Por Alisson, PR7GA

[ATUALIZADO com uma correção no segmento de repetidoras da banda de 2m] Semanas atrás o João Roberto Gândara, PY2JF, publicou no grupo do CRAM - Clube de Radioamadores de Americana, SP, um trabalho inédito: um infográfico contendo as faixas e subfaixas que estão disponíveis aos radioamadores do Brasil, de acordo com a legislação mais recente da ANATEL (Resolução 697 e Ato 9106). Fantástico trabalho patrocinado pela ICOM e que teve a colaboração do próprio PY2JF e de sua filha, Barbara PY2BAH.

Alguns colegas posteriormente apontaram alguns detalhes para melhorá-lo. Em contato com o autor, me ofereci para fazer uma revisão e corrigir estes detalhes, além de acrescentar mais três bandas para cobrir todas as faixas desde ondas longas (2200 m) até a última faixa de UHF (13 cm), com a ajuda de outro colega experiente, o Julio Maronhas PP2BT. Após uma semana de trabalho intenso e depois de passar pelo crivo do PY2JF, apresentamos abaixo este guia que julgamos ser de extrema utilidade para todo radioamador que se preocupa em estar em linha com o que determina nossa legislação. 

Aliás, diga-se de passagem que sua complexidade em relação às subfaixas é quem determinou o imenso trabalho que tivemos. Por este motivo, dadas as suas nuances, é possível que hajam ainda inconsistências. Caso alguém detecte algum problema, pedimos o favor de nos avisar por email (pr7ga@ecra.org.br) ou por WhatsApp: (83)98890-3221 para que façamos a devida correção.

Do ponto de vista técnico, o plano de bandas continua com seus elementos gráficos apresentados de forma vetorial, o que significa que pode ser impresso inclusive em formato "Banner", em tamanho gigante, ou em qualquer tamanho desejado, pois não perde qualidade mesmo quando ampliado. Para comprovar isso, basta abri-lo e dar "zoom", comprovando que não perde qualidade, não importa o quanto aproximemos.

Para baixar o documento, clique aqui. Abaixo, é possível visualizá-lo.

 

É preciso lembrar que, por mais que pretendamos que seja fidedigno, o presente trabalho não pode e jamais será um substituto à leitura atenta da legislação vigente, mesmo porque esta muda constantemente, especialmente aqui em nosso país. Assim, o radioamador consciente não olvidará em conferir atentamente se está dentro das normas.

Nossos agradecimentos aos colegas que nos auxiliaram. Agradecemos especialmente ao PY2JF pela confiança em poder revisar seu excelente trabalho! Viva o radioamadorismo!

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

7 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem