O QTC da ECRA tem o prazer de republicar o Curso de CW do saudoso Tino, PT7AA, agora numa versão com melhor qualidade de áudio. Gravado pelo próprio, este curso é bem conhecido e estava disponibilizado na página que o conhecido cedablista mantinha, mas os links ficaram indisponíveis (quebrados). Porém, outros colegas hospedaram os arquivos em outros lugares e assim o precioso conteúdo não se perdeu.

Eu decidi, porém, melhorar um pouco a qualidade de áudio dos arquivos, removendo ruídos de fundo, aumentando o volume geral do áudio e assim melhorando a inteligibilidade. São 12 lições compreendendo as letras, algarismos e sinais especiais, mais seis lições extras para aprimoramento na recepção de indicativos em várias velocidades. Os arquivos estão disponíveis para audição abaixo. Para isto, basta clicar no arquivo correspondente a cada lição para ouvi-la ou baixá-la. 

ATUALIZAÇÃO: Algumas recomendações que o colega Neto PT7CG deixou nos comentários e julguei importante deixar aqui dentro do texto:

Alguns comportamentos devem ser adotados para se obter maior sucesso neste curso: 

  • Utilizar fones de ouvido; 
  • Se policiar para escrever as letras e palavras uma ao lado da outra (ele sempre mencionava que tínhamos a mania de escrever uma abaixo da outra);
  • Quando iniciar o treinamento evite interromper o áudio. Caso perca alguma letra não fique tentando raciocinar qual era, simplesmente a esqueça e passe para a próxima;
  • Não fique muito tempo seguidamente fazendo o curso. Chega um momento que seu raciocínio "cansa" e não adianta ficar tentando seguir em frente. Relaxe e retorne só no dia seguinte para a mesma lição.

Espero que este curso seja útil para muitos colegas aprenderem telegrafia. 73


ATUALIZAÇÃO 2: Os 5 maus hábitos do CWPor: W4YES (Glenn), K1DW (Dallas), W2OZB (Phil), W0FN (Tom):
  1. Contar dits e dahs - A melhor maneira de parar de contar dits e dahs é manter a velocidade entre 25 e 30 wpm ou mais. Espaçamento extra deve colocado entre os caracteres para diminuir a velocidade real.
  2. Tabela de pesquisa mental (e outras etapas extras) - Você deve eliminar todo processo mental entre ouvir os caracteres e reconhecê-los. O caractere Morse deve ser equivalente ao som do próprio caractere em sua mente. Você ouve di-di-dah-dit, e F aparece em sua mente. Não há etapas extras!
  3. Perder tempo com caracteres não reconhecidos - Você deve eliminar os caracteres perdidos imediatamente para estar pronto para o próximo caractere. O ato de "Letting go, deixar ir, passar" é uma habilidade que requer prática e exige que você se sinta confortável com a falta de caracteres. Esteja sempre pronto para o próximo caractere - ESQUEÇA RAPIDAMENTE O CARACTERE PERDIDO! NÃO faça uma pausa para pensar nele!
  4. Uso de muletas - lápis, decodificadores, etc. - Essas “ferramentas” destroem seu objetivo de copiar confortavelmente o código. Elas não são aquelas "rodinhas laterais de bicicleta" que ajudam a quem quer aprender. Elas são um obstáculo. Apenas feche os olhos e ouça. Relaxe com os caracteres perdidos - isso não é falha; é normal. Acostume-se a isso!
  5. Não ir para o ar - Você pode pensar: "Quando melhorar minha proficiência em CW, entrarei no ar". O correto é: "Quando eu estiver no ar, melhorarei minha proficiência em CW".


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

4 Comentários

  1. Parabens, gostei. 73's de Rubens PY2PVB.

    ResponderExcluir
  2. Fui aluno presencial deste curso com o grande Tino. (na verdade ele fez essa gravação para o curso q estava ministrando para mim)
    Alguns comportamentos devem ser adotados para se obter maior sucesso neste curso:
    -Utilizar fones de ouvido;
    -Se policiar para escrever as letras e palavras uma ao lado da outra (ele sempre mencionava que tinhamos a mania de escrever uma abaixo da outra)
    -Quando iniciar o treinamento evite interromper o audio. Caso perca alguma letra nao fique tentando raciocinar qual era, simplesmente a esqueça e passe para a proxima
    -Nao fique muito tempo seguidamente fazendo o curso. Chega um momento que seu raciocinio "cansa" e nao adianta ficar tentando seguir em frente. Relaxe e retorne so no dia seguinte para a mesma lição

    Espero que este curso seja util para muitos colegas aprenderem telegrafia.

    73

    ResponderExcluir
  3. Amigo Neto, sou testemunha de seu empenho e dedicação e também da paciência e dedicação que o Tino tinha com seus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela belissimo trabalho de remastrizacao, da obra do tino PT7AA. DE PT7OM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem