A exemplo de eleições passadas, este ano os radioamadores do município baiano de Conceição do Coité, distante 211 Km da capital Salvador, tiveram um uma ajuda especial dos radioamadores durante as eleições. A ARCCO – Associação dos Radioamadores de Conceição do Coité, entidade que congrega os amadores locais, esteve atuando em apoio ao pleito nacional realizado no último domingo, 07 de Outubro. Seu trabalho consistiu em dar suporte aos coordenadores de local de votação e aos mesários, proporcionando comunicação rápida e ágil. A zona eleitoral do município conta com 43.245 eleitores, dos quais cerca da metade está distribuída na zona rural. Por esta razão, a facilidade da comunicação via rádio sempre contribuiu para a rápida solução dos problemas surgidos durante o dia das eleições.

Reunião entre os voluntários e a coordenação

O esquema foi o mesmo de outras eleições. Foi utilizada a frequência da Repetidora de Conceição do Coité, que opera em 146.810 MHz (-600) e a coordenação dos trabalhos foi feita pelo radioamador Ednézio (PY6LNC).



O Juiz da Zona Eleitoral, Gerivaldo Alves Neiva, também radioamador (PY6GA), permaneceu em radioescuta e respondendo diretamente as questões de sua alçada com um rádio portátil (HT). Ele fez questão de dar seu depoimento sobre a atuação dos radioamadores nessas eleições. Disse ele: “A exemplo de outras eleições, posso assegurar que a contribuição dos radioamadores é de fundamental importância para que a Zona Eleitoral de Conceição do Coité seja sempre uma das primeiras a totalizar seus votos e transmitir ao TRE. O fato de também ser radioamador é que me faz confiar no trabalho dos “colegas” radioamadores e prestigiar uma atividade que é vista muito mais como simples hobby, mas que pode prestar relevantes serviços em ocasiões como esta, em calamidades, acidentes e outras situações. QSL?”



Foram 23 radioamadores e 07 estações móveis circulando os locais mais distantes da sede do município e mantendo a coordenação informada sobre o andamento dos trabalhos eleitorais e necessidade de suporte técnico. Mais uma vez, tudo transcorreu com tranquilidade, e esta ação demonstra sem sombra de dúvidas a importância do rádio e do radioamadorismo para o auxílio e suporte dos poderes públicos, ainda mais naquela que é a maior conquista do cidadão – o direito de votar. Parabéns aos radioamadores de Conceição do Coité! Parabéns ao RADIOAMADORISMO!



Informou Gerivaldo Alves Neiva – PY6GA – Juiz da Comarca de Conceição do Coité na Bahia.



Veja abaixo um vídeo com áudio gravado durante as eleições mostrando a movimentação dos colegas de Coité em apoio à Justiça Eleitoral.





Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem