Hoje, 1º de Maio de 2020, a ECRA, ou Clube de Radioamadores de Campina Grande (CRCG), completa 57 anos de sua fundação. Ao longo deste mais de meio século de existência, o Clube de Radioamadores de Campina Grande vem atuando nas mais diversas áreas, tendo sempre o radioamadorismo como norte. Para contar um pouco desta história, transcrevemos abaixo um rico material de autoria de nosso colega Edmilson, PR7CPK, publicado anos atrás no blog Retalhos Históricos de Campina Grande.

CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE - SINOPSE DA SUA HISTÓRIA
Por Edmilson Rodrigues do Ó

Campina Grande sempre se destacou na prática de um radioamadorismo atuante e nunca ficou aquém de quaisquer outras  cidades do Brasil. Tanto foi sempre assim que, pouco tempo após a fundação da  Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão – LABRE,  com sede no Rio de Janeiro, fato que teve lugar no dia 2 de fevereiro de 1934, ainda no final da década de 30, João Miguel de Morais, PY7LN liderou um movimento reivindicando daquela entidade instalar uma  representação na Paraíba com o objetivo de melhor atender e dar assistência aos radioamadores aqui sediados. Após as negociações de praxe, foi finalmente instalada aqui a primeira delegacia da LABRE  fora da sua sede social. A bem da verdade, a experiência foi tão positiva que,  a  partir daí nasceram  as diretorias seccionais em todos os Estados da federação. Todavia, com a mudança de domicílio do PY7LN para João Pessoa levando consigo a delegacia da LABRE para a capital, novamente os radioamadores campinenses ficaram sem a sua representação oficial na localidade.

Diante de tal impasse, um pequeno grupo de radioamadores dentre eles o veterano José Morais de Oliveira, PY7MD, liderou um outro movimento para a criação de uma entidade local para representação da classe. Foi assim que, numa histórica reunião realizada no memorável dia 1º de Maio de 1963, foi oficialmente fundado o CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE,  cujos participantes foram integralmente relacionados na Ata de fundação lavrada naquela oportunidade e devidamente transcrita no competente livro o qual faz parte do acervo histórico da entidade. 

A partir de então, tivemos uma sinuosa história repleta de glórias e dificuldades, sacrifícios e persistência; insucessos, jamais. Inicialmente, tivemos como sede provisória uma das dependências do Clube Aquático localizado nas margens do Açude de Bodocongó. Todavia,  com a extinção daquele clube  nos foi cedida uma sala no Teatro Municipal Severino Cabral de onde nos transferimos posteriormente para uma sala localizada no primeiro andar do edifício sede dos Correios e Telégrafos, na praça da Bandeira. Paralelamente, sensível às nossas dificuldades e reconhecendo os méritos da nossa entidade, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, na administração do prefeito Severino Bezerra Cabral nos fez a doação de um terreno localizado na Av. Canal, (vizinho ao atual DETRAN)  no qual deveria ser construída a nossa sede social. Infelizmente, a falta de recursos materiais não nos permitiu a realização de tal feito até que, mais tarde, o interventor Luis Mota Filho  desapropriou o citado terreno pelo qual pagou a quantia de Cr$ 5.000,oo (cinco mil cruzeiros) valor esse que foi depositado numa conta corrente em favor do nosso clube existente no Banco do Comércio de Campina Grande. 

E assim chegamos ao início dos anos 70 quando, o Dr. João de Assis, PY7ASC juntamente com o Mario Sergio, PY7VON, localizaram um imóvel construído sobre um  vasto terreno em área nobre da cidade, e,  juntamente  com Feitosa, PY7LAJ; Mentor, PY7LV; Morais, PY7MD  dentre outros, constituíram um grupo de abnegados associados que reuniram recursos que, adicionados ao valor correspondente à desapropriação supra mencionada tornou então possível a aquisição do citado terreno o qual passou doravante a ser a sede  própria e definitiva da entidade localizada na Av. Getulio Vargas – 1012.

Naquela oportunidade, contamos sempre com a presença, a colaboração material e administrativa  dos seguintes radioamadores; 

Alirio Monteiro da Silva, PY7LAL *
Arthur Monteiro Viana, PY7BSF *
Deocleciano Otavio de Oliveira, PY7AYY *
Edmilson Rodrigues do Ó, PY7CPK
Ezequias Lira Pessoa, PY7BOB
Francisco Chaves, PY7AZU *
Franklin Roosevelt Rodrigues do Ó, PY7WAK
Jackson Farias Braga, PY7BXI
João Baptista Dantas, PY7LAG *
João Pereira de Assis, PY7ASC *
João de Souza Barbosa, PY7LM *
José Alves de Souza Filho, PY7BBR
José da Costa Pimentel, PY7BFN *
José Mangueira de Figueiredo, PY7BBD *
José Mentor da Ponte, PY7LV *
José Morais de Oliveira, PY7MD *
José Queiroz Souto, PY7NJ *
Livio Mariano de Melo, PY7BXN
Marcos Otavio Araújo de Novaes, PY7BXO
Marcos Rodrigues dos Santos, PY7ASB
Mario Sergio de Farias, PY7VON *
Paulo Mendonça de Souza, PY7AZE 
Pedro Fernandes Feitosa, PY7LAJ *
Perseu Dantas, PY7ON *
Severino Cavalcanti Jr. (Bibiu), PY7LBC *
Wellington Maria dos Santos, PY7ATW

Como colaboradores, tivemos:

Absalão Alves de Morais, PY7BSB *
Alcides Ferreira de Araújo, PY7LCF *
Austregésilo Ferreira Tavares, PY7MI
Balbino Alves Barbosa Filho (Didi), PY7MH *
Darcy Moreira Pinto, PY7MF *
Degmar Fernandes da Costa, PY7LB *
Domingos Martins Fleury da Rocha, PY7LO
Fernando de Carvalho Rabello, PY7AYL
Gabmar Cavalcanti de Albuquerque, PY7LBT *
João da Costa Pinto, PY7LE
João Miguel de Morais, PY7LN
José Moisés de Medeiros Neto, PY7BBE 

Niutildes Otacílio Vieira, PY7ML *
Otacílio Flor, PY7BAH *
Raphael Carneiro Arnaud, PY7AZF
Raimundo de Souza Arnaud, PY7MQ *
Ubaldino Gonçalves Souto Maior, PY7LAM

* Falecidos

Em 1975 a Secretaria conseguiu simultânea e respectivamente junto a TELINGRA e ao Departamento Nacional de Telecomunicações – DENTEL a instalação do primeiro telefone e a concessão do primeiro indicativo do Clube com o qual passou doravante a operar como PY7CD.

Diante dos relevantes serviços prestados  à comunidade, o Clube foi Reconhecido de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 33, de 30 de abril de 1965, fato repetido pela Lei Estadual nº 4.485 de 20 de Julho de 1983.

Esta é a síntese da longa estrada por onde passou o CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE,  trazido até nós por esses abnegados veteranos do radio agindo na maioria das vezes no anonimato a essa causa tão nobre, e de forma desinteressada, porém todos conscientes do dever cumprido.

E assim, chegamos ao início dos anos 90 quando o nosso clube partiu para uma nova fase de sua longa existência. Bem, essa é uma nova história que nunca foi contada....!      

Edmilson Rodrigues do Ó, PR7CPK
Campina Grande – Pb., 21 de setembro de 2006

1 Comentários

  1. Sinto-me feliz e tranquilo por ter a consciência do dever cumprido quando, em 1975, como secretário do CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE - CRCG, ter me empenhado e conseguido a instalação do seu primeiro telefone assim como a concessão da sua primeira licença de operação da estação de radioamador uma vez que, naquela longínqua época, ambos os procedimentos eram extremamente difíceis de ser conseguidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem