A professora de matemática aposentada Jeanne Socrates VE0JS, além de veterana nos números e fórmulas matemáticas, além do radioamadorismo, também é exímia navegadora. Em 8 de julho de 2013, na terceira tentativa de dar a volta em torno da Terra, sozinha, sem escalas e sem qualquer auxílio, Jeanne navegou para o Porto de Vitória quebrando dois recordes mundiais. Ela era a mulher mais velha a completar essa tarefa, bem como a primeira mulher a navegar sozinha, sem escalas, em todo o mundo, sem ajuda, saindo da América do Norte. Desde esta época, ela já fez duas outras tentativas para ser a pessoa mais velha a girar o mundo. Aos 76 anos, Jeanne está atualmente na terceira tentativa para alcançar seu objetivo.

O veleiro S/V Nereida, barco que Jeanne utiliza em sua aventura.

À primeira vista, Jeanne está sozinha a bordo de seu veleiro S/V Nereida. Ledo engano. Ela levou consigo seu rádio HF e antenas, e assim, mesmo sem ter ao seu lado nenhum ser humano, ela não está sozinha, pois tem no rádio a companhia de inúmeros radioamadores ao redor do mundo que conversam com ela nas suas horas vagas, diariamente.

Ela deixou Victoria, no Canadá no início de outubro e segue firmemente em bom ritmo em sua jornada de 8 meses. Em sua última comunicação, ela estava ao sul da Ilha da Páscoa no grid DF42, indo em direção ao sul da América do Sul, para alcançar o oceano atlântico após passar pela Argentina. Em conversas com seus amigos radioamadores, ela conta que se sente muito bem e animada em completar seu objetivo.

Visão do mar revolto enfrentado pela nossa corajosa colega.

Durante o dia, ela tem o auxílio da energia solar gerada por placas fotovoltaicas. Além delas, ela também carrega um pequeno gerador a bordo, mas a maior parte da propulsão vem, claro, das longas velas que seu veleiro Nereida ostenta.

A rotina dela é puxada. Ela faz suas refeições, escreve em seu blog, faz o download de informações meteorológicas críticas e mantém o barco em condições de funcionamento, e ao mesmo tempo também fica de olho nas cracas para que não se proliferem e diminuam sua performance no mar. E ao fim de tudo isso, ela liga seu rádio HF e usa todos os 125 watts para conversar com seus amigos em 20m, 17m e 40m. Ela está equipada com um rádio Icom M801E, acoplador automático e uma antena plano terra.


Este é o trajeto que Jeanne planeja fazer em sua viagem para circular o globo.

Assim, ao contrário do que possa parecer, Jeanne nunca está sozinha, apesar de que, fisicamente, ela não tem nada além do céu acima de sua cabeça e do oceano em volta. Através do rádio, ela tem uma tripulação simpática e prestativa que vem e vai com ela o tempo todo, enquanto ela navega pelo mundo.

Se você quiser se juntar a ela, coloque seu despertador cedo e ligue seu equipamento na frequência de 7.163 KHz entre 3 e 4 horas da manhã, horário de verão ou entre 2 e 3 horas, horário local da Paraíba.     


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



1 Comentários

  1. PW8BR AMARAL RONDÔNIA
    JEANNE SOCRATES!!! COLEGA RADIOAMADORA MAIS CORAJOSA EM TODOS OS TEMPOS MEUS PARABÉNS .
    QUERO MUITO PEGAR UMA CARONA NAS ONDAS DA PROPAGAÇÃO, DESDE JÁ ESTOU A SUA PROCURA P/ CONFIRMAR NOSSO CONTATO. P/ DE DESEJAR FELIZ NATAL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem