Atualizado e editado por Alisson Teles Cavalcanti,PR7GA





Apresentamos aqui algumas dicas de como se comportar corretamente nas repetidoras, garantindo assim uma integração maior e a certeza de conseguir muitos amigos.

1 - Sempre que for solicitar algum colega, chame-o pelo indicativo. Agindo dessa maneira, quem está na escuta não terá dúvidas de que é um radioamador que está querendo usar o repetidor. Entrar na frequência apenas com um “boa noite”, além de antiético, vai provocar sempre a pergunta “boa noite de quem?”, o que é totalmente desnecessário;

2 - Sempre que entrar num bate-papo na repetidora, certifique-se que sabe o indicativo e o nome de cada um dos integrantes, bem como o assunto em pauta. Não existe coisa mais desagradável do que você estar falando com os amigos e alguém entrar interrompendo, fazendo "ping-pong" e não cumprimentando ninguém;

3 - Tenha um vocabulário adequado. Devemos sempre evitar os excessos, seja no linguajar coloquial, pois em excesso fica completamente vulgar, seja no linguajar formal, que em excesso fica completamente pedante. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!


4 – Deixe sempre um espaço de câmbio de 3 segundos ou mais. Esse espaço é importantíssimo ao menos por dois motivos. O primeiro, é para que outros radioamadores possam adentrar na frequência e participar da rodada entre um câmbio e outro. Como radioamadores, temos de dar oportunidade a todos os outros colegas, e esta oportunidade é dada no espaço que esperamos antes de “apertar o PTT”. O segundo motivo, não menos importante, é dar tempo da repetidora que estamos falando e das outras que estiverem linkadas de desarmarem. Todas as repetidoras têm um tempo máximo que podem operar a cada câmbio. Se não dermos espaço entre um câmbio e outro, o sistema de proteção irá atuar, “derrubando” a repetidora e interrompendo a conversa para todos. Se esta repetidora estiver interligada com outras, cada uma só desarmará depois que as anteriores desarmarem, uma após outra. Por isso, sugerimos um espaço de 2 a 3 segundos ANTES de apertar o PTT. 

5 - Seja cortês e educado. Lembre-se que embora a maioria absoluta de radioamadores sejam do sexo masculino, em suas casas sempre haverá crianças e mulheres ouvindo. E ainda que fôssemos todos homens, isso não nos isenta da educação ao falar. Falar no rádio com simpatia é dever de todo radioamador, por isso, quando estiver com o microfone nas mãos, fale como se estivesse conversando com uma criança ou a esposa do seu melhor amigo, com todo o respeito. Agir de outra forma, usando palavrões e sendo rude, além de falta de educação, é falta de ética operacional!

6 - Não ofenda e nem faça comentários pejorativos. Está se tornando comum "certos" radioamadores fazerem comentários maldosos no repetidor. Comentários que ofendem e constrangem não só o radioamador que querem atingir, mas também os outros que estão ouvindo. Portanto não se surpreendam se o repetidor for desligado no meio de um QSO desse tipo.


7 - Evite falar com clandestinos. Se encontrar alguém sem indicativo usando o repetidor, educadamente informe-o de que está cometendo um crime ao utilizar equipamento de rádio sem licença e solicite que pare de transmitir. Pela Lei de Telecomunicações, tal crime acarreta multa de R$10.000,00, além de pena de dois a quatro anos, tanto para quem opera sem licença, quanto para quem concorre para o crime, ou seja, quem conversa com o clandestino. Então, mostre que, ao transmitir, está prejudicando não só a ele mesmo, como todos os radioamadores com quem se comunica, especialmente porque em caso de fiscalização, a Anatel identifica prontamente os radioamadores pelos seus indicativos. Obviamente, também oriente-o a falar com a Labre, a ECRA ou a associação de radioamadores mais próxima para saber como se legalizar. Caso o clandestino insista, saia da frequência, tanto para desestimulá-lo, quanto para proteger-se das consequências legais do crime dele. Lembre-se, a fiscalização da Anatel tem equipamentos para rastrear, inclusive via repetidora.

8 - Quando ouvir alguma portadora ou interferência intencional, evite comentar na freqüência. Faça de conta que não está atrapalhando e continue seu QSO.  E se a interferência realmente estiver causando problemas, diga que precisa desligar e saia da frequência. A pessoa que interfere adora saber o quanto você a odeia, e por isso, quanto mais você reclama, mais ela fica feliz. Se você simplesmente a ignora, logo ela desiste.



9 - Use um canal direto ou simplex sempre que possível. Quando precisar falar com algum colega sobre um assunto muito específico, verifique se não conseguem contato pelo direto, assim o repetidor fica livre para alguém que precise usá-lo e vocês não serão interrompidos quando estiverem conversando.

Aos clandestinos:

1 - Não operem o rádio clandestinamente, a multa por transmitir sem licença é até R$10.000,00 mais a possibilidade de ficar de 2 a 4 anos preso!!!

2 - Não inventem indicativos para operar, pois normalmente não sabem sobre as categorias e de como é feita a divisão das letras. O resultado é que inventam indicativos que não existem, ou que não podem ser utilizados em sua região.

3 - Consultas de indicativos. Lembre-se que quase todo radioamador tem acesso a internet e pode checar se o indicativo é seu mesmo no site Anatel -

4 - Entre pela porta da frente. Entre da maneira correta e faça muitos amigos. Segure a vontade de operar sem licença e faça o exame para radioamador.




Atualizado e editado por: Alisson Teles Cavalcanti, PR7GA

6 Comentários

  1. Bom dia!
    Matéria muito legal , valeu !

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !
    Vc teria apostilas para estudo para preparação prova classe C?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue aqui, direto da Anatel:

      http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?caminhoRel=In%EDcio-Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio-Apresenta%E7%E3o&codigoDocumento=230614

      http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?caminhoRel=In%EDcio-Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio-Apresenta%E7%E3o&codigoDocumento=230615

      Excluir
  3. Parabéns, Alisson, pelo valioso trabalho. O radioamadorismo precisa de iniciativas dessa natureza. Abraço, PP6ABK - Nivaldo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem