Por Alisson, PR7GA

Após a revelação de que a França propôs expulsar o radioamadorismo de metade da banda dos dois metros, diversos organismos representativos dos radioamadores expressaram sua preocupação e repúdio a esta proposta absurda. A União Internacional de Radioamadorismo (IARU) também expressou oficialmente sua preocupação, a qual transcrevemos abaixo. 

A IARU é uma federação de associações nacionais de radioamadores, representando mais de 150 países e territórios em todo o mundo. Ela é dividida em três regiões, e cada uma engloba uma parte do mundo:

- Região 1: Europa, África, Oriente Médio e Norte da Ásia
- Região 2: Américas
- Região 3: Ásia e Pacífico

"A IARU vê com grande preocupação qualquer proposta de incluir a faixa de 144 MHz no item da agenda aeronáutica e envidará todos os esforços para proteger totalmente os interesses do rádio amador e buscar o apoio dos reguladores nesse sentido.

A faixa 144-146 MHz é alocada globalmente para os serviços amadores e amadores de satélite em uma base primária. É a única banda VHF harmonizada globalmente para o serviço amador e amador por satélite. Como tal, é uma parte importante e amplamente utilizada do espectro amador, com uma vasta base instalada de usuários e sistemas amadores terrestres, marítimos e estações de satélites operacionais, incluindo a Estação Espacial Internacional (ISS).

Essa banda amplamente utilizada agrega um grande número de estações repetidoras, segmentos para comunicações de longa distância terrestre e comunicações EME (Earth-Moon-Earth), uso de satélite e ISS, serviços de dados, bem como comunicações terrestres e troposféricas convencionais. O status primário da banda também permitiu uma série de usos aeronáuticos amadores, incluindo voos tripulados e balões de alta altitude. 

Para dar suporte a tudo isso, existe uma ampla variedade de equipamentos comerciais e experimentais, desde pré-amplificadores de baixíssimo ruído para receptores sensíveis, rádios definidos por software e sistemas de transmissão de alta potência para vencer condições de baixa propagação.

Dada a propagação de / para uma aeronave em altitude, é inteiramente possível que  receptores de satélite amadores e amadores sensíveis sejam afetados por interferências prejudiciais num raio de 1.000 km de uma única aeronave. (...)

É possível que a França procure introduzir em outras Organizações Regionais de Telecomunicações (RTO) a mesma proposta para estudar a faixa de 144-146 MHz para uso aeronáutico. A IARU fornecerá um breve resumo para possibilitar que representações sejam feitas às administrações em países sob essas RTOs para proteção dessa do espectro amador."

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem