Por Alisson, PR7GA

O radioamadorismo está em constante desenvolvimento mundial em todas as bandas e modalidades. Dentre elas temos o Digital Voice que, apesar de funcionar como qualquer outra modalidade no radioamadorismo diferindo apenas na modulação em FSK, por usar recursos de tecnologia digital, permite agregar uma ampla possibilidade de recursos e inovações tecnológicas onde o Brasil não poderia ficar de fora.

Recentemente o Renato PU2UTR, participante da rede de DMR Brandmeister, criou dois recursos vinculados à rede visando beneficiar o radioamadorismo nacional e que merecem destaque.

O primeiro é o DMR Bot Coruja. Disponível dentro do aplicativo Telegram, este “robô coruja” monitora os TGs brasileiros da Rede DMR Brandmeister do Brasil em busca dos indicativos que você deseja seguir e quando um colega aparecer em um TG, você recebe uma notificação no seu smartphone. A ferramenta permite, entre outras funcionalidades:

  • Receber alerta em tempo real quando a pessoa de interesse acessou a rede e em qual TG. (Caso alguém não queira ser seguido, poderá inibir os alertas a terceiros por determinado tempo)
  • Monitorar o seu próprio DMR ID recebendo alerta se houver uso indevido quando poderá acionar os recursos de proteção de ID dessa rede caso necessário.
  • Reencontrar algum amigo das antigas ou aguardar alguém com o rádio ligado ou não.
  • Monitorar indicativo especial ou de eventos.
  • Consultar indicativo na base de dados da EASP ANATEL.
  • Consultar indicativo na base de dados mundial de DMR (radioid.net).
  • Checar status de repetidores em DMR na rede BM.
  • Enviar SMS para um rádio DMR conectado à rede.
  • Enviar mensagens para PAGER DAPNET conectado à rede.
  • Usar para funções de APRS e Geolocalização.

A ferramenta monitora somente os talkgroups brasileiros da Rede Brandmeister, os que iniciam com a numeração 724. Além disso, não são monitoradas conversas privadas, chamadas a aplicações de rede tais como “parrots”, echotest, SMS, etc. Qualquer indicativo do mundo pode ser monitorado, desde que esteja registrado em RADIOID.NET.

A imagem abaixo resume os comandos que o robô aceita.


Para utilizar o robô, basta adicionar @DMRBRbot no Telegram ou acessar https://t.me/DMRBRbot

Agora vamos ao segundo aplicativo: trata-se de um desejo antigo do DVBRAZIL, time de gestão da rede DMR Brandmeister do Brasil em atender a um pedido de uma classe especial de radioamadores, os deficientes visuais.

Trata-se do DMR-TTS (DMR Text to Speech) baseado na WEB e criado também pelo Renato PU2UTR atendendo a um pedido dos Sysops da rede vindo a se encaixar num desejo pessoal dele em também ajudar essa classe especial de radioamadores. 

É comum nos modos digitais acompanharmos a movimentação da rede em painéis da mesma ou de Repetidores, os Dashboards. Também podemos acompanhar pelos displays dos rádios, mas nem todos os radioamadores apresentam possibilidades de acompanhar desse modo, principalmente os que apresentam alguma limitação visual. 

Para suprir essa lacuna foi criado o DMRTTS como página da WEB e de fácil manuseio, anunciando por voz o indicativo de cada um que se fizer presente em determinado grupo de conversação.

Para utilizar, basta acessar o site http://tts.idgeneris.com/

Para mudar um TG basta apenas digitar número seguido de Enter, o aplicativo repete por voz  a cada digitado apertado e confirma a alteração de TG bastando um teclado numérico favorecendo a digitação por quem tiver deficiência visual.

O aplicativo também mostra o TG e os indicativos recebidos em tamanho grande e cores de contraste favorecendo a quem tem perda parcial de visão.

Por fim tem também boa utilidade a todos radioamadores como os exemplos abaixo:

  • Monitorar tráfego num Talk Group (TG) sem a necessidade de ficar olhando Dashboard.
  • Monitorar tráfego de um TG independente do Repetidor estar ocupado com QSO em outro TG.
  • Auxiliar em operação móvel evitando distrações para ler um indicativo.
  • Auxiliar na operação com rádios sem display ou sem base de contatos.


Viva o radioamadorismo!



Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem