Após o lançamento bem-sucedido em 15 de novembro de 2018, o satélite Es'hail-2 iniciou com sucesso a fase chamada de “In Orbit Testing” (IOT) ou “teste em Órbita” e encaminhou o satélite para uma posição orbital temporária enquanto durarem os extensos testes de funcionamento. A fase IOT levará alguns meses, durante os quais os transponders para radioamador permanecerão desativados. Quando esta fase terminar, o satélite será movido para a posição final a 26 graus, quando então haverá um anúncio do início das operações nas bandas de 2,4GHz e 10GHz abertas a todos os radioamadores.

Antes deste anúncio, nenhuma tentativa deve ser feita para usar os transponders, pois qualquer interferência no programa de teste atrasará a liberação e, se for observada interferência excessiva, os proprietários dos satélites poderão não disponibilizar a instalação para uso amador.

Uma novidade interessante para quem não tem as exigentes condições para operar o satélite, como os caríssimos equipamentos para as faixas mencionadas, além de antenas e software, foi que será disponibilizado um sistema de monitoramento 24h por dia para o satélite. Em cooperação com a AMSAT da Alemanha, o Clube Britânico de Televisão Amadora estará operando um WebSDR para o segmento de banda estreita e um visualizador de espectro para o segmento de banda larga (DATV).

A famosíssima estação terrestre de Goonhilly está apoiando o projeto, fornecendo hospedagem para o futuro sistema de monitoramento em suas instalações no Reino Unido.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem