Uma excelente notícia para os colegas radioescutas que apreciam ouvir as ondas curtas. O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano voltará a ser transmitido em ondas curtas para o Brasil oficialmente a partir desta quinta feira, 1º de agosto, após um período de vários anos em QRT via rádio. A notícia saiu em diversos sites e foi repercutida no Facebook pelo colega Avelino PU7RAZ, presidente do DX Clube Sem Fronteiras de Caruaru, a quem agradecemos e enviamos um fraterno 73.



O anúncio vem ao encontro da demanda pelas transmissões em Ondas Curtas, que podem ser captadas a distâncias muitíssimos maiores que via ondas médias ou a faixa comercial de FM. Com o desligamento destas transmissões efetivado em 01 de Julho de 2013, a região amazônica, cuja área chega a 5,5 milhões de quilômetros quadrados espalhados por nove países, ficou desamparada, já que em sua maior maior parte, sequer a energia elétrica chegou àquela região remota.

A notícia do desligamento não se restringiu aos brasileiros. Outras regiões também tiveram o sinal interrompido, o que gerou descontentamento. Foi o caso da África, quando os bispos locais redigiram um pedido formal para que a Rádio Vaticano voltasse a transmitir seus programas via rádio.

Assim como na África e Oriente médio, nas comunidades ribeirinhas, o único meio de comunicação é o rádio, especialmente a região das ondas curtas,  e daí vem o interesse por trás da decisão da Rádio Vaticano. Some-se a isso o apelo decorrente da realização do Sínodo da Amazônia, encontro de cúpula da Igreja Católica que acontecerá em Outubro de 2019.

A notícia é excelente, não só para os mais de 25 milhões de pessoas que habitam a região, mas também do restante do Brasil, que poderá novamente ouvir programação em português nas ondas curtas após 6 anos e um mês de silêncio.

Atualmente em fase de testes, o Programa Brasileiro retornará oficialmente nas ondas curtas nesta quinta, 01 de Agosto, às 22h, no horário de Brasília. A frequência da Rádio Vaticano é 7.305KHz, correspondente à faixa de radiodifusão de 41m.

Cartão QSL confirmando a transmissão brasileira do radioescuta paraibano Alex Robert Braz de Oliveira, PR7006SWL. Fonte: https://lex-dx.blogspot.com/2019/07/confirmacao-recebida-radio-vaticano.html

O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano foi criado em 1958. Durante mais de 50 anos, os brasileiros puderam acompanhar via rádio os pontificados dos Papas Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e, agora, após o retorno das transmissões, o Papa Francisco.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem