Desde semana passada, duas novidades têm despertado a curiosidade. Em primeiro lugar, os ouvintes do QTC da ECRA têm recebido sons diferentes em seus receptores. São transmissões em SSTV, abreviatura em inglês para “transmissão de imagens em varredura lenta”, uma tecnologia que não é tão conhecida em nossa região, mas que foi inventada por radioamadores na década de 50 e que até hoje é utilizada, especialmente pela ISS, a Estação Espacial Internacional, como sempre temos divulgado nos QTCs anteriores.



Este modo de transmissão permite enviar imagens em modo analógico utilizando sinais de áudio que podem ser transmitidos utilizando um rádio comum, dos que temos em qualquer estação de radioamador, seja nas bandas baixas (HF), seja em VHF e bandas superiores. E para receber e decodificar as imagens, basta apenas um celular Android com um aplicativo gratuito e também desenvolvido por radioamadores, o “Robot36” que pode ser baixado pela Play Store ou pelo link http://sstv.ecra.club.


O aplicativo Robot36 em ação em um celular Android





A transmissão pioneira foi de uma foto tirada durante a transmissão do QTC, e ao final deste, foi transmitida uma segunda imagem celebrando o feito. Vários colegas conseguiram captar as imagens, inclusive operando móvel, o que demonstra a praticidade e facilidade do modo SSTV.


Imagem transmitida via repetidora no início do QTC e captada pelo colega Ulisses, PU7SDM, de Macaparana, PE





Existem outros modos de transmissão de imagem para uso dos radioamadores que utilizam o sistema digital, possibilitando uma transmissão livre de ruídos e com muito maior resolução, chamado SSDV. Este modo pode ser utilizado para enviar qualquer tipo de arquivo, não só imagens. Por exemplo, arquivos de texto, música, etc. Mas pela sua praticidade, o SSTV analógico ainda tem maior uso entre nós.



O QTC da ECRA, sempre que necessário, estará transmitindo imagens via SSTV para melhor ilustrar suas matérias.



Além desta novidade, também disponibilizamos no nosso blog uma forma de ouvir, em áudio, todas as matérias lá postadas do nosso QTC. Em cada matéria, seja no celular, tablet ou computador, aparece um pequeno menu com um botão “play” e a inscrição “ouça este conteúdo”. Ao clicar ou tocar no botão, todo o texto postado será lido automaticamente. O sistema está disponível para todas as matérias postadas no blog, desde o início, e todas as que serão postadas. Assim, os colegas poderão ouvir as matérias do QTC, por exemplo, enquanto dirigem, ou enquanto realizam algum trabalho, com total comodidade e segurança.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem