Adaptado por Alisson, PR7GA


Na próxima segunda feira, dia 05 de Novembro, o radioamadorismo brasileiro completa oficialmente 94 anos. Comemoramos nesta data o Dia do Radioamador Brasileiro. É a data oficial, mas o radioamadorismo no nosso país e no resto do mundo começou, ainda na clandestinidade, muito antes disso.



É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do século XIX. Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação a distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse hobby que se tornou conhecido mundialmente.



Em 2 de janeiro de 1909, nasce nos Estados Unidos o Junior Wireless Club, considerado o primeiro radioclube mundial (que depois foi renomeado para Radio Club of America), a aglutinar os interessados na atividade radioamadorística. Com o crescimento de atividades nas frequências de rádio, o senado norte-americano publica em 13 de agosto de 1912 o Radio Act, a primeira lei que regulamenta as comunicações de rádio nos EUA. Nesta lei, além da normatização das comunicações de rádio, também são minimamente regulamentadas as estações experimentais. Concedem-se licenças provisórias para estações engajadas na condução de experimentos para o desenvolvimento da ciência da radiocomunicação. No mesmo ano, Irving Vermilya, 1ZE, torna-se o primeiro radioamador licenciado nos Estados Unidos.



Na mesma época, o radioamadorismo nascia no Brasil: Lívio Moreira, SB3IG (e depois BZ1M) é reconhecido no mesmo ano como o primeiro radioamador brasileiro. No rastro dele, começam a surgir diversos radioamadores pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Pará.



Campina Grande sempre se destacou na prática do radioamadorismo. Pouco tempo após a fundação da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão – LABRE,  com sede no Rio de Janeiro, fato que teve lugar no dia 2 de fevereiro de 1934, ainda no final da década de 30, João Miguel de Morais, PY7LN liderou um movimento reivindicando  daquela entidade instalar uma  representação na Paraíba com o objetivo de melhor atender e dar assistência aos radioamadores aqui sediados. Após as negociações de praxe, foi finalmente instalada aqui a primeira delegacia da LABRE fora da sua sede social. A experiência foi tão positiva que, a  partir daí, nasceram  as diretorias seccionais em todos os Estados da federação.



Após a mudança de PY7LN para João Pessoa e levando consigo a LABRE para a Capital, um pequeno grupo de radioamadores dentre eles o veterano José Morais de Oliveira, PY7MD, liderou um outro movimento para a criação de uma entidade local para representação da classe. Foi assim que, numa histórica reunião realizada no memorável dia 1º de Maio de 1963, foi oficialmente fundado o CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE.



Até 1924, o radioamadorismo no Brasil não era regulamentado pelo Governo, fato que ocorreu em 5 de novembro de 1924, quando foi publicado no Diário Oficial da União o decreto 16657, que aprovou o regulamento dos “serviços de radiotelegraphia e radio telefonia” e somente revogado em 15 de fevereiro de 1991. A data de 5 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia do Radioamador pela LABRE em gratidão ao decreto que regulamentou o radioamadorismo no Brasil.



No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias. Os radioamadores desenvolveram a base da radiocomunicação desde seu início, se não fossem as técnicas desenvolvidas pelos radioamadores a internet, por exemplo, não existiria, ou demoraria muito mais para ser desenvolvida. Outros avanços que ocorreram graças ao radioamadorismo foram na área da radiocomunicação, como a telefonia celular, o radar, o sistema de transmissão de dados via microondas e até mesmo o sistema de fornos de micro-ondas.



Os sistemas de telefonia celular partem do mesmo princípio das estações repetidoras que são utilizadas pelos radioamadores. No serviço de Radioamadorismo, o sistema das repetidoras trabalha em duas frequências diferentes, uma para recepção e outra para a transmissão (a diferença entre as frequência é de 600 kHz para a faixa de 2 metros). As estações que utilizam repetidoras na faixa de radioamador utilizam uma função, transmissão ou recepção, por vez (sistema simplex), ou seja, quando estão falando, silencia a recepção. As repetidoras destinadas à telefonia celular utilizam as duas funções simultaneamente (sistema duplex ou full-duplex), permitindo falar e escutar ao mesmo tempo. Obviamente que hoje as famosas ERBs (Estação Radio Base) de telefonia celular utilizam um sistema muito mais evoluído que o descrito, porém a essência do funcionamento é o mesmo.



Parabéns, radioamadores!



Radioamadores famosos



  • Akio Morita - fundador da Sony - JP1DPJ - Silent Key
  • Amyr Klink - navegador - PY2KAQ
  • Carlos Menem - ex-presidente da Argentina - LU1SM
  • Chet Atkins - guitarrista - WA4CZD - Silent Key
  • Edgar Roquette-Pinto - pai da radiodifusão brasileira - SB1AG - Silent Key
  • Hussein Talal - rei Hussein da Jordânia - JY1 - Silent Key
  • Joe Walsh - guitarrista da banda americana The Eagles - WB6ACU
  • John Huston - ator e diretor de cinema - 6UK - Silent Key
  • Joseph Hooton Taylor Jr. - prêmio Nobel de Física 1993 - K1JT
  • Juan Carlos de Borbon - Rei de Espanha - EA0JC
  • Juscelino Kubitschek - ex-Presidente do Brasil - PY1JKO - Silent Key
  • Marcos Cesar Pontes - astronauta brasileiro - PY0AEB
  • Marlon Brando - actor - FO0GJ - Silent Key
  • Maximiliano Kolbe - santo da Igreja Católica – SP3RN - Silent Key 
  • Noor Hussein - rainha da Jordania – JY2
  • Priscilla Presley - atriz - N6YOS
  • Rachel de Queiroz - escritora e romancista brasileira - PT7ARQ - Silent Key
  • Rajiv Gandhi - ex-primeiro Ministro da Índia - VU2RG - Silent Key
  • Steve Wozniak - fundador da Apple Inc. - WA6BND
  • Walter Cronkite - jornalista - KB2GSD - Silent Key
  • Yuri Gagarin - cosmonauta russo - primeiro homem a viajar pelo espaço - UA1LO - Silent Key


http://cgretalhos.blogspot.com/2013/07/clube-de-radioamadores-de-campina.html#.W9e1L63Orx4



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem