Por Alisson, PR7GA

[LINK ATUALIZADO!] Há algum tempo atrás, eu ouvi falar de um antigo filme francês dos anos 1950 que tratava sobre o radioamadorismo. Em português, o filme recebeu o título "Se todos os Homens do Mundo" (original: "Si tous les gars du monde"). Na época, o então presidente Temer citou o filme por ocasião da assinatura da autorização para migração das emissoras AM para FM. 


O enredo: 

Lutece, um barco de pesca, enquanto navegava pelo mar no Norte, viu a sua tripulação de doze marujos ficar doente após comerem presunto estragado, o que os contaminou com botulismo. Com o rádio da embarcação quebrado, o capitão pediu ajuda na faixa dos 20 metros através de um transceptor de radioamador. A chamada é captada por um jovem operador francês. Daí para frente, uma corrente de solidariedade foi criada para enviar vacinas para o barco em perigo em alto mar, enquanto os pescadores iam caindo doentes um após o outro, à exceção de um deles que, por ser muçulmano, não comia carne de porco e escapou. O filme retrata a tensão crescente no barco e as idas e vindas com o objetivo de salvá-los, o que requereu a coordenação de várias pessoas que não se conheciam antes, alguns até moradoras de países inimigos entre si.

O filme é especial sob vários aspectos. Teve a REF, uma espécie de "LABRE francesa", como consultora, inclusive o presidente da entidade na época emprestou sua própria estação para utilizar no filme, bem como corrigiu os diálogos para que retratassem com mais fidelidade um contato real entre radioamadores. Também contou com colaboração de vários radioamadores, inclusive ao menos um dos indicativos utilizados no filme é real e pertenceu a um radioamador que colaborou com a produção, também emprestando equipamentos.

Desde então venho tentando encontrar este filme para assisti-lo, sem sucesso. Porém, há cerca de um mês, encontrei o site do colega espanhol Miguel EC1DJ, no qual ele disponibilizou uma versão restaurada e em alta definição do filme com legendas em espanhol. Prontamente baixei o filme e tive a ideia de traduzi-lo para o português, pois embora sejam muito semelhantes, certas expressões e detalhes se perdem numa leitura "portunhola" de quem não conhece bem o idioma de Cervantes - meu caso!... hi


Fiz contato com Miguel, que de pronto me respondeu e gentilmente me enviou sua tradução, bem como uma cópia "limpa" do filme, sem as legendas. Daí, passei ao trabalho de tradução, que me tomou um fim de semana inteiro entre a tradução das expressões, pesquisa de termos náuticos e outros, consulta aos "universitários", e muito mais. 

Trabalho findo, eis que meu amigo PS7DX me envia uma cópia do áudio do filme dublado em português! Foi uma dublagem feita, imagino eu, nos anos de 1960, a julgar pelas vozes familiares de quem cresceu ouvindo séries como Jeannie é um Gênio, Jornada nas Estrelas, e outras, bem como os desenhos da Hanna-Barbera (eis a justificativa de meus cabelos brancos hi).

Com esta maravilhosa fonte como referência, fui revisar toda a tradução. Correções foram feitas, falas foram substituídas/reduzidas para maior fluência e entendimento do enredo, inclusive observando a correta tradução de termos conhecidos por nós, como o código ". Agora, agora tenho a alegria de compartilhar com todos os amantes do hobby mais legal do mundo e adeptos da mais antiga rede social deste planeta este excelente filme.

O filme estava disponível no Youtube mas este bloqueou o filme. Mas já o disponibilizei noutro site. Veja abaixo:



ATENÇÃO! Tenho recebido alguns avisos que alguns colegas não estão conseguindo reproduzir o vídeo, aparecendo uma mensagem de erro. Aparentemente é um problema com o navegador Chrome. Fiz alguns testes e aparentemente com outros navegadores o problema não ocorre. Caso isto aconteça, tente com o Firefox ou outro navegador. Caso não consiga, como último recurso, tente assistir ou baixar por este link: 

Se gostar, compartilhe. Vale a pena. O link direto para o filme é https://archive.org/details/se-todos-os-homens-do-mundo e neste link é possível fazer o download integral deste filme.

Viva o radioamadorismo!

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

5 Comentários

  1. Parabéns pela materia, o serviço prestado pelo amigo henriquece nosso conhecimento. Tks por tudo ft 73.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular! Parabéns pelo excelente trabalho. Forte 73

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho! Parabéns! O filme retrata a dinâmica operacional do radioamadorismo e caracteriza uma das suas pedras fundamentais a solidariedade sem fronteiras em salva guarda da vida. 73 PY1NK

    ResponderExcluir
  4. Procuro há tempos este filme. E você nos presenteia com ele, nessa versão tão caprichada. Muito obrigado. parabéns pelo trabalho e pelo site.

    ResponderExcluir
  5. continua dando erro mesmo no site do archive.org. no firefox igualmente não roda. estou baixando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem