ECRA recebe visita técnica de estudantes da UFCG
Por Alisson, PR7GA


No último sábado, dia 09/06, a ECRA recebeu a ilustre visita de 11 alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFCG e do professor Alexandre René Serres, também daquela renomada instituição de ensino. Foi uma visita técnica do Capítulo Estudantil de Antenas e Propagação da UFCG, ligados à IEEE, sigla em inglês para “Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos” com sede nos EUA. O intuito foi conhecer as instalações físicas e eventualmente as possibilidades de parceria com a ECRA. Foram ciceroneados pelo PR7GA, diretor de Relações Públicas de nosso Clube.


Apresentando o Laboratório da ECRA

A visita começou com a apresentação de nosso espaço físico, compreendendo o salão social, nosso laboratório, com destaque para os equipamentos Rohde & Schwarz de medição e geração de sinais, uma breve explanação sobre as antenas e torre que passaram por manutenção, nossa pequena biblioteca e o projeto Caça à Raposa com seus dispositivos de busca montados.


 
Apresentando a estação da ECRA, PR7CP


Por último, nossa estação requereu atenção especial. Foi feita uma explanação sobre a origem, os propósitos e a atuação do radioamadorismo nas mais diversas áreas, além do grande prazer para nós, que são os contatos com colegas ao redor do mundo. Tentativas foram feitas para demonstrar contatos a longa distância, mas infelizmente a propagação não estava favorável e não obtivemos êxito. Em seguida foi demonstrada a atuação do computador no radioamadorismo por meio dos modos digitais, com a recepção de várias estações americanas, europeias e asiáticas e a facilidade com que pode ser feito o contato por este modo. Falamos também sobre as diversas possibilidades para um intercâmbio ou parceria entre Academia e ECRA e as áreas em que um estudante-radioamador pode atuar, como por exemplo, a facilidade de desenvolver projetos de telecomunicações sem a burocracia de requerer e licenciar uma estação para cada frequência desejada, pois o radioamadorismo permite, com uma única licença, atuar em inúmeras bandas de forma legal.

Falando sobre os Modos Digitais 

Finalmente, foram respondidas diversas perguntas dos atentos estudantes sobre a visita, e especialmente foi falado sobre como se tornar radioamador. Encerramos a visita com uma bela foto dos visitantes, e diversas portas abertas para futuras parcerias.

Foto final

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem