A partir de 31 de Outubro de 2018, o QTC da ECRA fez algumas transmissões experimentais de imagens no modo SSTV. Durante várias semanas, os corujas ouviram aqueles sons esquisitos, parecendo algo de outro planeta. Porém, vários colegas conseguiram decodificar aqueles sons, transformando-os de volta em imagens. Essas transmissões foram encerradas no final de 2018.


Diante da grande movimentação que foi vista na semana passada em torno das transmissões em SSTV que a ISS fez, decidimos retomar, aqui no QTC, as transmissões de imagens, como forma de incentivar os colegas a tentarem novos modos de transmissão, dentre os vários que temos acesso dentro do radioamadorismo.


O modo SSTV, apesar de parecer novidade, já tem mais de 50 anos de idade. Segundo o Roland, PY4ZBZ, foi criado pelo colega Copthorne McDonald, VY2CM, em 1957. Seu uso foi regulamentado em 1968 nas faixas de radioamador. Aliás, para saber mais detalhes sobre SSTV, acesse o excelente site do Roland, no seguinte endereço:



Para receber as imagens, há basicamente duas formas. A primeira, mais fácil, é utilizando qualquer celular Android. Existe um aplicativo chamado "Robot36" que transforma qualquer aparelho num decodificador de imagens SSTV. Para instalar o aplicativo, que é totalmente gratuito, basta acessar a Play Store e fazer a busca por "Robot36". Ou então, acesse o atalho abaixo:




Após instalar, a sua tela fica assim:


Para que ele decodifique as imagens, basta deixá-lo rodando e posicionar o celular próximo do auto-falante do rádio. Ele irá capturar as imagens que iremos transmitir no QTC e automaticamente irá salvá-las na galeria do seu celular, e assim você poderá compartilhá-las como desejar. 

Uma segunda forma é utilizando um computador. Para windows, temos o programa MMSSTV, criado pelo colega japonês Makoto Mori, JE3HHT. É totalmente gratuito e pode ser baixado no seguinte link: 


A sua tela é assim:


O programa acima também pode ser perfeitamente utilizado por quem utiliza outros sistemas operacionais como o Linux ou mesmo o MacOS, dos computadores da Apple. Basta utilizar um emulador, como o Wine, e ele rodará tranquilamente. Ele também captura automaticamente as imagens decodificadas.

Iremos transmitir em SSTV ao menos uma vez a cada QTC, sempre no modo Robot36, que tem boa resolução e também é bem rápido para transmitir. Existem vários outros modos de transmissão SSTV para diversos tipos de necessidades e utilizações. Uns demoram bastante para transmitir, mas o resultado quase sempre é bem superior. Outros, como o Robot36, são rápidos mas são mais sensíveis a interferências.

Caso queira, envie as imagens recebidas para o whatsapp de PR7GA: (83) 98890-3221. Iremos publicar todas as imagens decodificadas numa galeria, aqui no QTC da ECRA. Também há planos de, futuramente, promover um concurso de recepção de imagens em SSTV, com direito a diploma de participação. Fique ligado!

O QTC da ECRA, como sempre, vai ao ar todas as quartas feiras às 19h, horário de Brasília. Para ouvir e participar, você pode sintonizar uma das repetidoras em 2 metros e 70cm que transmitem o QTC:

Na Paraíba:
✅ 145.330 (Campina Grande)
✅ 147.150 (Serra do Cajá)
✅ 147.390 (Pico do Jabre)
✅ 145.490 (Monteiro)

Em Pernambuco:
✅ 146.890 Aldeia, Camaragibe
✅ 147.300 Igarassu
✅ 147.090 São Caetano 
✅ 145.410 Ipojuca 

✅ 439.850 Serra do Jundiá, Vicência

Outra opção, para quem está mais distante, é sintonizar o QTC em HF, nas bandas de 80 metros e, eventualmente, em 40 metros.

✅ Faixa dos 80 metros: 3.720 KHz 

✅ Faixa dos 40 metros: 7.060 KHz 

Finalmente, em qualquer lugar do planeta, via internet, você pode acompanhar o QTC via Echolink ou acompanhá-lo em áudio e vídeo, via Youtube:


✅ Echolink (PR7GA-L):


Eventualmente, você poderá acompanhar o QTC via rádio em outras frequências, por meio do Echolink.



Até quarta!

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem