QTC DA ECRA – 17ª ed./2020
Em 12/08/2020


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 17 de 2020. Hoje, 12 de Agosto de 2020. 

Pedimos que os colegas deixem a frequência livre durante esta transmissão.  
 ESPAÇO DE CÂMBIO 

Para ouvir o QTC da ECRA, basta sintonizar numa das repetidoras linkadas. Pela internet, você pode ouvir e assistir o QTC via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB. Estamos transmiindo via ECHOLINK pelo link PR7GA-L. Também estamos transmitindo pelo aplicativo Zello, no canal "QTC da ECRA".

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.


Quer aprender CW? Acesse agora o curso 
completo do Tino, PT7AA, que o QTC da ECRA está disponibilizando gratuitamente para download. Acesse telegrafia.ecra.club/


Seja sócio da ECRA! Saiba como!

Qualquer radioamador pode ser sócio da ECRA. E a partir de agora, o processo de associação passa a ser feito de forma muito mais prática e fácil, bastando para isso preencher a proposta de associação ONLINE:

sejasocio.ecra.club



PALAVRA DO PRESIDENTE EDMAR PU7ESE





Novo beacon  em 28 Mhz
PY1JH em GG76RX 
Frequência de 28.217Mhz 
Atena yagi de 2 elementos 
20Wats de potência 
Reportagens pelo seguinte email:

camposc.61@gmail.com

Aos amigos que puderem enviar reportagens serão recompensados com um bonito cartão QSL.

73's de PY1JH Campos







Orientações para participar da Consulta Pública 51 sobre interferências de fontes não intencionais

Continuamos conclamando os colegas radioamadores a participarem da Consulta Pública 51, que trata do tema das emissões não intencionais advindas de equipamentos que não são de telecomunicações mas emitem RF. Ou seja: trata-se do famoso QRM causado por lâmpadas LED, fontes chaveadas, e demais artigos que tiram a paz de todos nós, radioamadores. o QTC da ECRA já falou sobre o tema e recomendamos que os colegas leiam as explicações lá contidas para entenderem melhor o que está em jogo. Clique aqui.

Para fazer sua participação, acesse o site da LABRE em www.labre.org.br ou vá diretamente para http://labre.org.br/orientacoes-cp51-fontes-nao-intencionais/.

O tema é extremamente importante e afeta a todos nós. Recomendamos fortemente a todos os colegas radioamadores e operadores da faixa do cidadão que participem desta consulta pública para mostrarmos nossa insatisfação com o problema, já que somente agora, após longo período de tentativas de sensibilização por parte da LABRE, o assunto está sendo finalmente tratado.

Lembramos também que qualquer pessoa maior de idade pode participar, não apenasos radioamadores e demais radioperadores. Por isso, a ideia é que possamos sensibilizar parentes e amigos para que se juntem à nossa causa, mesmo porque o tema das interferências afeta a toda a sociedade, não somente os que trabalham diretamente com as radiocomunicações. Acesse o site da LABRE www.labre.org.br



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.






Neste fim de semana começa o CVA 2020

Por Alisson, PR7GA

O Concurso Verde e Amarelo ou CVA, é o mais tradicional concurso de radioamadorismo da história brasileira. Criado há mais de 50 anos, é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil. Este ano, acontecerá a 61ª edição do concurso, o que demonstra a sua tradição e demonstração de proficiência ao longo de todos esses anos. 

O CVA 2020 começa na modalidade CW no sábado dia 15/08 às 21h UTC (18h Brasília) e vai até o domingo dia 16/08 também às 21h UTC (18h Brasília). Em seguida, a festa em SSB começa no fim de semana seguinte, seguindo o mesmo QTR. Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros ou estrangeiros nas bandas de 80m, 40, 20m, 15m, e 10m, respeitando obviamente as restrições de bandas e modos para cada classe, A, B ou C. O regulamento completo pode ser visto no site oficial do conteste no endereço: http://www.cvadx.org/

Normalmente, as subfaixas de CW e fonia ficam totalmente ocupadas por estações neste saudável, divertido e emocionante certame. A ECRA deseja boa sorte a todos os participantes.

Viva o radioamadorismo!!!!
Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.




Chile: Dia do Radioamador é celebrado com transmissão de imagens em SSTV
Traduzido por Alisson, PR7GA


O Rádio Clube do Chile, a associação nacional de radioamadores daquele país, está promovendo uma atividade para comemorar o Dia do Radioamador Chileno nas bandas de 2 metros, 70 centímetros e também nos 40 metros. O Dia do Radioamador do Chile é comemorado em 14 de Agosto.

A atividade é aberta tanto a radioamadores quanto aos radioescutas (SWL). O objetivo é promover e divulgar o uso dos modos digitais, enfocando um dos mais antigos porém plenamente utilizados hoje em dia, o SSTV, sigla para Slow Scan TV (Televisão de Varredura Lenta).

14 de agosto: das 16h00 horário de Brasília (19h00 UTC) às 19h00 (22:00 UTC)
15 de agosto: das 16h00 horário de Brasília (19h00 UTC) às 20h00 (23h00 UTC)

Freqüências de operação

SSB 7.170 Khz
145,600 MHz em FM
433,100 MHz em FM

MODO SSTV Martin 2

Será transmitido um conjunto de 5 imagens alusivas ao “Dia Nacional do Radioamador”. Os participantes deverão recebê-las e decodificá-las.

Todas as estações participantes irão receber um cartão QSL digital alusivo à atividade mediante o envio de seu log com a imagem ou imagens captadas, frequência de recepção, horário, e indicativo de chamada ou nome completo em caso de não possuir licença.

As estações que consigam captar as 5 imagens receberão uma carta de participação por terem recebido integralmente as imagens desta atividade.

Envio de logs será por e-mail: diaradioaficionado@ce3aa.cl, até 22 de agosto. instruções na página do QTC da ECRA.

Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.




Novo recorde de distância na banda de 23cm: mais de 2.700 km!
Traduzido e adaptado por Alisson, PR7GA

No dia 17 de julho de 2020, houve uma abertura de propagação entre as Ilhas Canárias e a região do Reino Unido e Irlanda nas bandas VHF e UHF que acabou permitindo um novo recorde de distância na faixa de 23cm por propagação troposférica da Região 1 da IARU (Europa e África). Um das estações envolvidas na quebra do recorde, o colega Cesar EA8CXN relata em seu site como aconteceu.

G7RAU é o primeiro a fechar um contato em SSB na banda de microondas 1296.200 MHz usando apenas 5 watts e uma antena Yagi de 56 elementos. G4LOH também conseguiu contato. Após um período de forte QSB, finalmente EI2FG conseguiu fechar contato em SSB em 23 cm. A distância vencida neste contato foi de incríveis 2.714 km. 

Para entender melhor o que significam estes 2714 km de distância em 1296 MHz, observem que é quase a distância entre João Pessoa e o ponto mais próximo do continente africano, em Serra Leoa. É também a distância que separa Porto Alegre da capital de Rondônia, Porto Velho. 

EQUIPAMENTO UTILIZADO

Para fechar o contato recorde em 23 cm, EA8CXN estava transmitindo com 150 watts em uma pequena placa parabólica com 50 cm de diâmetro, alimentada por uma pequena Yagi de 3 elementos polarizada horizontalmente. 

Já EI2FG estava usando sua estação EME, com 200 watts de potência e uma antena parabólica de 3 metros de diâmetro, com polarização circular direita na transmissão e polarização circular esquerda na recepção.

Conforme é relatado pelo colega EI7GL, o maior obstáculo para quebra de recordes é provavelmente a falta de estações em 23 cm. Se a estação D4VHF nas Ilhas Cabo Verde, na costa da África, começar a operar nesta faixa, o recorde poderá ser aumentado para a casa dos 4000 km.




Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.





ROER abre o acesso a seu curso de radioamadorismo no Facebook e Youtube
Por Alisson, PR7GA

Dando continuidade ao anúncio que fizemos de instituições oferecendo cursos online e gratuitos para radioamadoriosmo, uma delas, a ROER, de Petrópolis, resolveu tornar públicas as aulas promovidas pela plataforma Zoom, que é restrita a 100 participantes.

Segundo o presidente desta instituição, Fábio Hoelz, PY1ZV, após o anúncio da abertura do curso gratuito, houve uma procura muito além das expectativas, ao ponto de serem obrigados a encerrar as inscrições após poucos dias de seu início. Foram pouco mais de 400 inscritos, o que obrigou a reorganização e replanejamento do curso para acomodar a todos.

Agora, por meio do Facebook, na página da ROER, os interessados poderão acompanhar ao vivo as aulas e revisá-las à vontade. O curso de preparação para o radioamadorismo da ROER acontece via página da ROER no Facebook todas as segundas, terças e quintas, sempre às 19h, horário de Brasília, e será conduzido pelos instrutores Sandro PY1PBA, Ricardo PY1RI, Cláudio PY1KPL e Weslley PU1TEE. Este último, o Weslley, por sinal, foi o primeiro candidato a ser aprovado nas provas online da ANATEL, como publicamos à época. 

E não ficará apenas nisso. Em setembro, ainda segundo Fábio, a ROER oferecerá cursos de Telegrafia (CW) e de Radioeletricidade, já visando aos que pretendem ascender de classe, tão logo a ANATEL retorne com as provas para Classe B. O QTC da ECRA repercutirá a abertura destes novos cursos assim que divulgados pela ROER.

Viva o radioamadorismo!



Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.



Emergência: Radioamadores dão apoio nas comunicações no combate ao incêndio na Serra dos Órgãos, RJ

Ainda sobre a ROER, colegas dessa associação estiveram dando apoio nas radiocomunicações na operação de combate ao incêndio que consomiu uma grande área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO, na região serrana do Rio. Segundo informou Fabio Hoelz, PY1ZV, presidente da ROER e coordenador da equipe de radioamadores no local, sete colegas atuaram voluntariamente na operação.

Com o auxílio de helicóptero, foi montada uma estação base com antenas direcionais no topo do Morro do Açu, a mais de 2.200m de altitude, para cobrir toda a área aonde as equipes de combate ao fogo estão atuando, alimentada por baterias. No local, ficaram a postos dois radioamadores, sendo que um deles pernoitando para manter a segurança dos brigadistas que também estão pernoitando no alto do Morro do Açu.

Foram distribuídos 4 rádios HT para uso das equipes. Para as comunicações entre base e a área de combate ao fogo, foi montado um link VHF/UHF com o auxílio de uma estação montada pelo pessoal da ROER, mais uma repetidora de banda cruzada (crossband) baseada no ICOM IC-2820 no QTH do colega Amarildo PY1AR que tem visada para o morro, de forma que o comando de operações esteja sempre em contato com as equipes. No comando, permanecem mais cinco colegas em esquema de revezamento.

Parabéns à ROER e aos bravos colegas que não medem esforços para SERVIR, como convém a todo bom radioamador! Viva o radioamadorismo!


Treinando a transmissão de CW durante caminhada

Ricardo Benedito - PU2RKA 
Autor do estudo sobre radioamadorismo publicado pela LABRE

Você está ouvindo PR7CP, estação do 
Clube de Radioamadores de Campina Grande 
que transmite o QTC da ECRA.



CONTESTBR.ORG: lançado o portal que agregará o gerenciamento dos concursos brasileiros
Por Ed, PS7DX e Lucio, PP7LP

Acaba de entrar no ar um portal que promete ser uma ferramenta excelente para facilitar a vida dos organizadores dos contestes brasileiros. Trata-se do portal contestbr.org.

A ideia de um dos autores, o Ed - PS7DX, foi de criar um portal para concentrar informações de todos os contestes nacionais e oferecer ferramentas para o recebimento seguro, correto e prático dos logs inclusive com validação das informações específicas para cada concurso, disponibilização dos respectivos certificados para download, lista de logs recebidos, agenda de concursos nacionais entre outras funcionalidades que poderão ser disponibilizadas.

Esta iniciativa também traz algo muito importante: o acesso às ferramentas não depende de acesso aos provedores dos patrocinadores dos concursos como, por exemplo, ao banco de dados. Tudo é feito no Contest BR e os patrocinadores podem configurar seus sites apenas com os links para o portal.

Para auxiliar na parte técnica e de programação ED - PS7DX, convidou o colega Lúcio Penteado – PP7LP, webmaster do site e gestor do bureau de cartões QSL da LABRE Alagoas, que vem criando ferramentas e soluções para o radioamadorismo, como a ferramenta que facilitou e deu nova vida ao diploma WAB da LABRE.

Para inaugurar o portal, o teste de fogo será o concurso CVADX onde o recebimento dos logs terá uma novidade inédita: a confirmação automática de recebimento de logs.  Após enviar seu log, o participante pode consultar imediatamente a página de logs recebidos e conferir se o seu já consta na relação.

É importante citar que o portal disponibilizará as informações e facilidades autorizadas pelo organizador do concurso obedecendo rigorosamente seu regulamento.  Questões que envolvem ações fora das atribuições do Contest BR serão de responsabilidade e decididas pelo patrocinador do concurso.

O compromisso do Portal Contest BR é transparência, seriedade, responsabilidade e eficiência.

Conheça esta novidade do radioamadorismo nacional.  Acesse contestbr.org.



Concurso Farroupilha: vem aí a edição 2020 do mais antigo conteste em atividade do Brasil
Por Alisson, PR7GA

Em Setembro, ocorrerá em todo o Brasil o Concurso Farroupilha de 2020 nas edições HF e VHF. O concurso objetiva homenagear a Revolução Farroupilha. A partir deste ano, a LABRE-RS volta a organizar o concurso e já traz uma novidade, que é a extensão do Concurso Farroupilha VHF para participação de radioamadores de todo o Brasil. Até o ano passado, tinha âmbito apenas estadual. Este ano a organização do mesmo terá a colaboração dos colegas Ed PS7DX e  Lúcio PP7LP.

Segundo o site da LABRE-RS, 

O Concurso Farroupilha foi criado em 20 de setembro de 1955, sendo o concurso nacional mais antigo em plena atividade. Durante este período, muitos colegas viram a transformação do concurso que inicialmente era realizado em fonia através do uso da amplitude modulada. Muito se premiou antigamente incluindo bons prêmios no tempo onde a LABRE-RS tinha uma ótima receita e podia privilegiar seus participantes, mas os tempos são outros… Atualmente o Concurso é operado em SSB e CW nas bandas de HF. A banda de VHF era operada, até o ano passado, somente no estado do Rio Grande do Sul. Este ano resolvemos ampliar o alcance do Concurso Farroupilha de VHF para todo o território nacional nos modos SSB, CW e FM. Para o próximo ano contaremos com a banda de 50MHz (6 metros) na competição. A LABRE-RS desde já agradece a colaboração de todos que tornaram possível a realização do Concurso Farroupilha 2020.

O Concurso Farroupilha HF acontecerá dias 19 e 20 de Setembro. Já a edição VHF acontece no fim de semana seguinte, nos dias 26 e 27 de Setembro. Maiores informações, consulte o regulamento dos respectivos concursos em https://labre-rs.org.br/farroupilha-2020/ e boa sorte!










O QTC da ECRA termina por aqui. Todas estas matérias podem ser lidas em nosso BLOG, no seguinte endereço: qtc.ecra.club. Por este endereço os colegas poderão se inscrever e receber todas as notícias que forem lá publicadas em primeira mão. 

Agora, ouviremos a participação dos colegas que queiram emitir suas opiniões a respeito das matérias deste QTC ou quaisquer outros assuntos. Daremos oportunidade para os colegas via ECHOLINK, ZELLO e finalmente, via rádio.









Agradecemos a todos os ouvintes pela audiência e convidamos a todos para participar via rádio logo após o término desta transmissão, emitindo suas opiniões. Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE a todos! Aqui PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande que deixa a frequência livre. 





Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem