisadores de alta reputação, torna se importante pesquisar e aprender todos os passos e contribuições feitas para a evolução desse estudo. Neste olhar, vimos a importância de ressaltar e estudar uma figura nacional que contribuiu ao percurso dessa área de estudo. A partir disso, dois membros de nossa diretoria, Matheus Victor (Vice presidente do capítulo estudantil de Teoria e Técnicas de Microondas [MTT-S] da UFCG) e Victor Emmanuel (Secretário do capítulo estudantil de Teoria e Técnicas de Microondas [MTT-S] da UFCG), ambos alunos de graduação e motivados pelos estudos de telecomunicações, se ergueram para preparar uma informativa palestra a respeito de Pe. Roberto Landell de Moura.

A palestra foi organizada, como dissemos, pelo Capítulo Estudantil de Teoria e Técnicas de Microondas da UFCG, um ramo do IEEE sediado na UFCG que promove cursos, palestras e projetos diversos que complementem a formação dos estudantes, além de desenvolver habilidades de liderança e networking. a ECRA já recebeu um outro grupo de estudantes ligados ao IEEE para uma visita técnica. Clique aqui para ler sobre esta visita.

O QTC da ECRA parabeniza o Capítulo Estudantil de Teoria e Técnicas de Microondas da UFCG pela escolha do tema e à dupla Matheus e Victor pela brilhante e instrutiva apresentação, destacando a figura de nosso patrono e precursor das telecomunicações, Pe. Roberto Landell de Moura, de modo que as novas gerações possam conhecer seus feitos.


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem