Por Alisson, PR7GA

Nos últimos oito meses, a atividade solar tem aumentado de forma constante, indicando que finalmente estamos no Ciclo Solar 25. O Ciclo Solar 25 está previsto para ser um ciclo bastante fraco, tendo possivelmente a mesma intensidade que o ciclo 24. O máximo solar é esperado em julho de 2025, com um pico de 115 manchas solares, o que significa propagação aberta e facilidade para QSOs.

A rapidez com que a atividade solar aumenta é um indicador de quão forte será o ciclo solar. Embora tenhamos visto um aumento constante na atividade das manchas solares este ano, a velocidade está lenta.

Por outro lado, os cientistas acreditam que o Ciclo Solar 25 não perpetuará a tendência de enfraquecimento da atividade solar observada nos últimos quatro ciclos. Desta forma, não há indicação de que estamos nos aproximando de um mínimo do tipo Maunder em atividade solar, ou um mínimo absoluto.

Ainda que a tendência é de termos um Ciclo Solar 25 não muito ativo, erupções violentas do Sol podem ocorrer a qualquer momento, o que pode causar problemas aqui na Terra, como falhas em satélites, incluindo GPS, e até blecaute na rede elétrica.

A previsão do ciclo solar dá uma ideia aproximada da frequência das tempestades climáticas espaciais de todos os tipos, de blecautes de rádio a tempestades geomagnéticas e tempestades de radiação solar. É usado por muitas indústrias para avaliar o impacto potencial do clima espacial nos próximos anos.

Fonte: https://www.weather.gov/news/201509-solar-cycle


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem