Por Alisson, PR7GA

O Radio Club de Chile, associação e representante nacional dos radioamadores chilenos, realizarĂĄ logo mais Ă s 20h UTC (17h horĂĄrio de BrasĂ­lia) um Simulado de Radiocomunicação de EmergĂȘncia aonde serĂŁo testadas as condiçÔes de propagação e demais estratĂ©gias de apoio a um grande evento sĂ­smico - leia-se, um grande terremoto - juntamente com aviso de tsunami que mobilizarĂĄ, alĂ©m dos radioamadores chilenos, colegas radioaficionados estrangeiros.



O Chile, como sabemos, Ă© um paĂ­s aonde eventos envolvendo tremores de terra infelizmente sĂŁo relativamente comuns devido Ă  localização do paĂ­s, precisamente aonde se encontram duas placas tectĂŽnicas e aonde existe grande atividade sĂ­smica. Segundo o site Brasil Escola, "os terremotos surgem a partir da liberação da energia acumulada entre alguns pontos de encontro entre duas placas tectĂŽnicas. Com essa liberação, as placas reacomodam-se na litosfera e propiciam a ocorrĂȘncia dos abalos sĂ­smicos".

Segundo o regulamento de participação no evento, disponĂ­vel em https://www.ce3aa.cl/invitacion-simulacro-nacional-de-comunicaciones-de-emergencia/, tanto radioamadores do Chile quanto estrangeiros sĂŁo convidados a participar. Inclusive, estaçÔes fora do territĂłrio do Chile terĂŁo participação importantĂ­ssima, devido Ă s condiçÔes de propagação, jĂĄ que podem ocorrer situaçÔes de "zona de silĂȘncio" aonde um sinal Ă© captado a grandes distĂąncias mas nĂŁo a curtas distĂąncias, por exemplo.

Ainda segundo o regulamento, a dinĂąmica do simulado seguirĂĄ o seguinte cronograma:

1 - O (s) comando (s) da operação de HF iniciarĂĄ o simulado com a escuta das estaçÔes de baixa potĂȘncia, estrangeiras e nacionais.

2 - Durante o simulado, as estaçÔes estrangeiras devem informar quais åreas do Chile ouvem. Esta é uma parte fundamental para que o envio de mensagens possa ser feito a åreas que o comando da operação possa ter dificuldade para atingir.

3 - As estaçÔes estrangeiras serão obrigadas a qualquer momento a enviar tråfego com mensagens SIMULADAS para outras estaçÔes.

Sabemos que podem ocorrer condiçÔes de propagação que impeçam a escuta de algumas åreas e é aí que a cooperação de emissoras estrangeiras é essencial para o sucesso deste exercício.

Os colegas brasileiros, evidentemente, também estão convidados a participar, pois dadas as dimensÔes de nosso país, estaçÔes distantes podem ser peça fundamental num eventual apoio a um evento de verdade, e aqueles que pretendem auxiliar devem estar preparados para isto. Daí a importùncia de participar de eventos simulados como este.

COMO PARTICIPAR


Para participar do simulado, é necessårio apenas ser um radioamador licenciado, seja chileno ou estrangeiro, e cadastrar sua estação pelo formulårio online disponível no link:


A organização do simulado tambĂ©m criou um aplicativo para Android que os participantes deverĂŁo instalar em seus aparelhos celulares para auxiliar durante o simulado. Para baixar, o link Ă© https://www.dropbox.com/s/v8lq2rlj75gzif1/app-debug-3.apk?dl=0


FREQUÊNCIAS DE OPERAÇÃO


40 metros: 7.050 kHz
80 metros 3.738 kHz
20 metros 14.255 kHz
15 metros 21.315 kHz

ATENÇÃO: De acordo com as condiçÔes do momento, o comando da operação poderĂĄ fazer QSY para outras bandas ou frequĂȘncias.

IMPORTANTE

Um terremoto de grande magnitude infelizmente gera efeitos de todos os tipos e devemos estar preparados.

Acima de tudo, vocĂȘ deve deixar claro que se trata de um simulado e as informaçÔes que serĂŁo enviadas ou solicitadas sĂŁo fictĂ­cias, portanto, vocĂȘ serĂĄ informado constantemente que:

Isto Ă© um simulado!!!!
Isto Ă© um simulado!!!!
Isto Ă© um simulado!!!!


Não queremos gerar pùnico na população!


A partir das 17:00 horas horĂĄrio de BrasĂ­lia ou 20 horas UTC do dia 8 de dezembro, sintonize a frequĂȘncia e fique atento!!

VIVA O RADIOAMADORISMO!


Receba em primeira mĂŁo as notĂ­cias publicadas no QTC da ECRA!

Se vocĂȘ usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se vocĂȘ usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

Deixe seu comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem