Por Alisson, PR7GA

Radioamadores da região de Puget Sound, em Washington, foram os primeiros a detectar em 08 de setembro último o que poderia ter se tornado uma grande tragédia: um grande incêndio florestal. Eles observaram o fogo por meio de uma das câmeras remotas que integram a rede HamWAN. Após detectarem o fogo, eles avisaram às autoridades que prontamente enviaram uma equipe para tentar manter o fogo sob controle e depois agradeceram aos radioamadores pelo alerta.
 
Imagem que fez soar o alerta entre os radioamadores em 08/09/2020

HamWAN é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve redes de dados de alta velocidade nas faixas de radioamador e mantém uma rede ativa na área onde o incêndio começou. As redes HamWAN têm sido usadas em diversas aplicações como como link para repetidores com baixa latência (incluindo DMR), transmissão de vídeo em tempo real, I-gates para APRS, e até fornecendo acesso à Internet para centros de operações de emergência caso a rede comum venha a falhar.

Os radioamadores que estejam na área de cobertura da rede HamWAN podem se conectar diretamente utilizando equipamento de baixo custo e sem mensalidades ou taxas adicionais. A rede opera na faixa de 5 GHz, utilizando estações espalhadas para ampla cobertura e interconectadas. A equipe técnica da HamWAN está instalando câmeras controladas ​​remotamente nas estações que formam a rede HamWAN, e uma delas foi usada para o alertar sobre o incêndio. 

Fonte: http://www.arrl.org/news/ham-radio-wireless-network-camera-detects-washington-wildfire



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem