Por Alisson, PR7GA

No último fim de semana, aconteceu a primeira etapa do Concurso Verde-Amarelo, o mais tradicional concurso radioamadorístico do Brasil, na modalidade TELEGRAFIA. Como foi divulgado amplamente aqui no QTC, a ECRA esteve presente com sua estação oficial PR7CP, operada por Alisson PR7GA. A transmissão foi iniciada às 18h em ponto do domingo, prosseguindo até depois das 22h.

No domingo, a operação continuou durante todo o dia até o seu término, às 18h. Foram feitos 100 contatos em telegrafia com colegas de 20 estados brasileiros, além de estações dos Estados Unidos, Espanha, Argentina, Hungria, Polônia e Ucrânia, sendo 9 contatos em 80m, 45 em 40m, 38 em 20m,  7 em 15m e 1 em 10m. Experimentamos uma propagação muito ruim, mas, mesmo assim, a diversão foi muito boa para quem participou.

Dentre os vários contatos feitos durante o concurso, um chamou bastante a atenção. Próximo ao final do prazo, enquanto estava varrendo a banda de 20 metros aproveitando o restinho de propagação, ouvi um "exchange" que não tinha ouvido durante todo o concurso. Era um indicativo dos Estados Unidos, e estava passando "TEEN", sinal que era um radioamador com menos de 17 anos de idade, pelas regras do concurso.

Fiz o contato, e após pesquisar o indicativo, descobri tratar-se de um jovem estadunidense de apenas 14 anos chamado John Dikstra. Ele mora numa fazenda no estado da Virgínia junto com seus pais. Em sua página no QRZ.com, ele se define como apaixonado pelo radioamadorismo. , e tem uma estação de dar inveja a nós, veteranos:



Trata-se de nada menos que um rádio ICOM IC-7300 para HF (ele opera tanto em fonia SSB quanto telegrafia), e um Yaesu FTM-3200D para operar em 2 metros analógico e digital. Este é o John:




Assim foi o CVA CW na ECRA. No próximo fim de semana, teremos o concurso na modalidade FONIA, e mais uma vez, a ECRA estará de portas abertas para receber os colegas que queiram visitar e também operar a estação PR7CP. Basta entrar em contato com PR7GA: (83) 98890-3221. Não custa nada, nem requer experiência. Só a vontade de participar do maior concurso radioamadorístico brasileiro!

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem