Na semana passada, após anos de planejamento e meses de ansiedade, o satélite Es’Hail 2 foi lançado com sucesso e atualmente encontra-se rumo à sua posição orbital final, processo que durará alguns meses.

Precisamente às 17:46 horário local (18:46 horário de Brasília e 20:46 UTC) do dia 15 de Novembro de 2018, o foguete Falcon 9 decolou levando o primeiro satélite geoestacionário com transponders pra uso dos radioamadores, o Es'Hail 2.

Dia histórico para o radioamadorismo, pois desde que o primeiro satélite nosso foi lançado há mais de 40 anos, sempre operamos satélites em órbitas não geoestacionárias, em que é necessário cálculos de órbita pra prever quando ele passará e antenas móveis pra acompanhar a passagem. Com o Es'Hail 2, bastará apontar uma antena fixa para o satélite para acessá-lo. Porém, a dificuldade para quem estiver no limite de seu alcance, como é o caso do Brasil, será imensa. Na Região Nordeste, área mais favorável para comunicação com o satélite, este estará com uma elevação mínima, cerca de 1 a 2 graus, o que exigirá antenas superdimensionadas e muita paciência para quem tentar operar o Es’Hai2. Ou seja, é mais um desafio para o radioamador!

O QTC da ECRA publicou em outubro uma matéria explicando os detalhes deste grande feito e acompanhará o processo de comissionamento do satélite, que o levará até seu destino final, sobre o Equador a quase 36.000 Km de distância da Terra, aonde ficará pelos próximos 15 anos no mínimo.

Para informações detalhadas sobre potência, tamanho das antenas, linha de visada e outras questões técnicas, acesse esta página.

Para assistir ao histórico lançamento, acesse o vídeo abaixo. O lançamento do satélite se deu aproximadamente aos 47:36 de duração do vídeo.




Parabéns para o radioamadorismo, sempre à frente de seu tempo!!!!!


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem